Como conquistar uma bolsa de estudo em faculdades do ES?

estudante vendo bolsas de estudos no es

Talvez você já tenha considerado o ES como uma possibilidade para realizar a sua graduação. Na atualidade, o estado traz muitas opções de faculdades com excelência no ensino e atrativos de muitos tipos para residir e estudar na região.

Quer você more ou não no ES, a ideia de iniciar uma carreira profissional deve ser levada a sério. O estado tem uma excelente estrutura para habitação e trabalho, além de contar com ótimas faculdades. Para melhorar, o candidato encontra opções relevantes de bolsas e auxílios em várias instituições.

Neste post, você descobre os caminhos possíveis para conquistar uma bolsa de estudo em faculdade do Espírito Santo. Leia e confira como planejar com sabedoria o seu futuro profissional!

Como é estudar no ES

O Espírito Santo é um estado localizado na região Sudeste do Brasil, bem perto do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia. Existem 78 municípios que abrigam uma população de, aproximadamente, 4 milhões de pessoas.

Além de Vitória, capital do ES, outras cidades importantes do estado são Vila Velha, Guarapari, Cariacica, Serra e Domingos Martins.

Em várias cidades do ES existem praias bonitas que contribuem para a qualidade de vida dos seus moradores. Nelas, as pessoas têm a chance de sentir a água morna e a areia dourada, fortalecendo o contato com a natureza, que é tão importante para manter a saúde do corpo e da mente.

Devido à sua localização geográfica estratégica, o mercado de trabalho no ES costuma estar aquecido. Existem inúmeras oportunidades para o profissional bem-qualificado, desde as áreas de Engenharia até a Arquitetura e a Medicina. Como em todo lugar, é importante receber uma formação de excelência na faculdade.

Sim, existem diversas instituições de ensino de qualidade no território do ES, como a Unopar, Anhanguera e Pitágoras. Combinando a graduação em um local adequado com as vantagens de morar no local, você tem a chance de construir um excelente futuro morando na região.

Benefícios de ter uma bolsa

A bolsa de estudo traz a vantagem óbvia de aliviar o aluno financeiramente na hora de realizar seus estudos. Isso evita que ele sofra pressão excessiva e possa concluir com tranquilidade sua graduação.

Há pessoas que só conseguem arcar com a mensalidade devido ao recebimento desse tipo de auxílio. É fundamental saber bem o que é bolsa de estudos e como funciona, para aproveitar os benefícios que podem contribuir para os seus estudos.

Como conseguir uma bolsa

Bolsa de estudos no ES, atenção! Agora que você sabe como é estudar no ES e quais são os benefícios de receber apoio financeiro, é hora de planejar como conquistar a sua chance. Confira abaixo as diversas opções que permitem a você certa flexibilidade na hora de escolher sua faculdade.

1. Procure outras opções além da UFES

Na hora de escolher onde estudar, muitas pessoas ficam presas na UFES por se tratar de uma instituição de ensino renomada e com custo zero. Sem perder de vista a qualidade ou a importância da faculdade pública para a educação, é fundamental que o candidato atente para opções de instituições particulares que também trazem excelência no ensino.

Ficar preso em um único caminho pode gerar frustração e angústia, pois nem sempre é fácil obter aprovação no Sisu (Sistema Unificado de Seleção). Existem muitas faculdades boas no ES e o candidato pode se beneficiar incluindo mais opções no seu planejamento.

Vale lembrar que também é possível ter bolsa de estudo sem fazer Enem ou receber apoio em faculdade particular para viabilizar os estudos. As opções variam desde programas específicos do Governo Federal até negociações diretas com a instituição de ensino.

2. Pesquise por programas de bolsa do estado

Além dos mecanismos de apoio oferecidos pelo Governo em todo o território nacional, tente pesquisar os programas específicos que existem no estado do ES. Há inúmeras opções de bolsa em Vitória, mas em outras cidades também. Você pode se surpreender com opções interessantes para entrar na faculdade com uma ajuda financeira.

Um ótimo exemplo é o Nossa Bolsa, oferecido pela FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo). O programa concede bolsas para estudantes de baixa renda que desejam cursar a graduação em IES (Instituição de Ensino Superior) privada dentro do estado.

As bolsas disponíveis no Nossa Bolsa podem ser de 50% ou de 100%, a depender da classificação do aluno. Em todo caso, lembre-se de caprichar na sua preparação para o Enem. Normalmente, a nota obtida na prova é um dos fatores de seleção mais importantes para receber esse tipo de auxílio.

3. Confira as bolsas disponíveis nas faculdades locais

Existem modalidades de auxílio que ocorrem fora dos programas do Governo Federal ou Estadual. É o caso de bolsas e créditos estudantis oferecidos por algumas das faculdades locais do ES. A opção é uma excelente alternativa ao FIES e busca ajudar os candidatos a financiarem seus estudos.

Confira, também, quais são as outras opções de bolsas, descontos e financiamentos que podem ser obtidos diretamente na instituição onde você pretende estudar. Normalmente, o aluno tem abertura para apresentar sua situação com clareza e buscar uma solução satisfatória.

Existem muitas formas para viabilizar uma educação de qualidade. O importante é entender com atenção o seu caso específico e pesquisar uma maneira adequada de apostar na sua formação.

4. Fique de olho nos editais do ES

Fique sempre antenado para acompanhar a abertura de editais de auxílio ou fomento dentro do estado. Diversas oportunidades podem surgir durante um período de tempo determinado e com finalidades específicas.

5. Veja quais faculdades do estado estão cadastradas no Prouni

Confira quais são as faculdades do estado cadastradas para bolsa integral do Prouni no ES ou mesmo para benefício parcial. O Prouni traz uma excelente opção para concretizar os estudos de candidatos que não podem comprometer a renda familiar com as mensalidades do ensino particular.

Uma alternativa adicional é buscar suporte no sistema de bolsa CAPES, com auxílios financeiros de iniciação científica na pós-graduação e programas correspondentes na graduação. Assim, o aluno tem a vantagem de avançar em seus interesses de trabalho ou pesquisa, preparando-se para o mercado.

Em todos os casos, capriche na preparação para o vestibular e planeje bem o seu caminho. Os recursos do Trilha do Enem permitem testar conhecimentos e criar planos de estudos personalizados. A plataforma pode ajudar a alcançar êxito no vestibular tradicional e, também, no vestibular online.

E aí, já está organizando a sua ida para o ES? Independentemente de qual for o estado de sua escolha, aproveite e inscreva-se já no vestibular! Comece logo a trilhar seu caminho para o sucesso no mundo profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: