Quem é Barack Obama? Por que é importante conhecê-lo?

barack obama

Todo mundo sabe da relevância que os EUA têm na situação global da atualidade. Embora nos últimos anos outras nações venham se afirmando na disputa de poder, sua influência pode ser considerada decisiva para o mundo inteiro.

Por essa razão, um tópico muito importante nos estudos para o vestibular é a política do país. Nesse sentido, um fato que marcou a história recente dos EUA foi a eleição de Barack Obama, o primeiro homem negro a ocupar a cadeira da presidência na terra do Tio Sam.

Vamos entender mais sobre essa pessoa notável? Para o Enem, é sempre bom aprofundar! Continue a leitura para saber quem foi Barack Obama e por que é importante conhecê-lo!

Quem é Barack Obama?

Barack Obama é um advogado e político estadunidense. Ele ocupou a cadeira da presidência entre os anos de 2009 e 2017, tendo sido o 44º presidente dos Estados Unidos da América. Além disso, ele foi a primeira pessoa de identidade negra a ocupar o cargo-chefe da Casa Branca.

Esse fato merece grande destaque, pois o passado e o presente dos EUA são marcados por uma grande violência racial, de maneira similar ao racismo no Brasil. Na prova de História do Enem, essas questões podem estar associadas.

A posse de Obama trouxe grande comoção para o mundo todo. Ao lado de sua companheira, Michelle Obama, ele foi tomado como símbolo de mudança e de esperança para milhões de pessoas que acreditam em um mundo mais justo.

Quais são os principais fatos sobre a sua biografia?

A biografia de Obama traz muitos fatos importantes, que ajudam a entender sua trajetória exemplar. O ex-presidente nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961. Seu nome de batismo é Barack Hussein Obama II.

Seu pai era um economista do Quênia, e sua mãe uma antropóloga estadunidense. Quando Obama tinha cinco anos, seus pais se separaram, e sua mãe se casou com um indonésio. Ele então se mudou com ela para a Indonésia, onde viveu e estudou até os dez anos de idade.

Depois, ele retornou para Honolulu e foi morar na casa dos avós maternos. Ele estudou na Punahou School, até concluir o ensino médio em 1979.

Em 1988, Obama se formou em Ciência Política pela Universidade de Columbia, em nova Iorque, uma das mais prestigiadas do país. Em 1991, ele obteve o título de doutor em Direito em Harvard. Foi um ciclo acadêmico invejável, não é?

Vale mencionar ainda que em 1992 Obama se casou com Michele Robinson, com quem teve duas filhas. Durante o mandato do marido, ela foi uma grande apoiadora e defensora do seu trabalho.

Obama entra para a política oficial em 1996, quando foi eleito para o Senado de Illlinois. Político do Partido Democrata, ele foi reeleito para o cargo estadual em 1998 e 2002. Em 2004, ele foi eleito para o Senado Nacional com impressionantes 70% dos votos.

No final de 2008, Obama derrotou a candidata republicana Hillary Clinton e foi eleito presidente dos Estados Unidos. Uma curiosidade é que seu vice-presidente era o político Joe Biden, que ocupa atualmente a Casa Branca.

Obama foi reeleito como presidente em 2012, colhendo os frutos de um bom governo democrático. Em 2009, ele havia recebido o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços de fortalecer a diplomacia internacional e a união mundial.

Tour pela prova do Enem

Uma coisa interessante sobre a sua eleição de 2008 é que ela costuma ser tomada como referência de campanha online de sucesso. Por fim, o ex-presidente está prestes a lançar um livro de conversas com o músico Bruce Springsteen, um dos mais famosos dos EUA.

Qual é a importância do Barack Obama na política?

Existem inúmeros motivos que tornam Barack Obama um personagem tão importante na política do mundo. Separamos alguns para você, mas não se esqueça de continuar a estudar e procurar saber mais sobre o tema.

Primeiro presidente negro do país

É difícil exagerar a importância desse fato, em um país cuja população negra sofreu muito com a herança da escravidão, como acontece também no Brasil. Até a década de 1960, os negros não podiam nem sequer votar nos EUA!

Figura diplomática e conciliadora

Obama é uma figura carismática, que conseguiu desempenhar um papel unificador como líder. No cenário internacional, ele buscou reforçar a cooperação entre os povos e reduzir a violência militarista.

Acordo climático

Sob a gestão de Obama, os Estados Unidos aceitaram pela primeira vez na história reduzir as emissões de CO2. Embora não tenha sido uma solução definitiva, ele fez um esforço importante para que a questão ambiental melhorasse.

Política internacional

Obama cumpriu sua promessa de retirar a maior parte das tropas estadunidenses do Iraque e do Afeganistão. Ele também reestabeleceu as relações diplomáticas com Cuba, após anos de bloqueio em função da Guerra Fria. Vale lembrar que a influência dos EUA no mundo não é necessariamente boa, pois o país sempre praticou um imperialismo pesado.

Um tipo de questão bastante comum nas provas de História do vestibular está relacionado à política externa do presidente Obama. De natureza progressista, seu governo foi marcado por ações e discursos importantes. Veja este exemplo extraído do Enem de 2015:

Na abertura do “Concerto para a Esperança”, em Washington, O presidente Barack Obama falou que o atentado às torres gêmeas não modificou o caráter dos americanos. Ele falou também que não há nenhuma guerra com:

a) os Afegãos.

b) o islamismo.

c) os talibãs.

d) A AL-Qaeda.

e) O Iraque.

A resposta é a letra b, “o islamismo”. Trata-se de uma declaração importante, se pensarmos que o presidente de uma nação democrática não deve fomentar a violência contra grupos sociais ou religiosos. Vale lembrar também que conhecer a figura de Obama pode ser muito útil para a Redação do Enem!

Quais são os principais feitos do Barack Obama na presidência?

O ex-presidente Obama enfrentou um enorme desafio no campo doméstico. Assumindo o cargo em 2009, ele herdou a maior crise econômica da história dos EUA desde a Grande Depressão de 1929.

Ele implementou vários programas de emprego, saúde, assistência social e incentivo à economia. Sua administração foi vitoriosa nesse sentido, levando o país a recuperar o crescimento do PIB e a reduzir a taxa de desemprego.

Outro feito importante foi o apoio aos direitos da comunidade LGBTQIA+. Obama aprovou itens da agenda democrática, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Além disso, em março de 2010 o então presidente Obama sancionou a Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente, conhecida como “Obamacare”. Foi uma reforma gigantesca, que tentou fortalecer o sistema de saúde pública do país.

Continue estudando!

Lembre-se de que há muitas outras figuras públicas relevantes que podem cair no vestibular, além de Barack Obama. Também nos Estados Unidos, temos a história do presidente Abraham Lincoln, que declarou a emancipação dos escravos no país. Se viajarmos para a África, Nelson Mandela foi uma das figuras mais importantes na luta contra o Apartheid.

O importante é continuar estudando sobre a história do mundo, conectando os diferentes acontecimentos com uma visão crítica. Procure boas fontes na Internet e em livros de história, mas lembre-se de valorizar sempre materiais confiáveis.

Gostou de conhecer a figura de Barack Obama? Aproveite para procurar mais informações e leia nosso e-book exclusivo de preparação para o Enem! Conte conosco para passar no vestibular e começar uma vida profissional de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados