Arte contemporânea: o que é e como estudar o assunto?

arte contemporânea

Ao estudar História, você provavelmente já percebeu que os acontecimentos são divididos em diferentes Eras (ou Idades): Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Essa é uma estratégia utilizada para facilitar os estudos e nos ajudar a relacionar temas de contextos sociais e históricos semelhantes.

E com a Arte? Bom, tudo funciona mais ou menos da mesma forma! A diferença está na divisão, que acontece de forma um pouco diferente quando o assunto envolve os movimentos artísticos.

Pensando nisso — e na importância que esse tema tem para os vestibulares e para o Enem —, preparamos um artigo sobre a Arte Contemporânea. Nele, você aprenderá as principais informações sobre o tema e verá dicas de como estudar esse conteúdo para as provas. Boa leitura!

O que é Arte Contemporânea?

A Arte Contemporânea é o movimento artístico que corresponde às criações feitas a partir de meados do século XX, ou seja, por volta da década de 1960.

O seu contexto histórico está associado ao pós-Guerra, um momento em que a ideia de liberdade e mudança estava muito presente na sociedade.

Essa liberdade também se estendia ao processo criativo, que permitia o uso de conceitos sobre Renascimento e outras escolas literárias, apesar de também estimular a inovação por parte dos artistas.

Algumas das principais características do movimento são:

  • influência dos avanços tecnológicos;
  • ausência de compromissos com instituições como a Igreja ou o Estado;
  • mistura de estilos de períodos distintos;
  • aproximação das obras com eventos da cultura popular;
  • proposta de interação do observador com a obra, como uma imersão;
  • proposta de promover emoções e sensações nos observadores;
  • pinceladas rápidas e curtas.

Conheça a Pop Art

A Pop Art, ou arte popular, foi uma vertente artística que surgiu em meados dos anos 1950. Sua principal característica foi o uso de conceitos da cultura popular para a concretização das obras. Por isso, era comum o uso de figuras de personalidades e personagens populares naquele momento.

Além disso, as cores vibrantes e vivas se tornaram uma marca registrada dessas obras, que são facilmente reconhecidas até os dias atuais.

Onde a Arte Contemporânea surgiu?

A Arte Contemporânea inicialmente surgiu em companhia ao movimento do Modernismo, mas acabou se divergindo dele rapidamente.

Seu início se deu em 1910, com a criação de uma sociedade dedicada à Arte Contemporânea em Londres, pelo artista Roger Fry. No entanto, o seu fortalecimento só se daria décadas depois, também na Europa.

No Brasil, a Arte Contemporânea tomou força nos anos 1960, como um levante de crítica à Ditadura Militar. Continuou crescendo nas décadas seguintes, especialmente no movimento de Diretas Já e é, até hoje, uma das principais vertentes em voga no país.

Quais são as principais obras de Arte Contemporânea?

A Arte Contemporânea ainda está acontecendo em nossa sociedade. Por isso, é difícil citar obras que marcaram esse período — como fazemos ao exaltar as obras de Tarsila do Amaral no Modernismo ou de Leonardo Da Vinci, no Renascimento.

Tour pela prova do Enem

Por isso, que tal citarmos alguns nomes que foram destaque nesse movimento até agora? São eles:

  • Hélio Oiticica (Brasil);
  • Franz Weissmann (Brasil);
  • Jean-Michel Basquiat (Estados Unidos);
  • Marina Abramovic (Sérvia);
  • Andy Warhol (Estados Unidos);
  • Damien Hirst (Reino Unido);
  • Lucian Freud (Alemanha);
  • Takashi Murakami (Japão).

Como estudar esse tipo de assunto?

Agora, veja algumas dicas interessantes que vão te ajudar a estudar esse assunto para o Enem e outros vestibulares!

Entenda o contexto social e histórico

Um dos segredos para estudar movimentos artísticos é entender o contexto social e histórico daquele período. No caso da Arte Contemporânea, pontos de atenção são:

Entender essas matérias e associá-las com as obras observadas fará toda a diferença no seu desempenho na hora da prova! Não se esqueça que uma das palavras-chave do Enem é interdisciplinaridade.

Estude o contexto econômico

Assim como o contexto histórico, o momento econômico vivido pela sociedade de meados do século XX também deve ser compreendido para que você possa fazer uma boa leitura das obras artísticas.

Aqui, você deve atentar ao embate entre o socialismo e o capitalismo e a consequente vitória do segundo modelo econômico.

Veja filmes e documentários sobre o assunto

Que tal aproveitar os momentos de descanso para assistir a um bom filme, documentário ou série? Aproveite e assista a conteúdos que possam ajudá-lo ainda mais nas provas!

Alguns títulos interessantes para quem está estudando a Arte Contemporânea são:

  • Basquiat — Traços de Uma Vida (1996);
  • Grandes Olhos (2014);
  • Cidade Cinza (2013);
  • Lixo Extraordinário (2010).

Conte com a ajuda de bons materiais

Por fim, não deixe de contar com o apoio de bons materiais para ajudar nos seus estudos! O portal Trilha do Enem é uma ótima opção para isso. É uma plataforma gratuita com videoaulas e exercícios ideias para uma boa preparação para as provas!

Como a Arte Contemporânea pode ser cobrada no Enem?

Para finalizar, veja agora um exemplo de questão que já apareceu no Enem sobre a Arte Contemporânea.

(Enem 2019) Para que a passagem da produção ininterrupta de novidade a seu consumo seja feita continuamente, há necessidade de mecanismos, de engrenagens.

Uma espécie de grande máquina industrial, incitante, tentacular, entra em ação. Mas bem depressa a simples lei da oferta e da procura segundo as necessidades não vale mais: é preciso excitar a demanda, excitar o acontecimento, provocá-lo, espicaçá-lo, fabricá-lo, pois a modernidade se alimenta disso.

CAUQUELIN, A. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005 (adaptado).

No contexto da arte contemporânea, o texto da autora Anne Cauquelin reflete ações que explicitam:

a)  métodos utilizados pelo mercado de arte;

b) investimentos realizados por mecenas;

c) interesses do consumidor de arte;

d) práticas cotidianas do artista;

e) fomentos públicos à cultura.

Resposta: letra a.

Continue os seus estudos sobre o tema!

Estudar Arte Contemporânea é uma verdadeira viagem até a mente dos artistas que a fazem! Além de ser um tema muito divertido, sua compreensão é importante para quem vai prestar o vestibular. Então, não pare de estudar a matéria, ok?

Aliás, temos um material gratuito que vai te ajudar bastante na hora de montar um plano de estudos. É o e-book de preparação para o Enem 2021! Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados