5 dicas para ter a aprovação no vestibular de Engenharia Civil

estudante de engenharia civil

Não é somente o curso de Medicina que apresenta uma concorrência alta. O vestibular de Engenharia Civil também é bastante procurado e costuma apresentar um grande número de candidatos por vaga, e é por isso que você precisa se preparar bem para enfrentar esse processo seletivo.

Algumas boas práticas são fundamentais para conquistar a tão sonhada aprovação no vestibular de Engenharia Civil, como:

  • compreender a nota de corte;
  • considerar fazer a inscrição em uma faculdade particular;
  • preferir instituições com uma concorrência menor;
  • criar um bom cronograma de estudos;
  • preparar-se durante todo o ano para fazer a prova.

Se você pretende seguir por essa área, continue lendo este artigo e confira mais detalhes sobre cada uma dessas dicas, para que você consiga ter um bom desempenho no vestibular e garantir a sua vaga!

1. Compreenda a nota de corte dos vestibulares

Quando falamos que um determinado curso de graduação é concorrido, não estamos nos referindo apenas à quantidade de pessoas que procuram por ele. A relação entre o número de candidatos e a oferta de vagas é um fator de peso, mas isso implica em outro aspecto que leva à eliminação de vários candidatos: a nota de corte.

Os cursos com uma concorrência mais alta também apresentam uma nota de corte maior. Por isso é que geralmente se fala que o vestibular de Engenharia Civil é difícil, já que é preciso alcançar uma pontuação alta para ter chance de concorrer a uma vaga.

Principalmente a quantidade de candidatos em relação à oferta é considerada para calcular essa nota. Portanto, ela pode variar de uma instituição de ensino para outra e ser mais alta naquelas em que a procura é maior. É o que acontece, por exemplo, nas faculdades públicas.

Sendo assim, é interessante que você se informe sobre a nota de corte de Engenharia Civil nas edições anteriores do vestibular da faculdade onde pretende estudar. Dessa forma poderá se preparar melhor para alcançar o desempenho necessário para concorrer à vaga.

2. Considere a inscrição em faculdades particulares

A procura pelas faculdades públicas é muito grande e, como você viu no item anterior, uma quantidade maior de candidatos implica em uma nota de corte mais alta. Por isso é tão difícil conseguir uma vaga nesse tipo de instituição.

Então, é mais interessante que você faça sua inscrição para o vestibular de Engenharia Civil de uma faculdade particular. Se a mensalidade causa um pouco de insegurança, não é preciso se preocupar, porque existem diversas opções para reduzir o seu valor ou, até mesmo, fazer o curso com uma bolsa 100%.

No que se refere ao processo seletivo, além de poder realizar a prova organizada pela instituição, em muitos casos é possível utilizar a sua nota do Enem como forma de ingresso. A quantidade de vagas costuma ser maior, mesmo porque as faculdades particulares contam com unidades, assim, a oferta é grande e a nota de corte menor.

A vantagem de optar por uma faculdade particular é que você terá uma grade curricular mais atualizada, professores atuantes no mercado e uma infraestrutura moderna. Afinal, os investimentos são constantes e mantêm o foco na qualidade de ensino, para oferecer todo o suporte que o aluno precisa para se preparar bem e adentrar o mercado de trabalho.

3. Pesquise sobre as faculdades com menor concorrência

Embora Engenharia Civil seja uma das graduações mais concorridas no vestibular, você consegue encontrar faculdades com uma menor demanda de candidatos. Assim, como explicamos, há uma oferta maior e uma nota de corte menor, o que aumenta as suas chances de aprovação.

Uma boa ideia é preferir fazer o vestibular na metade do ano, ou seja, para ingressar no segundo semestre. Isso porque o processo seletivo de inverno geralmente tem uma procura menor e você não precisará disputar com tantos candidatos quanto no início do ano.

Além disso, do mesmo modo como acontece no primeiro semestre, são oferecidas bolsas de estudo, financiamentos estudantis e outros programas e benefícios. Então, você encontra as mesmas oportunidades, mas com a vantagem de disputar com menos pessoas.

Entretanto, antes de optar por uma faculdade menos concorrida de Engenharia Civil, tenha o cuidado de verificar se a graduação é devidamente regulamentada pelo MEC. Confira quais são as notas da instituição e do curso, para ter certeza de receber um ensino de qualidade.

4. Crie um cronograma de estudos eficiente

Em vez de procurar por uma faculdade que tenha um vestibular mais fácil de Engenharia Civil, o ideal é que você se prepare bem para alcançar um bom desempenho nesse processo seletivo. Para isso, é fundamental criar um cronograma de estudos que seja eficiente.

Perceba que não estamos falando para que você passe várias horas todos os dias debruçado sobre os livros, mas sim que estabeleça uma rotina para estudar e que aborde as disciplinas e assuntos que são mais recorrentes nas provas.

O ideal é consultar editais antigos para conferir quais são as matérias que caem nas avaliações. Além disso, procure provas antigas para se familiarizar com a sua estrutura e conferir os temas abordados. Desse modo, você pode focar exatamente aquilo que precisa aprender.

Não se esqueça de que também é importante estar ciente das suas próprias necessidades, para entender quais são as matérias que já domina e aquelas em que precisa de um reforço. Veja, ainda, o peso das disciplinas e dedique-se com afinco àquelas que influenciam mais na nota e aprovação.

5. Organize-se ao longo de todo o ano para fazer uma boa prova

O ideal é que, mesmo antes de fazer a sua inscrição para o vestibular, você já comece a se preparar para o processo seletivo. Desse modo, terá um tempo maior para estudar e rever todo o conteúdo que precisa para alcançar um bom desempenho nas provas.

Deixar para estudar apenas quando as provas estiverem mais próximas não dá tempo suficiente para aprender tudo. Existe um grande risco de os seus estudos ficarem pela metade, você ter dúvidas e não conseguir resolver as questões.

Portanto, prefira se dedicar durante um ano inteiro para estudar com calma e tranquilidade. Assim, também terá a oportunidade de fazer simulados de provas anteriores da faculdade de Engenharia Civil. Pode ser interessante, até mesmo, participar de um vestibular como treineiro, apenas para conferir a estrutura da prova e se familiarizar com o funcionamento do processo.

É válido ressaltar que as faculdades particulares oferecem opções de vestibular agendado e online. Com eles, você pode fazer as provas na data em que for melhor para você, o que ajuda a manter o foco e a concentração, já que não precisa participar de uma maratona com todos os candidatos, realizando a avaliação em um ambiente mais tranquilo.

Todas essas estratégias ajudarão você a conquistar a sua vaga, mas, quando for prestar o vestibular de Engenharia Civil, é interessante não depender apenas das faculdades públicas, que são muito concorridas. Também participe do processo seletivo das particulares, a fim de aumentar as suas chances de aprovação e, ainda, desfrutar de alguns benefícios exclusivos.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe essas informações em suas redes sociais para ajudar seus amigos a alcançarem a aprovação também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: