Saiba como pontuar texto e tire uma boa nota na redação do Enem

banner de preparação para o enem 2021

Os sinais de pontuação são recursos indispensáveis para que um texto transmita ideias com clareza. Sem eles, as frases ficam confusas e muitas vezes sem sentido, prejudicando a leitura do texto. Não é a toa que a pontuação faz parte da 1° competência cobrada na redação do Enem: domínio da escrita formal da Língua Portuguesa.

Um bom desempenho da redação pode fazer a diferença no resultado final. No entanto, para tirar uma nota alta, é preciso ter atenção a vários detalhes, e um deles é a pontuação. Neste post, vamos explicar como pontuar texto do jeito certo e dar algumas dicas de pontuação. Confira!

Quais são os sinais de pontuação?

Veja quais são os sinais de pontuação e como usá-los corretamente.

Ponto ( . )

O ponto, ou ponto final, é uma pausa de longa duração. Depois dele, sempre usamos uma letra maiúscula. Exemplo: “O Leandro veio me visitar. Ele trouxe a Sandra.”

Dois pontos ( : )

Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

Vírgula ( , )

A vírgula é uma pausa leve na leitura. Há muitas situações em que a vírgula deve ser usada. Em outros casos, o seu uso é proibido ou opcional.

Um caso obrigatório é no momento de numerar adjetivos e outros termos, como em “A maçã é uma fruta vermelha, pequena, doce, nutritiva e cheirosa”.

Ponto e vírgula ( ; )

O ponto e vírgula indica uma pausa moderada (menos que o ponto e maior que a vírgula). Ele é frequentemente usado em numerações, como “O primeiro caso é simples; o segundo é o mais complexo”.

Reticências ( … )

Reticências indicam dúvida, hesitação ou reflexão do interlocutor. Por isso, não é recomendada na redação do Enem e vestibulares.

Parênteses [ ( ) ]

Os parênteses são usados para isolar frases, palavras e datas. Exemplo: “Machado de Assis (1839-1908) foi um dos maiores escritores do Brasil”.

Ponto de exclamação ( ! )

O ponto de exclamação pode indicar espanto, surpresa ou admiração. Exemplo: “Ufa! Que alívio!”. Não é recomendado o uso da exclamação na redação do Enem.

Teste Vocacional Rápido

Ponto de interrogação ( ? )

O ponto de interrogação é usado para fazer perguntas. Exemplo: “Quais são as soluções?”. Outra pontuação que não é recomendada na redação do Enem.

Travessão ( — )

O travessão é usado em diálogos ou como substituto de vírgulas em frases explicativas. Exemplo: “Em São Paulo — uma das cidades mais populosas do Brasil — existem muitos trabalhadores de carros particulares”.

Aspas ( “ ” )

As aplicações mais comuns das aspas são em citação direta e para isolar palavras estrangeiras: Exemplo: “Como disse Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.”

Quais são os erros comuns no momento de pontuar texto?

Veja alguns exemplos de erros que acontecem na redação e como evitar cada um deles na sua preparação para o Enem 2021.

Usar de forma indiscriminada a vírgula

São muitas regras para usar a vírgula ( , ), e pode ser difícil decorar todas. Porém, tem gente que usa a vírgula de forma indiscriminada, ignorando suas verdadeiras funções.

A melhor maneira de aprender naturalmente é pesquisar o uso correto da vírgula quando surge uma dúvida. Assim, caso por caso, você aprende as regras mais comuns.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo

Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

Usar muitos travessões no texto

O uso excessivo do travessão pode soar como uma estratégia para aumentar o número de linhas da redação. Por isso, é importante usá-lo com moderação em um texto dissertativo-argumentativo.

Essa pontuação é frequentemente usada em textos narrativos, principalmente em diálogos “Você está bem? — perguntou Larissa. Sim, estou bem — respondeu Eduarda”.

Otimize sua preparação para o Enem!

Viu como pode ser simples pontuar texto de forma correta? Uma excelente maneira de melhorar nesse requisito é adquirindo o hábito de leitura. Preste atenção no modo como as pontuações são usadas e qual é o efeito no ritmo da leitura. Quem sabe você não pega algumas dicas para usar na sua redação? Boa prática!

E se você está se preparando para realizar o sonho de fazer faculdade, aproveite para baixar o Guia de como usar o Enem para entrar em faculdades particulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.