Vestibular de Engenharia Civil: conheça as possibilidades

estudante de engenharia civil

Para exercer as atividades como engenheiro civil, a primeira etapa consiste em prestar o vestibular de Engenharia Civil. Para isso, nada melhor do que conhecer as formas de ingresso oferecidas pela faculdade que deseja estudar, pois isso facilita a sua entrada no ensino superior.

Se quer ficar por dentro das principais formas de ingresso para o vestibular de Engenharia Civil, continue a leitura!

Formas de ingresso para o vestibular de Engenharia Civil do Vestibulares

A chance de realizar o sonho de ingressar no curso de Engenharia Civil aumenta bastante quando você conhece todas as formas de ingresso disponíveis. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, ao encontrar as inscrições abertas para o vestibular de Engenharia Civil, você se depara com as seguintes opções:

  • vestibular tradicional;
  • vestibular online;
  • ingresso por nota do Enem;
  • transferência externa;
  • segunda graduação.

Gostou? Então, agora chegou a hora de entender como funciona cada uma das formas de ingresso!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é caracterizado como uma forma de ingresso bastante tradicional. Ele consiste em uma prova que testa os seus conhecimentos em conteúdos que foram estudados no ensino médio, além de uma redação.

O teste é feito de maneira presencial e você deve comparecer ao polo de ensino que deseja estudar. Depois de pagar a taxa do vestibular, os candidatos recebem a informação do horário e do dia que devem realizar a prova.

O teste conta com 40 questões de múltipla escolha. Para acompanhar o andamento da sua inscrição, você terá acesso à área do candidato, e o login é realizado por meio do número do CPF. O acesso é liberado para o candidato do vestibular tradicional ou outra forma de ingresso.

Vestibular online

O vestibular online é uma forma de ingresso 100% online, desde a inscrição no vestibular de Engenharia Civil até a realização da prova. Tudo acontece pela internet na área do candidato, onde você será direcionado após finalizar a inscrição.

O teste consiste no mesmo molde do formato presencial. Contudo, a diferença é que você tem uma hora para concluir. Por ser online, lembre-se de verificar a sua conexão com a internet com antecedência e o funcionamento do dispositivo para evitar possíveis transtornos durante a prova.

Nesse caso, o candidato tem 5 chances para realizar a prova e, ao finalizá-la, deve-se aguardar a correção. Não é permitido trocar de abas, nem copiar e colar. Ao terminar a prova, você deve conferir a divulgação do resultado na área do candidato.

Ingresso por nota do Enem

Se você já fez alguma edição do Enem desde 2010, saiba que pode utilizar a nota do exame no ato da inscrição do vestibular. Ao optar por essa forma de ingresso de Engenharia Civil, ainda é possível concorrer a uma bolsa de até 100% e estudar de graça.

Não se esqueça de que o desconto é proporcional à sua nota, ou seja, quanto maior for a pontuação, maior será o benefício. Assim, o estudante consegue ingressar em uma faculdade de excelência sem precisar fazer uma nova prova, desde que selecione a nota do Enem como forma de ingresso.

Transferência externa

Se você já cursa Engenharia Civil mas quer fazer parte de uma das instituições parceiras do Vestibulares, saiba que com a transferência externa isso é possível! Nesse caso, é importante acessar a área da solicitação e escolher o campus em que deseja estudar, preenchendo a solicitação de transferência.

Depois, é só enviar toda a documentação solicitada pela instituição de ensino, como:

Tour pela prova do Enem
  • histórico escolar;
  • conteúdo programático das matérias cursadas;
  • atestado de vínculo com a faculdade de origem.

Depois de aprovado, o candidato recebe um e-mail confirmando a matrícula e informando os dados de acesso. Uma boa notícia é que essa forma de ingresso de Engenharia Civil também oferece descontos nas mensalidades.

A transferência externa também é uma alternativa válida para o aluno que trancou o curso em outra faculdade em um tempo de até 6 meses.

Segunda graduação

Você já é graduado mas deseja fazer um outro curso superior? Quer mudar de carreira ou cursar uma Licenciatura? Então, temos uma excelente notícia: é possível estudar em uma das faculdades parceiras do Vestibulares ao escolher a forma de ingresso conhecida como segunda graduação!

Para isso, é necessário enviar os documentos solicitados no ato da inscrição, como diploma e histórico escolar do primeiro curso. Após isso, basta aguardar o tão esperado retorno.

Lembre-se de que nunca é tarde para voltar a estudar, e nada melhor do que iniciar uma outra faculdade em uma instituição de excelência!

O Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

Para conseguir ingressar no curso de Engenharia Civil e realizar o sonho de obter um diploma, saiba que o primeiro passo é escolher uma faculdade que facilite a sua entrada no ensino superior.

Nas instituições parceiras do Vestibulares, o candidato tem toda a liberdade para optar pela forma de ingresso que mais se encaixa em suas condições. Além disso, se você quer seguir carreira na área da Engenharia Civil, saiba que encontrará diferenciais exclusivos. Veja!

Diversas modalidades de ensino

Nas nossas faculdades parceiras, você poderá cursar Engenharia Civil EAD, no formato semipresencial e, também, presencial. A primeira opção é ideal para quem não tem muito tempo disponível e precisa conciliar os estudos com outros afazeres.

Já a modalidade presencial é aquela tradicional, em que você comparece ao polo de ensino durante os 5 dias da semana para assistir às aulas e fazer provas. Logo, pode escolher a alternativa que mais se encaixa em sua rotina!

Canal Conecta

O Canal Conecta é uma plataforma exclusiva para os alunos das faculdades parceiras do Vestibulares. Com ele, você consegue encontrar vagas de estágio e emprego em diversas regiões do país, além de aprender a elaborar um currículo de sucesso.

Bolsas de estudo

Você encontrará diversas opções de descontos e bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades. As principais alternativas são:

  • Bolsa Enem;
  • Bolsa para servidores públicos e militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Bolsa Primeiro Semestre.

Agora é com você!

Agora que já conhece as formas de ingresso do vestibular de Engenharia Civil, não perca mais tempo. Estude em uma boa instituição de ensino para realizar o sonho de se tornar um engenheiro de sucesso!

Gostou do post e quer estudar Engenharia Civil em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados