Veja qual é a nota do MEC da faculdade Pitágoras

pitágoras nota mec

O Ministério da Educação, mais conhecido pela sua sigla MEC, é o órgão governamental responsável por acompanhar o desempenho da educação brasileira. Desde os anos iniciais, na escola básica, até os níveis mais altos de estudos, nas faculdades, o MEC busca investir na melhoria do ensino, incentivando a busca dos brasileiros por qualificações.

Na Pitágoras, a nota MEC é uma das maneiras de o estudante entender o quanto nossas faculdades estão preocupadas em oferecer, além de ensino de qualidade, uma infraestrutura física e online adequada, garantindo uma formação completa. 

Existem alguns pontos cruciais para que um curso superior funcione nas faculdades brasileiras, e a avaliação do MEC é a maneira de você saber se esses requisitos estão sendo cumpridos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue com a gente e descubra a importância de conhecer a nota dos cursos e da faculdade Pitágoras no MEC!

Qual é a nota geral do MEC da faculdade Pitágoras?

O principal indicador do órgão é o Conceito Institucional (CI), que abrange critérios básicos para o bom desempenho de uma instituição de ensino superior no país. A nota geral do MEC, ou seja, o CI é uma maneira de identificar a qualidade da faculdade. 

Como essa nota é calculada? A avaliação acontece a cada 3 anos, e os graus de exigência são os mesmos para os cursos presenciais e a distância. No CI, os especialistas do MEC entram em contato diretamente com a faculdade, examinando, entre outros fatores:

  • as instalações físicas;
  • as políticas de ensino;
  • as políticas de gestão e de pessoal;
  • o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A nota pode variar entre 1 e 5, sendo que a nota da Pitágoras no MEC é 4*. A avaliação impacta muito na reputação positiva que a instituição tem, o que resulta em muitos estudantes optarem por seus cursos. Também já adiantamos que essa é uma das formas de você saber se a faculdade Pitágoras é boa!

Para que a instituição seja considerada apta a funcionar, ela precisa receber uma nota acima de 3. Para ter acesso a essa informação, o site e-MEC disponibiliza todas as avaliações de faculdades credenciadas, o que também é um critério essencial na hora de verificar as procedências da faculdade.

Quais são os pontos considerados pela nota do MEC?

Você já deve ter percebido alguns dos critérios para a avaliação do MEC, mas quais seriam os fatores considerados e a relevância de cada um deles? Primeiramente, é importante entendermos que o setor que define essas normas é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que dá diretrizes para os processos de avaliação.

Em resumo, são três eixos para serem avaliados:

  • Conceito Institucional (CI) — essa avaliação acontece por meio de visitas, em média a cada 3 anos. Porém, com o grande número de faculdades, esse prazo pode ser maior ou faz-se o CPC, que é o Conceito Preliminar de Cursos, em que o MEC atribui uma nota preliminar por não conseguir visitar a instituição;
  • Índice Geral do Curso (IGC) — cada curso é avaliado (a partir da nota do Enade) e uma média ponderada (CPC mais a nota geral do Enade) é calculada e sintetizada em um único indicador, que inclui graduação e pós-graduação;
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) — provas são aplicadas nos primeiros e últimos anos de faculdade para cursos específicos, avaliando o desempenho dos alunos com questões objetivas e discursivas.

Quais são os cursos da Pitágoras com maior nota do MEC?

Na Pitágoras, você vai encontrar uma gama de possibilidades em todas as áreas acadêmicas. Quem quer trabalhar com saúde tem um espaço considerável em nossas faculdades, em cursos conceituados de Biomedicina e Nutrição, por exemplo. 

Além disso, é possível encontrar desde os cursos puramente de Ciências Exatas, como Matemática, até aqueles que trazem o social e o humano como foco de seus aprendizados, geralmente, vinculados às Ciências Humanas.

Teste Vocacional Rápido

Outra forma de avaliação do MEC é o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), em que são considerados requisitos estabelecidos para os cursos. Quer conhecer a nota dos melhores cursos da Pitágoras no MEC? Nesse caso, fique atento que a sigla no e-MEC é CC, ou seja, Conceito de Curso. Veja abaixo:

  • Engenharia Civil na Pitágoras, no Polo Anhanguera de Três Lagoas** tem nota CC 4* (2018);
  • Administração na Faculdade Pitágoras de Campina Grande*** tem nota CC 4* (2016);
  • Engenharia de Produção na Faculdade Pitágoras de Jacobina**** tem nota CC 4* (2018);

Quais são as unidades da Pitágoras com maior nota do MEC?

Lembrando que o IC é a avaliação da Instituição como um todo, na Pitágoras temos muitos polos com notas entre 4 e 5. Entre as nossas unidades mais bem avaliadas pelo MEC, destacamos:

  • Faculdade de Engenharias Pitágoras Santarém (código 23101) tem o CI 5* (2019);
  • Faculdade de Engenharia Pitágoras de Sobral (código 23102) tem nota CI 4* (2019);
  • Faculdade de Engenharia Pitágoras de Juazeiro do Norte (código 23100) tem CI 4* (2019);
  • Faculdade Pitágoras de Tecnologia de Belo Horizonte (PIT- FATEC – código 4251) tem nota CI 4* (2020);
  • Centro Universitário Pitágoras de Fortaleza (código 4037) tem nota CI 4* (2018);
  • Faculdade Pitágoras de Londrina (código 1632) tem nota CI 4* (2018);
  • Faculdade Pitágoras de Tianguá-CE (código 21907) tem nota CI 4* (2018).

Como destacamos, a visita do MEC acontece a cada 3 anos, quando a nota CI é atribuída à faculdade. Por isso, na Pitágoras estão sempre trabalhando para que essas notas aumentem. Entre os diferenciais da instituição, tem a Aula Destaque, em que estudantes de várias áreas têm acesso a palestras de gestores reconhecidos no mercado de trabalho.

Para quem pretende fazer o vestibular Pitágoras 2021 o mais importante é considerar o CI, que é uma avaliação geral, que inclui infraestrutura, corpo docente, gestão, pesquisa e extensão, responsabilidade social da faculdade, desempenho dos discentes, entre outros fatores.

Qual é a importância da nota do MEC para o aluno da faculdade?

Na prática, a nota do MEC é um ponto de referência para o aluno em relação a diversos aspectos qualificadores da faculdade pretendida para cursar uma graduação. A partir da avaliação da Pitágoras no MEC, você entende como os diferenciais são importantes para manter a instituição com uma boa nota.

Para entrar na Pitágoras, você encontra diferentes formas de ingresso, como os vestibulares Pitágoras tradicionais e a opção do vestibular online. Além disso, a nota do Enem pode ser utilizada, substituindo o vestibular.

Estude na Pitágoras!

Depois de saber a nota MEC da Pitágoras, que no índice geral é 4, você não tem mais dúvidas de que a instituição busca atender todos os critérios para proporcionar aos seus alunos uma formação superior completa e de qualidade, que os prepara para o mercado de trabalho.

O que você está esperando para dar o primeiro passo para conquistar o seu objetivo? Inscreva-se no vestibular online da Pitágoras!

*Sujeito a alterações

** Código IES 22178 e Código curso 1428396

*** Código IES 19272 e Código curso 1286575

**** Código IES 19283 e Código curso 1365494

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.