A redação é uma das partes mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que ela, sozinha, corresponde a 20% da nota final do candidato. Para ter um bom desempenho, é importante conhecer as 5 competências do Enem.
Elas são avaliadas pela banca, e cada uma rende até 200 pontos. Se você atende perfeitamente a todas as competências, consegue alcançar a famosa redação nota 1000. Vamos conhecê-las para que você possa se preparar? Continue a leitura!
O que são as competências do Enem?
As competências do Enem são habilidades e conhecimentos esperados do candidato. São elas que guiam a avaliação da banca, sendo que os corretores podem atribuir até 200 pontos para cada uma. A nota 1000 é a mais alta e indica que todas as competências exigidas foram atendidas.
Veja só quais são as 5 competências da redação do Enem:
- ter domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- compreender o tema e não fugir do que é proposto;
- saber selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos.
Como elas são exploradas na prova?
Vamos entender melhor como as 5 competências da redação do Enem são exploradas na prova? Funciona assim: na hora de avaliar a produção do candidato, os corretores indicam qual foi o nível de desempenho no atendimento das exigências.
Veja o que a banca espera em cada competência para, assim, conquistar a aprovação do Enem.
Competência 1: ter domínio da escrita formal da Língua Portuguesa
Essa competência diz respeito às regras gramaticais da norma culta da Língua Portuguesa, desde pontuação e acentuação até regência e concordância verbal e nominal:
- 0 ponto — o candidato desconhece a modalidade escrita formal da língua;
- 40 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é precário, com frequentes e diversificados desvios gramaticais;
- 80 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é insuficiente, com muitos desvios;
- 120 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é mediano, com alguns desvios;
- 160 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é bom, com poucos desvios;
- 200 pontos — o domínio da modalidade escrita formal é excelente, sendo que os poucos desvios observados são aceitos como excepcionalidades.
Competência 2: compreender o tema e não fugir do que é proposto
Aqui, é avaliado se o candidato conseguiu entender a proposta a partir da leitura dos textos de apoio e se produziu seu texto de acordo com as características de um texto dissertativo-argumentativo:
- 0 ponto — o candidato fugiu do tema e não atendeu à estrutura de texto dissertativo-argumentativo;
- 40 pontos — o candidato foge um pouco do assunto e demonstra domínio precário do gênero dissertativo-argumentativo;
- 80 pontos — o tema é desenvolvido com domínio insuficiente da estrutura, e o candidato recorre à cópia de trechos dos textos de apoio;
- 120 pontos — o tema é atendido, mas com argumentação previsível e domínio mediano da estrutura;
- 160 pontos — a argumentação é consistente, e a estrutura bem-atendida;
- 200 pontos — o candidato tem um excelente domínio do gênero e desenvolve o tema a partir de um repertório sociocultural produtivo.
Competência 3: saber selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
Na competência 3, é avaliada a coerência na construção do texto, isto é, na forma como o candidato organiza suas ideias e as apresenta para o leitor:
- 0 ponto — as informações apresentadas não se relacionam e não há defesa de ponto de vista;
- 40 pontos — os argumentos são incoerentes ou se relacionam pouco ao tema, sem defesa de ponto de vista;
- 80 pontos — os argumentos se relacionam ao tema e defendem um ponto de vista, mas são apresentados de forma desorganizada ou contraditória;
- 120 pontos — os argumentos são ligados a um ponto de vista, mas são limitados e pouco organizados;
- 160 pontos — os argumentos são apresentados de forma organizada e em favor de um ponto de vista;
- 200 pontos — o candidato tem uma argumentação consistente e organizada e demonstra ter opiniões bem-fundamentadas.
Competência 4: ter conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui, os corretores avaliam se o candidato sabe empregar mecanismos que garantem a estruturação lógica do texto, como conectivos responsáveis pela coesão na redação:
- 0 ponto — as informações não são articuladas;
- 40 pontos — a articulação do texto é precária;
- 80 pontos — a articulação é insuficiente, com repertório limitado de recursos coesivos;
- 120 pontos — as partes do texto são articuladas de forma mediana;
- 160 pontos — a articulação é boa e realizada com um repertório diversificado de recursos coesivos;
- 200 pontos — as partes do texto são articuladas com bastante domínio.
Competência 5: elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
Por fim, é esperado que o candidato saiba apresentar uma proposta de intervenção ao tema abordado. Ou seja, consiga ter uma ideia que minimamente enfrente aquele problema. Isso indica o preparo para o exercício da cidadania de forma ativa, sempre respeitando os direitos humanos.
- 0 ponto — não há proposta de intervenção ou ela não se relaciona ao tema;
- 40 pontos — a proposta de intervenção é vaga;
- 80 pontos — a proposta é apresentada, mas de forma insuficiente;
- 120 pontos — a proposta é mediana e se articula razoavelmente ao problema abordado;
- 160 pontos — há uma boa proposta de intervenção bem articulada ao tema;
- 200 pontos — a proposta é muito bem elaborada e articulada à discussão presente no texto.
Como estudar se baseando nessas competências?
Agora que você sabe quais são as competências do Enem e de que modo elas são cobradas, confira algumas dicas de como estudar se baseando nelas:
- revise a gramática da Língua Portuguesa;
- dê atenção aos elementos coesivos;
- estude o gênero dissertativo-argumentativo;
- desenvolva seu repertório sociocultural;
- reforce o hábito da leitura;
- faça redações de edições anteriores do Enem, disponíveis no site do Inep.
Como garantir uma boa nota?
Para conseguir uma boa nota, é fundamental se dedicar aos estudos e revisar os conteúdos de maneira frequente. Se possível, uma boa alternativa é fazer um curso preparatório. Veja outras dicas para conquistar a tão sonhada aprovação:
- estude com antecedência;
- elabore um cronograma de estudos;
- não deixe acumular conteúdo ao longo do ano;
- faça as provas anteriores do Enem.
Prepare-se para a redação!
Diante desta leitura, você já sabe quais são as competências do Enem e como a banca avalia esses pontos na redação do candidato. Agora, pode direcionar seus estudos para atender a essas exigências e, assim, conseguir uma boa nota na tarefa. Lembrando que a prática para a redação do Enem ajuda também na redação do vestibular de várias faculdades.
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