Preparatório do Enem: como funciona?

Ter uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é sinônimo de grandes oportunidades. Afinal, o seu desempenho pode garantir uma vaga no ensino superior, além de ser utilizado como critério para conseguir bolsas de estudos e financiamentos.

Pensando nisso, muitos alunos optam por fazer um curso preparatório para o Enem: os famosos cursinhos são excelentes opções para estudar o conteúdo cobrado no exame. Porém, eles não são a única possibilidade.

Neste post, explicamos como funciona e quais são as vantagens de realizar um curso para o Enem. Além disso, conheça algumas alternativas para você ter uma boa nota, mesmo que não possa fazer o cursinho.

Como funciona o curso preparatório para o Enem?

O preparatório para o Enem é um curso que pode ser feito pelos candidatos para estudar de forma aprofundada os conteúdos cobrados na prova. Porém, mais do que uma revisão de matérias do ensino médio, o cursinho é altamente direcionado, então as aulas são baseadas no estilo de cobrança do exame.

Isso vai desde a organização dos conteúdos até a realização de simulados bem aos moldes da aplicação oficial. Tudo isso para que o estudante chegue nos dias de prova familiarizado e preparado para ter um bom resultado no Enem.

Muitos cursinhos organizam as aulas por áreas de conhecimento, e não por matérias, como é na escola. Isso porque o exame divide as questões em:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, com alguns conteúdos de Artes e Educação Física);
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia, História, Filosofia e Sociologia);
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química).

Assim, os estudantes têm conteúdos e exercícios interdisciplinares, e não por disciplinas isoladas. Isso é fundamental para conquistar a aprovação no Enem, já que o exame é conhecido por valorizar a capacidade do aluno de mobilizar diversos conhecimentos e as relações que eles estabelecem entre si.

Outro ponto que é bem específico dos cursinhos para o Enem é o foco na redação dissertativa-argumentativa — o gênero cobrado pelo exame. Com o preparatório, os candidatos têm muitas oportunidades de treinar esse tipo de texto e receber correções comentadas de seus professores.

Quanto ao dia a dia de estudos, cada curso tem suas metodologias, seus calendários e materiais. Por isso, é importante que você pesquise sobre cada um. Porém, normalmente, há aulas, reforços, exercícios e simulados para o Enem.

Ainda, existe a possibilidade de fazer cursinho online para a prova. Na modalidade de educação a distância (EAD), os conteúdos e a qualidade de ensino são os mesmos, mas o aluno tem acesso às aulas, aos livros e aos exercícios em um ambiente virtual.

Precisa fazer cursinho para passar no Enem?

O curso preparatório do Enem não é obrigatório para ter um bom desempenho, inclusive muitas pessoas conseguem alcançar excelentes notas sem ele. Porém, é muito bem-vindo, já que proporciona uma preparação bem focada.

Os cursinhos são interessantes sobretudo para pessoas que apresentam dificuldade para organizar seus estudos de forma autônoma. Afinal, as instituições de ensino preparam tudo: os cronogramas, os materiais, os exercícios etc.

Quanto tempo dura o curso preparatório para o Enem?

De modo geral, a duração de um curso preparatório para o Enem depende da opção escolhida pelo estudante, que pode ser extensivo, semiextensivo e intensivo. Veja as diferenças entre eles!

Tour pela prova do Enem

Extensivo

Nesta opção, o curso pré-vestibular realiza a preparação dos alunos durante todo o ano. Ela é mais completa e, por ter uma duração maior — cerca de 10 meses —, os estudantes conseguem ter um aprendizado amplo de todos os conteúdos cobrados no Enem.

Semiextensivo

Com o curso preparatório para o Enem semiextensivo, é possível ter uma ampla visão dos assuntos cobrados. Geralmente, as aulas são ofertadas em uma quantidade de meses menor do que o extensivo, cerca de 6 meses.

O estudante entra em contato com as matérias vistas no ensino médio, e a preparação tem como foco os principais conteúdos cobrados no Enem.

Intensivo

Já o cursinho intensivo costuma ter duração de 3 meses. Assim, serão dias de muita dedicação e estudo. Logo, se o seu foco é o Enem e você quer estudar em um tempo mais curto, saiba que o intensivo pode ser uma boa alternativa.

Como se preparar para fazer o Enem pela primeira vez?

Se você vai fazer o Enem pela primeira vez, saiba que é fundamental se dedicar bastante na sua rotina de estudos. O primeiro passo é, então, ter um bom plano de estudos à sua disposição.

Com base nele, busque boas fontes de conteúdo, como plataformas de estudos ou canais no YouTube. A dica aqui é não tentar abraçar o mundo: é melhor ter apenas duas ou três fontes, já que o excesso de possibilidades pode atrapalhar seu foco.

Para realizar simulados, você pode usar as provas anteriores do Enem. Todos os cadernos e gabaritos estão disponíveis no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pela elaboração do Exame.

Também é possível adquirir o material didático de cursinhos na internet: muitos ex-alunos vendem suas coleções de livros em marketplaces. Assim, você tem a vantagem de já ter em mãos um material organizado e completo.

Como escolher o melhor curso preparatório?

Viu só como fazer um curso preparatório para o Enem pode ser uma excelente alternativa? Contudo, com tantas opções disponíveis, como fazer uma escolha correta?

Abaixo, você vai conhecer algumas dicas que fazem toda a diferença no momento de optar pelo melhor cursinho preparatório:

  • busque a opinião de alunos e ex-alunos;
  • fique de olho na infraestrutura do cursinho;
  • analise o corpo docente;
  • avalie o material didático;
  • escolha aquele que mais tem a ver com você;
  • veja a metodologia usada.

Conheça suas possibilidades!

Agora que você tirou suas dúvidas sobre o curso preparatório para o Enem, já sabe que essa é uma boa opção, mas não é a única porta de entrada para o ensino superior. Existem muitas possibilidades para começar a sua graduação, como os vestibulares.

Por isso, invista no seu futuro e estude em uma faculdade conceituada e renomada! Inscreva-se no vestibular online para o curso e a instituição de ensino ideal para você. Se usar a nota do Enem, você ainda consegue descontos, viu?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados