Você é aquele tipo de pessoa que não tem medo de frequentar o dentista? Tem interesse em seguir carreira em uma área que envolve algum tipo de assistência e curte cuidar dos outros ao seu redor? Então, saiba que a faculdade de Odontologia é uma opção e tanto para o seu perfil!
Essa graduação forma pessoas especializadas em cuidar e tratar a região bucal, como dentes, língua, gengivas, articulações, mordida etc. Para atuar nessa profissão, é fundamental investir na formação, capaz de garantir todo o preparo necessário para lidar com várias doenças e problemas que afetam a saúde bucal das pessoas. Além disso, você deve entender como isso se relaciona com as outras partes do corpo, garantindo mais qualidade de vida ao paciente.
Se quer conhecer as principais informações sobre o curso de Odontologia, não perca o post. Boa leitura!
- 1 Como é a faculdade de Odontologia?
- 2 Quais são as principais matérias da faculdade para ser dentista?
- 3 Qual a duração do curso de Odontologia?
- 4 Como consultar o preço do curso de Odontologia?
- 5 Como se matricular no curso para faculdade de Odontologia?
- 6 Quais são as modalidades em que o curso está disponível?
- 7 Qual é o perfil do aluno de Odontologia?
- 8 Como o Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?
Como é a faculdade de Odontologia?
A graduação em Odontologia oferece aos alunos uma experiência de qualidade durante a sua formação acadêmica, unindo prática e teoria. Nesse caso, você terá acesso à capacitação necessária para tratar gengivas, boca e dentes com uma visão atualizada e integral da realidade não apenas do mercado, mas também do cenário social do Brasil.
Com isso, são formados profissionais preparados para contribuir diretamente com a ampliação do acesso das pessoas à saúde de excelência. Durante os anos de curso, o aluno fica apto para tratar, diagnosticar e prevenir diversas doenças bucais, além de cuidar dos procedimentos estéticos.
Após a conquista do tão sonhado diploma de graduação, os dentistas terão uma visão técnica, ética, reflexiva, crítica e humanista — algo essencial para quem trabalha na área da saúde. Por essa razão, a faculdade abrange atividades de pesquisa, ensino e extensão, de maneira que você possa atuar com as habilidades necessárias para resolver problemas.
Isso também ajuda na sua entrada no mercado de trabalho, que ocorre de modo mais rápido quando os profissionais já se sentem prontos para o dia a dia de trabalho. As atividades práticas e acadêmicas oferecem um amplo conhecimento do corpo humano.
Isso torna o dentista um verdadeiro promotor da saúde, que atua no diagnóstico de doenças, no controle de patologias, na reabilitação e na prevenção dos pacientes. Tudo isso precisa ser realizado sob a ótica científica atual, trazendo os profissionais para um contexto pluralista, seguro e atualizado — com autonomia intelectual para desenvolver suas atividades de maneira consciente, ética e satisfatória.
Se você já esteve em dúvida entre os bacharelados de Odontologia ou Medicina, saiba que, apesar de apresentarem semelhanças, também contam com várias diferenças, sendo que o dentista encontra um mercado de trabalho aquecido para a atuação.
Ao concluir a faculdade de Odontologia, o aluno estará preparado também para ingressar em uma pós-graduação, se especializando em uma área de interesse em alta. O objetivo é fazer com que a saúde bucal seja mais valorizada pelas pessoas.
Objetivo do curso de Odontologia
Os dentistas são considerados agentes de saúde pública. Portanto, o objetivo principal da graduação em Odontologia é formar pessoas com conhecimentos técnicos e vivência prática que possibilitam os cuidados com a saúde bucal de pacientes de várias idades.
Os futuros profissionais devem ter conhecimentos aprofundados sobre anatomia humana, especialmente da região da face. Precisa ficar por dentro das disfunções, alterações e patologias que afetam essa parte do corpo, bem como saber qual abordagem utilizar em cada caso.
O bacharelado também prepara os alunos para que eles possam oferecer um atendimento seguro e humanizado. Logo, os conhecimentos técnicos são somados a matérias como Ética, para garantir uma formação de qualidade ao futuro profissional.
Nesse caso, é fundamental optar por estudar em uma instituição de ensino de qualidade, com infraestrutura moderna, corpo docente alinhado ao mercado e um projeto pedagógico atual. Dessa forma, você receberá todo o suporte e conhecimento de que necessita para construir uma carreira de sucesso.
Quais são as principais matérias da faculdade para ser dentista?
Na faculdade de Odontologia, os alunos contam com conteúdos da área da saúde e das Ciências Biológicas, incluindo assuntos como Genética, Microbiologia, Bioética, Epidemiologia, Fisiologia etc.
No entanto, as disciplinas profissionalizantes incluem Anestesiologia, Ortodontia, Odontopediatria e Radiologia. No momento em que os estudantes passam a treinar as técnicas em manequins odontológicos começa no segundo ano.
As instituições de ensino liberam o atendimento a partir do terceiro ano de estudos. O Ministério da Educação (MEC) recomenda que sejam feitos no mínimo 20% da carga total do curso em estágios, o que garante que o graduando esteja apto para realizar suas atividades fora da faculdade.
O objetivo principal da graduação é formar pessoas capazes e competentes para promover a saúde bucal das pessoas, sendo uma figura essencial na manutenção da saúde pública. Assim, a matriz curricular é bem dividida e completa, o que garante que tudo o que for necessário seja estudado ao longo dos semestres de formação.
Confira, abaixo, todas as matérias de Odontologia da grade curricular:
- Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal
- Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor
- Ed – Cultura Digital
- Introdução à Biologia Celular e do Desenvolvimento
- Pensamento Científico
- Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico
- Ciên. Morfofuncionais dos Sistemas Nervoso e Cardiorrespiratório
- Ed – Projeto de Vida
- Odontologia Morfofuncional
- Odontologia Morfofuncional da Cabeça e Pescoço
- Ed – Marketing Digital
- Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal
- Odontologia Pré-Clínica I
- Optativa I
- Saúde Bucal Coletiva
- Saúde Pública
- Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Odontologia
- Fundamentos para Assistência Odontológica I
- Fundamentos para Assistência Odontológica II
- Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica I
- Odontologia Pré-Clínica II
- Sociedade Brasileira e Cidadania
- Ed – Mindset Ágil
- Estágio em Saúde Coletiva – Estratégia de Saúde da Família
- Fundamentos para Reabilitação Oral I
- Odontologia Legal e Deontologia
- Odontologia Pré-Clínica III
- Propedêutica Clínica Odontológica I
- Propedêutica Clínica Odontológica II
- Clínica Integrada de Assistência Odontológica I
- Ed – Design Thinking
- Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica I
- Estágio em Saúde Coletiva – Levantamento Epidemiológico
- Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica II
- Fundamentos para Reabilitação Oral II
- Propedêutica Clínica
- Clínica Integrada de Assistência Odontológica II
- Clínica Integrada de Atenção ao Adolescente
- Ed – Empregabilidade
- Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica II
- Estágio em Saúde Coletiva – Acolhimento e Referenciamento
- Fundamentos para Atenção à Criança I
- Odontologia Pré-Clínica IV
- Clínica Integrada de Assistência Odontológica III
- Clínica Integrada de Atenção à Criança I
- Clínica Integrada de Reabilitação Oral I
- Ed – Desenvolvimento de Carreira
- Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica III
- Fundamentos para Atenção à Criança II
- Fundamentos para Reabilitação Oral III
- Clínica Integrada de Assistência Odontológica IV
- Clínica Integrada de Atenção à Criança II
- Clínica Integrada de Reabilitação Oral II
- Ed – Empreendedorismo
- Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica IV
- Estágio em Saúde Coletiva – Gestão do SUS
- Optativa II
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Clínica Integrada de Atenção à Pessoa com Deficiência
- Clínica Integrada de Atenção ao Idoso
- Ed – Responsabilidade Social
- Estágio em Odontologia Hospitalar
- Estágio em Saúde Bucal na Atenção Básica V
- Estágio em Urgências Odontológicas
- Fundamentos para Atenção à Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais
- Trabalho de Conclusão de Curso II
Agora, você vai conhecer em detalhes algumas das principais disciplinas estudadas na faculdade para ser dentista. Confira!
Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal
A ideia dessa matéria é possibilitar que os alunos reconheçam os meios de cultura usados em Microbiologia, compreendam como manipular swabs e alças para cultivo de microrganismos e identifiquem as diferenças em relação às características e à morfologia de colônia de microrganismos.
Fundamentos para Reabilitação Oral
A reabilitação oral está relacionada à qualidade de vida das pessoas. Nessa disciplina de Odontologia, você aprenderá os tratamentos e as técnicas para restabelecer o aspecto funcional e a estética do sorriso. Com ela, pretende-se manter a saúde bucal dos pacientes, com o objetivo de melhorar a mastigação.
Clínica Integrada de Atenção à Pessoa com Deficiência
O tratamento de pessoas com deficiência precisa de noções e especializações para garantir o sucesso. Nessa disciplina, você aprenderá os aspectos das áreas odontológicas que se relacionam ao atendimento desses pacientes.
Ficar por dentro dos aspectos dessa matéria é essencial nos dias de hoje, pois abrange diferentes tipos de atendimentos que necessitam de preparo.
Odontologia Legal e Deontologia
Essa é uma área da Odontologia que cuida dos fenômenos biológicos, químicos, psíquicos e físicos que atingem o Homem. É o campo de estudo voltado para o profissional que quer trabalhar no ramo forense, fazendo diversos exames em arcadas dentárias.
A matriz curricular de Odontologia não abrange somente conteúdos relacionados à prática clínica. Na parte legal, os dentistas podem emitir atestados, produzir relatórios e elaborar laudos técnicos que favorecem diferentes processos. Isso inclui perícias nas áreas criminal, trabalhista, ética, administrativa e civil.
Propedêutica Clínica Odontológica
Essa é uma disciplina bastante comum em outras graduações da área da saúde, como Fisioterapia e Farmácia. Ela é caracterizada pelo conjunto de informações coletadas sem o uso de diagnósticos ou procedimentos específicos.
A propedêutica clínica abrange várias técnicas para chegar a uma conclusão sobre a condição dos pacientes. Podem ser dados de exames físicos, informações e anamnese (espécie de entrevista, em que o profissional faz perguntas para entender o perfil da pessoa).
Após essa etapa, os dentistas partem para o exame clínico para realizar a avaliação da região bucal do paciente. As manobras envolvidas nessa fase incluem olfação, percussão, palpação e inspeção. É fundamental que os graduandos conheçam todas para ter sucesso nas aplicações futuras.
Qual a duração do curso de Odontologia?
O curso de Odontologia tem duração média de 5 anos, o que representa 10 semestres até a conquista do diploma. Esse tempo é por conta da carga horária que você precisa cumprir ao longo da formação, de cerca de 4 mil horas.
Logo, por regulamentação do MEC, as faculdades não podem oferecer menos que isso ao aluno da faculdade de Odontologia. Confira a carga horária da graduação por semestre:
- 1º semestre: 285 horas;
- 2º semestre: 285 horas;
- 3º semestre: 355 horas;
- 4º semestre: 365 horas;
- 5º semestre: 415 horas;
- 6º semestre: 425 horas;
- 7º semestre: 425 horas;
- 8º semestre: 435 horas;
- 9º semestre: 465 horas;
- 10º semestre: 495 horas.
Apesar de ter uma duração de 5 anos, saiba que esse tempo pode não ser igual para todos os alunos. Isso acontece por causa de alguns fatores, como uso de créditos de disciplinas já feitas, cursos de curta duração e DPs. Tudo isso ocorre em praticamente todas as instituições de ensino, mas lembre-se: é essencial checar se a faculdade escolhida tem o compromisso de oferecer uma aprendizagem de excelência.
O uso de créditos se dá quando você opta por fazer uma segunda graduação e utiliza os créditos de matérias já feitas para realizar esse curso em um tempo menor. Em geral, faculdades de campos correlatados apresentam algumas disciplinas em comum.
Desse modo, com o uso de créditos, você consegue fazer mais do que uma graduação com mais facilidade. Já com as DPs, é possível prolongar o tempo de formação. Elas surgem quando o graduando não consegue atingir a nota mínima necessária para ser aprovado no semestre em determinada disciplina.
Com isso, ele fica de DP, ou seja, deve repetir o conteúdo e a carga horária para comprovar novamente o entendimento do assunto por meio das provas. Além disso, existem os cursos de curta duração.
De maneira geral, são graduações de nível Tecnólogo, que otimizam o tempo das disciplinas sem perder a qualidade do ensino. Nesse caso, uma das vantagens é que você consegue ingressar mais rápido no mercado de trabalho.
Como consultar o preço do curso de Odontologia?
Para consultar o valor da graduação em Odontologia é bem simples, basta acessar o nosso site. Por lá, é possível checar em quais modalidades o curso está disponível e verificar o preço das mensalidades.
Abaixo, você vai conferir um passo a passo de como fazer essa pesquisa completa:
- acesse o portal Vestibulares;
- no primeiro campo de busca, digite a sua localidade;
- após isso, selecione a faculdade de Odontologia;
- clique em “buscar opções de cursos”;
- em “como estudar”, você consegue visualizar as alternativas, basta aplicar o filtro;
- por fim, basta conferir o preço das mensalidades e as localizações disponíveis.
Como se matricular no curso para faculdade de Odontologia?
Se você já decidiu que quer seguir carreira na área da Odontologia, deve estar ansioso para saber como se matricular nessa graduação, certo? Nesse caso, a melhor escolha é optar por uma das instituições parceiras do Vestibulares — o bacharelado de Odontologia da Anhanguera é um ótimo exemplo!
Após isso, é importante fazer o vestibular de Odontologia da faculdade escolhida ou optar pelo ingresso com a nota do Enem e, assim que for aceito, receberá um e-mail de boas-vindas com acesso ao Portal Digital do Aluno.
Depois dessa etapa, o candidato deve fazer a matrícula em uma das unidades. Esse passo é simples: o processo é iniciado de maneira digital, no conforto da sua casa. Não se esqueça de que também é necessário apresentar a documentação obrigatória, como CPF, RG, certidão de nascimento, certificado de conclusão do ensino médio e histórico escolar atualizado.
Quais são as modalidades em que o curso está disponível?
O bacharelado de Odontologia pode ser feito na modalidade de ensino presencial. Assim, você precisa comparecer à faculdade durante os 5 dias da semana para assistir às aulas, fazer provas, apresentar trabalhos etc. Além disso, uma das grandes vantagens é que é possível interagir com colegas de turma e tirar todas as dúvidas com os professores presencialmente.
Uma observação importante sobre esse curso é que não existe autorização do MEC para que ele aconteça no formato de ensino a distância, por conta da extensa carga horária e das diversas matérias práticas para a formação acadêmica. Em contrapartida, a especialização nesse campo pode ser ofertada na modalidade EAD.
Pode ser que, no futuro, surja essa opção, em que os alunos poderão acompanhar as aulas teóricas do celular, computador ou tablet, por meio de uma plataforma online.
Qual é o perfil do aluno de Odontologia?
Como foi possível perceber, quem decide seguir carreira nessa área deve ter um ótimo preparo acadêmico. Mas as aptidões do futuro profissional devem ir além do domínio das disciplinas de Odontologia. Assim como em outros cursos, existe um perfil ideal do estudante, que garante não apenas a boa formação, mas uma atuação de excelência.
Confira, abaixo, algumas habilidades essenciais do aluno e do profissional de Odontologia!
Concentração e foco
Um profissional de Odontologia disperso dificilmente alcançará um bom resultado com os pacientes. E isso vale não apenas para sua concentração na hora de executar tratamentos, mas no momento de encontrar uma especialização. Afinal, em qual especialidade você quer investir para ter diferencial competitivo e excelência profissional?
Curiosidade
Você se considera uma pessoa curiosa? Então, provavelmente pode se sentir mais fisgado por carreiras que dependem de soluções para problemas específicos, como na Odontologia. Como o mercado sempre traz inovações e tendências em procedimentos e técnicas, a curiosidade auxilia muito nesse aperfeiçoamento do trabalho.
Logo, um dentista de excelência é aquele que sai do consultório e busca por melhorias em seus resultados e processos. Isso se dá por meio de networking, leituras, especializações, palestras, congressos etc.
Humildade
Já sabemos que não é possível entender sobre tudo, e um dentista não tem a palavra final só por ter a formação em Odontologia. Um profissional preparado é aquele que sempre precisa de uma segunda opinião.
Assim, ele procura um especialista, por exemplo, ou estuda bastante para encontrar uma solução para aquela situação que exige conhecimentos mais complexos.
Como o Vestibulares ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?
Viu só como a faculdade de Odontologia oferece uma formação de qualidade e completa para os alunos? Para ter acesso a todas essas vantagens, o primeiro passo é escolher a instituição de ensino em que vai estudar.
Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com um corpo docente formado por mestres e doutores que poderão tirar todas as dúvidas sobre a profissão, por exemplo, quais são as áreas de atuação do dentista, qual é o salário do profissional de Odontologia, onde ele pode trabalhar etc.
Além disso, o aluno tem acesso a diferenciais exclusivos que fazem toda a diferença para a formação. Veja só!
Formas de ingresso facilitadas
Nas nossas instituições parceiras, você poderá escolher uma das várias formas de ingresso oferecidas. O objetivo é facilitar a entrada ao ensino superior. Além do vestibular tradicional, as alternativas são:
Bolsas de estudo
Se você pensa que o sonho de cursar Odontologia está distante por conta da sua situação financeira, pode ficar tranquilo. É possível concorrer a uma bolsa de estudo que abate ou diminui o valor das mensalidades do curso. Veja algumas opções:
- Bolsa Primeiro Semestre — oferece um desconto de até 20% das mensalidades durante os 6 primeiros meses de graduação;
- Bolsa Enem — oferece um desconto de até 100% das mensalidades do curso superior. Esse desconto é proporcional à sua nota e, quanto maior for a sua pontuação, maior será o benefício;
- Bolsa Incentivo — foi criada com o objetivo de ajudar o estudante que esteja passando por alguma dificuldade financeira e não consegue ingressar no ensino superior;
- Bolsa para servidores públicos e militares — oferece um desconto de até 30% das mensalidades do bacharelado para servidores públicos municipais, federais e estaduais, além de militares.
Incentivo à empregabilidade
Um dos objetivos das faculdades parceiras do Vestibulares é incentivar a entrada dos alunos no mercado de trabalho desde cedo. Para isso, elas oferecem um acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que oferece vagas de emprego e estágio em diversas regiões do país.
Com isso, o aluno de Odontologia já consegue colocar as habilidades aprendidas durante a graduação em prática.
Mensalidades que cabem no bolso
Você consegue encontrar graduações presenciais com mensalidades acessíveis e que cabem no seu bolso. Os preços variam de acordo com a modalidade, a cidade e o tipo de graduação escolhida. Existem também os cursos superiores a distância, que apresentam um custo menor.
Agora é com você!
Agora que já sabe como é a faculdade de Odontologia, o próximo passo é escolher uma instituição de excelência para estudar. Para isso, opte por aquela que tenha professores capacitados e infraestrutura de ponta!
Gostou de conhecer as principais informações sobre a graduação para ser dentista e quer fazer a faculdade de Odontologia em uma instituição de excelência? Então, inscreva-se em nosso vestibular online e saia na frente!