Próximo ou longe da data do Enem, é preciso organizar seus estudos quanto antes. Uma das áreas que exigem maior atenção é relacionada às Ciências da Natureza e suas Tecnologias, prova que envolve questões de Biologia, Física e Química.
Como a prova é contextualizada e interdisciplinar, os assuntos de cada disciplina se misturam e dão abertura para algumas abordagens, como é o caso da Bioquímica, que transita entre as áreas de Biologia e Química.
Mas de que maneira aparece a Bioquímica no Enem? Que assuntos podem cair na prova e como estudar essa temática para o exame? Você vai descobrir tudo isso neste post!
O que é Bioquímica?
A Bioquímica é o estudo da estrutura, da composição e das reações químicas de substâncias em sistemas vivos. Ela surgiu como uma disciplina específica quando os cientistas combinaram Biologia com Química Orgânica, Inorgânica e Física e começaram a estudar como os seres vivos obtêm energia dos alimentos, a base química da hereditariedade, quais mudanças fundamentais ocorrem nas doenças e áreas afins.
Por que cai Bioquímica no Enem e demais vestibulares?
O motivo de existirem questões envolvendo Bioquímica no vestibular em geral e no Enem é porque abrange um campo de pesquisa incrivelmente diverso que toca quase todos os aspectos de nossas vidas.
Por exemplo, uma das questões mais urgentes em nossa sociedade, a degradação ambiental, está sendo abordada por bioquímicos. Alguns exemplos da importância de seu trabalho:
- melhoria da produtividade agrícola;
- recuperação de solos poluídos;
- produção de biocombustíveis;
- mapeamento genético de ecossistemas;
- monitoramento da biodiversidade;
- captura biológica de carbono.
Além disso, a aplicação mais óbvia da Bioquímica em nossa vida está nas pesquisas da área da saúde, ajudando em importantes descobertas para a prevenção e a cura de doenças, como diabetes, aterosclerose, câncer e patologias infecciosas.
? Por falar em infecções, veja a importância da Bioquímica para a saúde, na prática, lendo informações sobre a penicilina, um dos mais importantes antibióticos da história.
Mas não para por aí, a Bioquímica aparece até mesmo no aperfeiçoamento de materiais da indústria ou em áreas como a Arqueologia, ao realizar investigações genéticas de restos mortais da Pré-História.
Quais assuntos de Bioquímica podem ser vistos no Enem?
Com a explicação acima, já dá para ver quanto a Bioquímica é abrangente e dá margem para inúmeras questões envolvendo reações químicas e transformações moleculares nos seres vivos, como:
- funções da água no organismo;
- composição química da célula;
- estrutura de uma proteína;
- processos metabólicos e fases do metabolismo;
- respiração celular.
Para que você entenda melhor, vamos falar brevemente sobre cada um desses itens.
Funções da água no organismo
Principal componente das células, a água é responsável pelo transporte de substâncias, como nutrientes, oxigênio e sais minerais, e pela eliminação de substâncias tóxicas, o que garante o equilíbrio celular e a sobrevivência dos organismos.
Além disso, regula a temperatura e ajuda na proteção celular e na lubrificação de articulações. Isso sem falar no líquido amniótico que envolve o feto durante toda a gestação.
Composição química da célula
As células são compostas por dois grandes grupos de substâncias:
- orgânicas — carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Cada uma das substâncias orgânicas é formada por cadeias carbônicas com funções específicas.
- inorgânicas — água e sais minerais.
Toda a composição química das células é baseada na combinação dos elementos químicos da natureza. Quatro deles são encontrados em maior quantidade na composição química dos seres vivos:
- carbono (C);
- oxigênio (O);
- nitrogênio (N);
- hidrogênio (H).
Esses são complementados por outros biologicamente importantes, como:
- sódio (Na);
- potássio (K);
- cálcio (Ca);
- fósforo (P);
- enxofre (S).
Estrutura de uma proteína
A estrutura da proteína é a conformação natural da molécula para que esta possa desempenhar suas funções biológicas. As proteínas são macromoléculas que se formam a partir da união de aminoácidos. Existem quatro níveis estruturais:
- primário
- secundário;
- terciário;
- quaternário.
Processos metabólicos e fases do metabolismo
O metabolismo é um conjunto de reações químicas para satisfazer as necessidades das estruturais e energéticas do organismo. Há quatro funções específicas:
- obter energia;
- converter as moléculas em nutrientes para o organismo;
- reunir e organizar componentes celulares;
- sintetizar e degradar biomoléculas.
O metabolismo se divide em duas fases:
- catabolismo — fase degradativa do metabolismo, em que as nutrientes, carboidratos, lipídios e proteínas são degradados para se tornarem produtos finais menores e mais simples, como é o caso da digestão;
- anabolismo — fase sintetizante do metabolismo, em que as unidades fundamentais são reunidas para formar as macromoléculas, como proteínas e DNA.
Respiração celular
Todas as células precisam obter e transportar energia para manter suas funções vitais. Para que as células continuem vivas, elas devem ser capazes de realizar operações essenciais que mantêm o ambiente interno da célula adequado para a vida.
Logo, a respiração celular é uma via metabólica que decompõe a glicose e produz ATP (trifostafo de adenosina). Os estágios da respiração celular incluem:
- glicólise;
- oxidação do piruvato (molécula com três átomos de carbono);
- ciclo de Krebs;
- fosforilação oxidativa.
? Já que falamos em átomos, complemente seus estudos conhecendo os principais modelos atômicos e para que servem.
Como estudar Bioquímica para o Enem?
Agora que você já conhece os principais assuntos relacionados à Bioquímica, é hora de saber como estudá-los. Vamos lá?
Desmembre os assuntos em partes
Cada um desses assuntos que citamos se aprofunda em uma série de conceitos e fórmulas. Para não bagunçar sua cabeça, separe cada parte e dedique um tempo para seu entendimento, tanto teórico quanto prático.
Refaça questões
As questões de Biologia e Química no Enem são um bom exemplo de interdisciplinaridade na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para treiná-las, dedique um bom tempo para a fazer simulados de provas anteriores. Aproveite e visite questões de Bioquímica no vestibular de faculdades importantes: elas ajudarão você a fixar ainda mais as matérias.
Consuma conteúdos sobre o assunto
Interagir com diferentes formatos de conteúdo ajuda muito na compreensão das informações. Além dos textos de livros e apostilas, assista a vídeos, ouça podcasts e utilize infográficos. Ainda, você pode baixar aplicativos de Bioquímica no celular e aprender por meio de jogos e desafios.
E, se você ainda não sabe o que é o Trilha do Enem, explore a plataforma e aproveite as videoaulas, os simulados e todas as outras vantagens de estudar por lá!
Exemplo de questão aplicada ao Enem
Para terminar, veja um exemplo de como a Bioquímica pode cair no Enem. Esta questão é da prova de 2012.
Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos para compreender as alterações que ocorrem durante as atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias, perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória, aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade e diminuição de tecido adiposo).
A bioquímica abordará conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos metabólicos de produção de energia, eliminação e reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam, principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como, por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos. (BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.)
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,
a) A quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
b) A quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
c) O tamanho da passada durante a execução da corrida; o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
d) O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada durante a execução da corrida.
e) O aumento da frequência cardíaca e pressão arterial; o tamanho da passada durante a execução da corrida; a quebra da glicose na célula para produção de energia no ciclo de Krebs.
Resposta correta: letra d.
Organize seus estudos!
Depois desta leitura, você já tem mais familiaridade com os assuntos de Bioquímica. Agora, é preciso pôr a mão na massa!
Para que você não se perca na hora de estudar, recomendamos que você baixe gratuitamente a planilha “Como organizar os estudos para o Enem“. Faça já seu cronograma!