O ensino médio, assim como o restante de nossa vida escolar, está repleto de assuntos que não pertencem a apenas uma disciplina. Esses são os conteúdos conhecidos como interdisciplinares, uma palavra que também reflete bastante a tendência das questões atuais dos vestibulares.
A maioria das provas busca a aprovação de estudantes que consigam relacionar conceitos entre as disciplinas e que estejam preparados para analisar uma mesma situação sob diferentes pontos de vista.
Para que você faça parte desse seleto grupo e se dê muito bem nas provas do vestibular, separamos algumas dicas importantes sobre um tema que costuma ser bastante cobrado nos exames: a densidade demográfica. Pronto para descobrir mais sobre o assunto? Então, vamos lá!
O que é densidade demográfica?
De modo simplificado, a densidade demográfica corresponde a um valor que representa a distribuição de pessoas em uma determinada área.
Em outras palavras, a densidade demográfica é o número de habitantes que vive em uma cidade com X mil metros quadrados. Por isso, é comum observarmos esse valor na seguinte unidade: pessoas/m2.
Se o seu objetivo é obter uma boa pontuação em provas como o caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem, conhecer conceitos como a densidade demográfica é superimportante!
Como o assunto aparece na prova do Enem?
A densidade demográfica pode ser cobrada de diversas formas na prova do Enem. Veja algumas delas a seguir:
- em uma prova de História, na qual o aluno precisará identificar aspectos de um certo período por meio da densidade na época (normalmente em comparação com tempos atuais);
- em uma prova de Geografia, na qual serão apresentadas problemáticas relacionadas a uma determinada densidade demográfica;
- em uma prova de Sociologia, cobrando uma reflexão aprofundada do estudante sobre aspectos relacionados à população daquele local;
- em uma prova de Matemática, na qual o estudante precisará calcular a densidade de uma região com base nos dados apresentados no enunciado.
Como estudar densidade demográfica?
Agora, veremos algumas dicas para estudar esse assunto tanto para a prova de Matemática quanto para a de Geografia no Enem. Vamos lá?
Para a prova de Geografia
Algumas formas de estudar esse assunto para a prova de Geografia são:
- estude as diferenças entre a densidade demográfica das regiões brasileiras e reflita sobre a relação entre os valores e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) das localidades;
- faça uma relação entre o valor da densidade demográfica de um local e a preservação do meio ambiente, com temas como o impacto do desmatamento;
- relacione a densidade demográfica com temas como pirâmides etárias, taxa de natalidade e mortalidade, entre outros.
Para a prova de Matemática
A prova de Matemática normalmente cobra que os estudantes conheçam a fórmula para o cálculo da densidade demográfica e consigam aplicá-la nos exercícios propostos.
A fórmula é:
Densidade demográfica = Total de habitantes / Área da região estudada
A unidade que teremos como resultado é, como mencionado, habitantes/km2.
Para estudar, treine fazendo o cálculo em situações diferentes. Resolver muitas questões é uma das formas mais eficientes de aprender qualquer conteúdo, revisá-lo e fixá-lo em sua mente!
Como esse tema pode ser cobrado nos vestibulares?
Agora, veja um exemplo de exercício sobre densidade demográfica que já apareceu em um vestibular do Brasil!
(UFES) O Brasil é um país populoso e despovoado. Tal contradição aparente pode ser explicada da seguinte maneira:
a) tem um número relativo de habitantes acima das médias normais;
b) tem um número absoluto de população correspondente ao tamanho de sua área;
c) tem uma taxa de crescimento demográfico muito baixa;
d) tem densidade demográfica pequena em relação ao total de sua área;
e) tem população relativa alta e população absoluta baixa.
Resposta: D
Agora é com você!
Agora que você já sabe como funciona a densidade demográfica e qual é a sua relevância para as provas, não marque bobeira: faça muitos exercícios para treinar esse assunto e chegue na hora das provas pronto para gabaritar as questões!
Já que falamos de Matemática, que tal se preparar bem para o caderno do Enem? Faça o download gratuito do e-book “Matemáticas e suas Tecnologias: guia para entender e conquistar uma boa nota” e arrase na sua prova!