3 gêneros literários que você precisa conhecer para o vestibular

estudante vendo gêneros literários

Não é de hoje que a Literatura desempenha um papel fundamental na nossa sociedade. Mais do que um símbolo cultural que existe desde a Antiguidade, trata-se de uma importante ferramenta de comunicação e interação entre os povos, permitindo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e visões de mundo.

Para compreender melhor a diversidade dessa expressão artística, podemos dividir os textos literários em dois grupos principais: textos em verso e em prosa. A partir daí, classificamos a produção em gêneros literários, tais como os conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.

Neste post, você vai entender o que são gêneros literários, quais são os principais e como são cobrados no vestibular. Confira!

O que são gêneros literários?

Se você já esteve em uma biblioteca, provavelmente teve a oportunidade de notar a diversidade da produção literária que existe nos dias atuais. Como acontece com toda forma de expressão artística, o modo de produzir e os estilos das obras foram se modificando ao longo dos séculos, mas a preocupação em estudá-las e classificá-las não é algo recente. Para sermos mais exatos, remonta desde a Grécia Antiga.

O primeiro a dividir a produção literária em gêneros foi Aristóteles. Em sua Arte Poética, tratado produzido entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., o filósofo propôs classificar as obras de acordo com sua forma e conteúdo, definindo os três principais gêneros literários que conhecemos hoje: Épico ou Narrativo, Lírico e Dramático.

Além de auxiliar a organização da produção literária nas bibliotecas, permitindo encontrar aquilo que procuramos com muito mais facilidade — já imaginou como seria difícil achar um livro específico se eles não estivessem divididos em gêneros e temas, por exemplo? —, essa classificação permitiu que teóricos do mundo inteiro direcionassem o foco de suas pesquisas, contribuindo para a evolução dos estudos de teoria da Literatura e dando origem aos diversos subgêneros que conhecemos hoje.

A seguir, você vai conferir as características de cada gênero literário e as principais diferenças entre eles.

Quais são os principais gêneros?

Já vimos que a Literatura é uma importante ferramenta cultural da nossa sociedade. Por meio da palavra escrita, seguimos sendo capazes não apenas de expressar sentimentos, emoções e pontos de vista, mas também de compartilhá-los com o mundo.

Para explicar melhor as suas características, listamos aqui as classificações propostas por Aristóteles, utilizadas até hoje — e que são, inclusive, os gêneros literários que estão no Trilha do Enem. Além disso, trouxemos os principais subgêneros que surgiram ao longo dos séculos.

Veja abaixo quais são eles.

Lírico

Um dos mais antigos da história da humanidade, o gênero Lírico surgiu do desejo humano de expressar sua individualidade. Não é à toa que os sonetos, formato mais conhecido do gênero, são narrados na primeira pessoa do discurso, caracterizando a figura do eu lírico.

Marcados pela subjetividade, os poemas são embalados pelo ritmo e melodia dos versos, o que os torna bastante musicais. A palavra “lírico”, inclusive, vem do latim lyrĭcus e significa “lira”, instrumento muito utilizado na Grécia Antiga para dar melodia à poesia cantada.

Épico ou Narrativo

Aristóteles classificou como Épico o gênero cujas obras contam histórias lineares, geralmente em prosa, e cujos personagens atuam em um momento específico do espaço-tempo. Anos mais tarde, quando foi definido o conceito de narrador (figura que se tornou constante nas tramas épicas), esse gênero passou a ser chamado também de Narrativo.

Tal reconhecimento acompanhava não só as revoluções sociais e políticas da época, mas também as mudanças e variações linguísticas. Dessa forma, os autores podiam fugir do formato poema para explorar a trama narrada. Foi assim que surgiram os famosos subgêneros que conhecemos hoje, como o romance, o conto, a crônica e a novela.

Se analisarmos sob o ponto de vista da estrutura do texto, a principal característica do gênero Épico ou Narrativo é o desenvolvimento de uma história que conta com início, clímax e desfecho.

Tour pela prova do Enem

Os subgêneros mais cobrados no Enem e na maioria dos vestibulares são o romance e a crônica, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Romance

Originadas dos contos épicos, as produções literárias que se enquadram aqui têm sua estrutura marcada por enredos integrais, personagens bem-definidos e descrições detalhadas de cenário — lembra do que dissemos ali em cima sobre as histórias terem início, clímax e desfecho?

No enredo, os personagens costumam agir em conjunto, atuando de forma bem distribuída ao longo da trama. Entre as características mais marcantes desse subgênero está a sua proximidade com a realidade.

Crônica

Marcada pela informalidade, o subgênero crônica reúne textos curtos e bem-humorados. Muitas vezes produzidos para meios de comunicação como jornais e revistas, costuma tratar de fatos cotidianos com ironia. A crônica está, então, na divisa entre a Literatura e o jornalismo, já que também pode ser utilizada para informar ou criticar assuntos atuais.

Machado de Assis, um dos autores que mais caem no Enem e nos vestibulares, foi um renomado cronista que contribuiu para jornais como O Globo, O Cruzeiro, A Noite e muitos outros.

Dramático

Segundo Aristóteles, os textos do gênero Dramático são pensados com foco na representação, ou seja, na encenação teatral. Sem a presença obrigatória de um narrador, a voz narrativa é dada aos personagens — ou atores —, que contam a história por meio de monólogos ou diálogos.

Fazem parte do gênero Dramático os seguintes subgêneros.

Tragédia

Gênero teatral mais antigo da história da humanidade, a Tragédia apresenta histórias dramáticas, geralmente desencadeada pelas escolhas de personagens nobres e heroicos, como deuses e seres mitológicos.

Seu objetivo é utilizar eventos trágicos para despertar piedade e horror no público. Entre suas características mais marcantes estão a constante tensão e o desfecho infeliz.

Comédia

Sucessora da Tragédia, trata-se de um gênero teatral marcado pela crítica e pela sátira. De caráter burlesco e bem-humorado, brinca com as noções de moral e bons costumes, ironizando figuras nobres, instituições políticas e a sociedade como um todo.

Diferentemente das tragédias, que giram em torno de nobres e heróis, as comédias trazem personagens comuns. O objetivo é despertar a dúvida e fazer o público refletir, por meio do riso e da identificação, sobre os mais diversos aspectos sociais.

Como os gêneros literários são cobrados no vestibular?

Consumir Literatura pode ser uma atividade bastante prazerosa. Além de nos emocionar e nos fazer refletir, o hábito de ler incita o pensamento crítico, melhora a capacidade de interpretação e aumenta a concentração.

Se o seu foco agora está no vestibular, o primeiro passo é se planejar. Já mostramos aqui no blog como elaborar um plano de estudos para o Enem, então aproveite as dicas para fazer o seu agora mesmo!

Os gêneros literários podem aparecer em questões de múltipla escolha do caderno de Linguagem, Códigos e Tecnologias, apresentando trechos de autores consagrados e pedindo que o candidato identifique o gênero a que pertencem. Se você tem receio de que o assunto possa ser cobrado na redação, pode ficar tranquilo, pois o molde do Enem é um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, você não precisará escrever um drama, uma narração nem um poema lírico.

Ao estudar o tema, comece descobrindo quais livros serão cobrados nas provas das instituições em que você se candidatou. Depois, pesquise um pouco sobre os autores e suas obras, exercitando categorizá-las nos gêneros literários que listamos aqui. Isso ajudará você a compreender melhor o contexto de cada livro, ampliando seus conhecimentos para interpretar o texto e escrever uma boa redação.

Agora que você já repassou os principais gêneros literários dos vestibulares, que tal aproveitar para entender qual a importância da leitura para a formação no ensino superior?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados