Você já pensou em cursar Engenharia da Computação? O mercado oferece oportunidades e remunerações excelentes, mas você precisa saber se é a faculdade certa para o seu perfil.
Gostar do que faz será importante para continuar os estudos e manter um crescimento contínuo na profissão. Há diversas opções na área da tecnologia, e você pode escolher aquela que curtir mais.
Neste post, apresentamos o curso de Engenharia da Computação da Pitágoras, que é uma formação com tudo para ajudar você a conquistar o primeiro emprego e destacar-se no mercado de trabalho. Continue lendo e tenha um guia completo sobre esse curso!
- 1 Como é o curso de Engenharia da Computação?
- 2 Qual é o perfil do estudante de Engenharia da Computação?
- 3 Quanto tempo leva se formar em Engenharia da Computação na Pitágoras?
- 4 Quais são as formas de ingresso em Engenharia da Computação? É possível conseguir descontos?
- 5 Como é o mercado de trabalho para Engenharia da Computação hoje?
Como é o curso de Engenharia da Computação?
O curso de Engenharia da Computação da Pitágoras é um Bacharelado presencial com 5 anos de duração prevista, que forma profissionais de nível superior para atuar no projeto, criação, desenvolvimento e suporte de hardwares e softwares.
Enquanto a Ciência da Computação está mais ligada à programação e ao desenvolvimento de software, o engenheiro da computação atua com a parte física da tecnologia. É ele quem projeta os equipamentos, as máquinas, os periféricos e os componentes internos dos hardwares.
Na faculdade, você também vai estudar sobre software, aplicativos e programação, mas são matérias que outros cursos na área da tecnologia também oferecem. Toda a parte de conhecimentos de Engenharia é o diferencial da formação em comparação com as demais.
Qual é o perfil do estudante de Engenharia da Computação?
O curso de Engenharia da Computação provavelmente é o que mais recorre aos conhecimentos de Exatas. Física, Química e Cálculo são temas bastante aprofundados, devido às necessidades do engenheiro.
Além de gostar desse tipo de matéria, é uma formação mais generalista nos assuntos ligados aos softwares. Isto é, você não verá tudo sobre uma única área, mas as bases de várias delas.
É comum, por exemplo, que o engenheiro da computação exerça funções de gestão e coordenação, devido a esse conhecimento mais abrangente.
Agora, o mais importante é a identificação com essa parte de Engenharia. Os cursos na área de tecnologia compartilham pontos em comum. Porém, cada um tem seu diferencial.
Existem cursos na área de tecnologia para todos os gostos. Os Bacharelados são mais abrangentes e generalistas, enquanto os Tecnólogos mais curtos e especializados.
Se você se identifica mais com fazer exercer uma única profissão e ser um especialista nela, vale a pena conhecer também as formações da Academia Tech da Pitágoras. Já a Engenharia da Computação é mais abrangente.
Quanto tempo leva se formar em Engenharia da Computação na Pitágoras?
A duração do curso de Engenharia da Computação da Pitágoras é de 10 semestres. Junto com a Ciência da Computação, é a formação de tecnologia que aborda o maior número de assuntos.
Nesses 5 anos, você terá acesso a uma infraestrutura de ponta com laboratórios para executar os projetos de Engenharia e Informática. Além disso, o corpo docente é bastante qualificado, com pós-graduados de diferentes títulos, como especialização, mestrado e doutorado.
Grade curricular
Entre as matérias, a faculdade de Engenharia da Computação traz a base comum aos engenheiros, por exemplo:
- Cálculo Diferencial e Integral (I, II e III);
- Circuitos Elétricos;
- Desenho Técnico Projetivo;
- Eletrônica Analógica;
- Fenômenos de Transporte;
- Física Geral e Experimental (Energia e Mecânica);
- Química dos Materiais.
Em conjunto, são estudadas diversas disciplinas da área da tecnologia, como:
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Engenharia de Software;
- Fundamentos da Inteligência Artificial;
- Linguagem Orientada a Objetos;
- Modelagem de Dados;
- Programação em Banco de Dados;
- Redes de Computadores;
- Segurança da Informação e de Redes;
- Sistemas Digitais e Microprocessadores;
- Sistemas Operacionais.
Na parte final do curso, os alunos realizam o estágio em Engenharia da Computação. Nele, os futuros engenheiros atuam em um ambiente de trabalho real, dentro ou fora da faculdade, sob a supervisão de um profissional experiente.
Também é possível buscar o estágio facultativo. Esse conta como atividades complementares e podem ser a porta de entrada para uma contratação efetiva.
No caso dos alunos da Pitágoras, o acesso a essas oportunidades é facilitado pelo Canal Conecta. Lá as empresas parceiras da instituição de ensino realizam processos seletivos destinados aos alunos, e você já terá acesso à plataforma logo após a matrícula.
Quais são as formas de ingresso em Engenharia da Computação? É possível conseguir descontos?
Uma das vantagens de escolher a Pitágoras é a flexibilidade de formas de ingresso:
- vestibular tradicional;
- vestibular online;
- nota do Enem;
- transferência Externa;
- segunda graduação.
Você também pode tentar as opções de bolsas e descontos. Algumas delas estão disponíveis para todos os alunos, enquanto outras exigem o preenchimento de critérios específicos. Por isso, o ideal é você checar se no seu caso é possível conquistar um benefício.
Como é o mercado de trabalho para Engenharia da Computação hoje?
A Engenharia da Computação permite que você atue em inúmeras profissões do futuro. Você já pensou em inventar novas tecnologias? Programar softwares e aplicativos? Gerir um escritório de projetos? Dar consultoria? Bem, tudo isso será possível com o seu diploma.
Aliás, o ensino superior oferece os melhores salários. E mesmo entre as faculdades, a Engenharia da Computação se destaca pelas excelentes remunerações.
As médias salariais do engenheiro da computação estão em R$ 6.526,00*. Além disso, você pode exercer o empreendedorismo, criando o próprio escritório de projetos ou desenvolvendo produtos de tecnologia.
Com o avanço do home office, ficou mais fácil trabalhar para empresas no exterior. Nesse caso, dá para aproveitar a cotação elevada do Dólar e do Euro. Ou ainda, você pode buscar uma oportunidade para residir em outro país.
Certificação com parceiros
Um diferencial da Pitágoras é a disponibilidade de cursos para certificação com parceiros, junto a grandes empresas de tecnologia. Assim, como muitas dessas organizações atuam globalmente, fica mais fácil se destacar no Brasil e buscar uma oportunidade lá fora.
Aula Destaque
Os alunos também têm acesso à Aula Destaque. Esses encontros acontecem com profissionais de referência na área de tecnologia, que vão antecipar tendências e fornecer excelentes orientações sobre o mercado de trabalho.
Reconhecimento do curso
Outra vantagem é obter um diploma de boa avaliação junto ao mercado e aos órgãos especializados em educação. As notas da Pitágoras no MEC, por exemplo, são consideradas boas e ótimas.
Estude na Pitágoras!
A Engenharia da Computação é uma excelente opção, e a Pitágoras entregará as ferramentas para você se destacar nesse mercado. Logo, é uma formação segura para quem deseja começar uma carreira na tecnologia.
Então, que tal se tornar um engenheiro da computação? Faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular online da Pitágoras e garanta essa oportunidade de crescimento!
*Sujeito a alterações