Abraham Lincoln: quem foi e por que estudá-lo?

Abraham Lincoln

Como estão as suas leituras em relação ao Enem? Sabemos que todas as provas do processo seletivo abordam figuras relevantes da história mundial. Conhecer alguns líderes importantes, como Abraham Lincoln, por exemplo, pode ser um diferencial para você se sair bem na prova e conquistar a tão desejada aprovação.

Abraham Lincoln foi um presidente diferenciado na política dos Estados Unidos e realizou diversas transformações no meio social. Por esse motivo, é um grande nome que têm enorme probabilidade de aparecer nas provas de História do Enem ou do vestibular.

Quer conhecer mais sobre a vida desse político tão importante para os Estados Unidos? Continue lendo e confira!

Quem foi Abraham Lincoln?

Abraham Lincoln foi o 16° presidente dos Estados Unidos. Seu mandato se estendeu de 4 de março de 1861 até ser assassinado em 15 de abril de 1865, quando tinha 56 anos.

Era um homem de pulso firme e determinado, que não tinha receios em tomar decisões para o desenvolvimento do Estado. Em sua gestão, passou momentos desafiadores e conflituosos, pois lutava pelos direitos da população, e realizou grandes projetos que modificaram a vida do povo estadunidense.

Nasceu dia 12 de fevereiro de 1809, em Kentucky nos EUA. Era filho de pais camponeses que levavam uma vida bem humilde. Por isso, começou a trabalhar muito cedo e os seus primeiros trabalhos foram nas fazendas da região que residia.

Suas atividades eram estocar grãos, fazer corte de toras de madeira e realizar o preparo dos produtos que seriam levados para as localidades dos Estados Unidos.

Abraham Lincoln era adepto aos estudos e, em 1837, concluiu a sua graduação e formou-se advogado. Mas para investir em seu curso, trabalhou em várias funções, como lojista, topógrafo e outras. Antes da sua formação, resolvia conflitos nas regiões rurais.

Qual é a relevância desse político para os EUA?

Abraham Lincoln teve um papel fundamental no contexto social de todos os territórios que fazem parte dos Estados unidos. Foi um político que sempre valorizou o povo, sobretudo as classes mais sofridas, como os escravos da região Sul, por exemplo.

Tinha uma visão que valorizava a unidade do povo para que, juntos, todos os territórios trabalhassem de maneira que suas práticas levassem ao bem de todos. Era conhecedor das leis e sabia como instituir normas que instigasse os políticos e o povo para que tivessem um vida mais saudável.

Como se deu o início da carreira política de Abraham Lincoln?

Abraham Lincoln demonstrou interesse pela política antes mesmo de realizar o alistamento militar, por volta da década 1830. Em 1832, tentou eleição na Assembleia Geral de Illinois, mas não conseguiu se eleger.

O início da carreira política aconteceu em 1834 pelo partido Whig, quando foi eleito para atuar no Legislativo do Estado. Permaneceu no cargo até 1842. Nesse período, ele se dedicou à política e aos estudos de Direito para realizar o sonho de ser advogado.

A carreira política de Abraham Lincoln teve um grande avanço quando ganhou a eleição para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos em Washington no ano de 1849.

Quais foram os seus principais feitos?

Abraham Lincoln viveu anos turbulentos durantes os seus mandatos devido às opiniões contrárias de muitos adversários e de algumas populações que descordavam das suas decisões políticas.

Guerra Civil Americana

Quando eleito presidente, o Estado passava por graves problemas que envolviam os estados do Norte e do Sul. Os estados do Norte tinham uma mão de obra livre e remunerada, enquanto os estados do Sul escravizavam os agricultores no trabalho.

banner de preparação para o enem 2021

O pensamento abolicionista de Lincoln foi de encontro às atitudes de escravidão dos sulistas, que se separaram dos Estados Unidos e formaram os Estados Confederados da América.

Foi esse o motivo que deu início à Guerra Civil Americana, conhecida como Guerra da Secessão, em 1861. Lincoln desejava a unificação dos territórios americanos, enquanto os políticos apoiavam o desejo do povo do Sul pela permanência da escravidão.

Guerra de Secessão

Outro marco na carreira de Abraham Lincoln como presidente norte-americano, foi ter decretado a abolição dos afro-americanos (escravos) nos Estados Unidos. Durante o período da Guerra Civil, Lincoln decide assinar a Proclamação da Emancipação no dia 1° de janeiro de 1863, que autoriza a libertação de todos os escravos dos territórios americanos.

Dois anos após consolidar a libertação do povo escravo, Abraham Lincoln garantiu a permanência da liberdade dos estadunidenses ao aprovar a 13ª Emenda Constitucional, que tornou a escravidão nos territórios dos Estados Unidos proibida.

Os conflitos cessaram em 1865 com a vitória norte-americana. Assim, a Guerra Civil chegou ao fim. Nesse ano, Lincoln decide reconstruir os Estados Unidos e reintegrar os revolucionários, com o objetivo de unificar e fortalecer as regiões nacionais.

Qual era o partido de Abraham Lincoln?

Em 1860, a bancada da Convenção Republicana decidiu que Abraham Lincoln seria o candidato à presidência. A eleição de Lincoln foi consumada no ano de 1861 com 40% dos votos em relação aos seus adversários.

Período anterior ao seu mandato, durante a década de 1858, os Estados Unidos viviam divididos por ocasião de grandes mudanças sociais que estavam acontecendo. Nos territórios do Norte, o partido republicano recebia o apoio de uma burguesia bem-estruturada financeiramente e grupos de operários organizados.

Enquanto no Sul, os democratas eram focados na supremacia aristocrata das regiões rurais, por meio de grandes propriedades rurais que realizava a monocultura e o trabalho escravo.  

Como esse assunto pode aparecer na prova do Enem?

Abraham Lincoln passou a fazer parte das grandes figuras dos Estados Unidos. Isso ocorreu devido ao seu dinamismo e forma de administrar um estado que passava por grandes conflitos durante o seu mandato. Para aprofundar mais seus conhecimentos, faça pesquisas em livros para o vestibular.

Mas para estudar para História no Enem, é importante ficar atento aos diversos aspectos que ocorreram durante a vida política do presidente, como:

  • ano do seu nascimento e de sua morte;
  • partido político que fazia parte;
  • nome que foi dado à guerra que ocorreu por consequência dos conflitos sobre escravidão;
  • ano que foi eleito presidente dos Estados Unidos;
  • duração do seu mandato como presidente;
  • em que Abraham Lincoln é graduado;
  • data que decretou a Emancipação dos escravos;
  • partidos que entraram em contradição sobre a escravidão do povo do Sul.

Veja um exemplo de questão sobre Abraham Lincoln que caiu na prova do Enem de 2009:

Antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln opunha–se à escravidão, mas desaprovava o direito a voto para o negro e os casamentos birraciais. Em 1861, ele assumiu a presidência. Vários estados escravistas do Sul deixaram a União e formaram a sua Confederação independente. Nos anos 1861–5, teve lugar uma Guerra Civil entre a União e a Confederação. Em 1863, por decreto e emenda constitucional, Lincoln aboliu a escravidão. Cerca de 200.000 soldados negros lutaram ao lado da União e tornaram–se eleitores. Lincoln planejava assegurar escolaridade aos ex–escravos, e também alguns direitos civis, mas foi assassinado por um racista na Sexta–Feira Santa de 1865. Ele tornou–se uma figura controversa. Para alguns, foi um mártir, sacrificado pela sua causa. Para outros, um racista, que aboliu a escravidão apenas para ganhar soldados.

Segundo o texto, Lincoln tinha a intenção de apresentar uma proposta para o problema do relacionamento de ex-escravos com o resto da sociedade. Caso essa proposta tivesse entrado em vigor, sua implantação teria sido útil a outras sociedades, pois

  • a) neutralizaria quem fosse racista, e os condenados por crimes raciais seriam deportados.
  • b) incentivaria casamentos birraciais, o que transformaria os EUA na primeira grande nação mestiça.
  • c) garantiria os direitos civis dos ex–escravos, o que serviria de exemplo de aliança política a ser copiado por nações escravistas.
  • d) permitiria que os escravos pudessem votar, o que tornaria viável, naquele contexto, a eleição de um presidente negro.
  • e) garantiria aos soldados negros acesso à educação e, assim, modernizaria o exército norte–americano.

Resposta correta: C.

Aprenda mais!

Como percebemos, Abraham Lincoln foi um presidente estadunidense que promoveu benefícios ao povo e desenvolveu o estado. Por isso, fazer a leitura de livros sobre a biografia do político, pode ser um ótimo recurso sobre inspiração e aprendizado, além de oferecer conhecimento que ajudam na modalidade educacional de muitos alunos que necessitam dessas informações para a realização de diversas provas, como por exemplo, o Enem.

Por falar nisso, aproveite o nosso e-book gratuito de preparação para o Enem 2021 e arrase na sua prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.