
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um dos grandes facilitadores do acesso ao ensino superior. Com ele, estudantes de baixa renda podem concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) para estudar em faculdades privadas.
Para participar, além de atender aos pré-requisitos socioeconômicos, é preciso ter participado da edição atual do Enem e seguir as etapas do processo seletivo conforme as datas do cronograma Prouni. Veja como funciona!
Como funciona o cronograma Prouni?
O cronograma Prouni traz a programação de cada etapa do processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. Nele, são descritas as datas de inscrição e a divulgação dos resultados, além da entrega da documentação pelos selecionados. É importante ter atenção, já que os prazos são curtos.
O Prouni ocorre duas vezes ao ano. Veja como foi o cronograma do Prouni para o 1º semestre de 2020:
- 28/01 a 01/02 — período de inscrições;
- 04/02 — divulgação da 1ª chamada;
- 04/02 a 11/02 — comprovação das informações pelos candidatos aprovados na 1ª chamada;
- 18/02 — divulgação da 2ª chamada;
- 18/02 a 28/02 — comprovação das informações pelos candidatos aprovados na 2ª chamada;
- 06/03 a 09/03 — período para manifestação de interesse na lista de espera;
- 13/03 a 16/03 — comprovação das informações pelos candidatos participantes da lista de espera.
Para o 2º semestre do ano, o cronograma oficial ainda não foi divulgado. No entanto, os prazos seguem o mesmo padrão do 1º semestre, com início das inscrições entre o final de junho e o início de julho.
Como funciona cada etapa?
Abaixo, entenda melhor sobre cada etapa.
Inscrições
No período de inscrições, os candidatos devem acessar o Prouni Aluno e preencher as informações, incluindo o número de inscrição do Enem e as duas opções de curso, instituição de ensino e turno que deseja pleitear.
Resultados
Os candidatos são classificados de acordo com o desempenho do Enem, até determinada nota de corte. Depois, são pré-selecionados os estudantes com melhor desempenho, até o preenchimento do número de bolsas disponíveis.
Comprovação de informações
Para garantir a bolsa, os pré-selecionados precisam confirmar as informações prestadas. Para isso, têm o prazo de dez dias especificado no cronograma para comparecer à instituição de ensino levando os documentos solicitados.
2ª Chamada
Nem todos os candidatos pré-selecionados garantem o direito à bolsa, seja porque não apresentaram a documentação no prazo, seja porque houve alguma inconsistência nas informações prestadas.
Com isso, uma nova lista de candidatos é pré-selecionada, também por ordem de desempenho. Os convocados em 2ª chamada precisam levar igualmente a documentação no prazo especificado no cronograma.
Lista de espera
Após as duas chamadas, é aberta a lista de espera. Os candidatos devem confirmar manualmente seu interesse em aguardar uma vaga no site do Prouni, além de confirmar as informações por meio da documentação apresentada à faculdade no prazo do cronograma.
Caso haja desistências, esses participantes são chamados por ordem de classificação. Para participar da lista de espera, o candidato não pode ter sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares.
O que são as vagas remanescentes?
Outra oportunidade de ser contemplado pelo programa é por meio das vagas remanescentes. Trata-se de bolsas que não foram distribuídas nas chamadas regulares ou na lista de espera. O processo é independente, ou seja, mesmo quem não se inscreveu no início do semestre pode participar.
As condições são mais flexíveis também. Você pode ter feito o Enem a partir de 2010 e não há classificação dos candidatos: as bolsas são concedidas por ordem de inscrição.
O candidato que finaliza o cadastro tem a bolsa pré-reservada, devendo comparecer à faculdade para levar a documentação em até dois dias úteis. Se não o fizer, o próximo inscrito será chamado, e assim por diante.
Normalmente, as inscrições para vagas remanescentes são:
- entre março e abril, no 1º semestre;
- entre agosto e setembro, no 2º semestre.
Agora que você já conhece o cronograma Prouni e viu como funcionam as principais etapas para conseguir uma bolsa de estudos, não perca essa chance! Como você viu, existem muitas oportunidades para ser contemplado.
Aproveite e leia também nosso guia completo para conquistar a aprovação no Enem e garanta uma ótima nota!