6 dicas para sua preparação do Enem ao longo do ano

6dicasparasuapreparacaodoenemaolongodoano

Se você pretende ingressar no ensino superior no próximo ano, provavelmente já deve estar cansado de ouvir que precisa começar sua preparação para o Enem o quanto antes. Mas cá entre nós: não é fácil pensar em tudo que precisa fazer ao longo do ano para conseguir se sair bem em uma prova que, além de ter 180 questões, também conta com uma redação, não é mesmo?

Pensando nisso, neste artigo, nós vamos mostrar o que fazer para ter uma nota alta no Exame Nacional do Ensino Médio! Afinal, ainda que você não queira entrar na faculdade por meio dos programas governamentais associados à prova, como uma bolsa de estudos do Prouni ou um financiamento pelo FIES, é importante obter um bom resultado.

Quer saber como fazer isso? Confira a seguir as nossas dicas para se preparar para o Enem!

1. Faça um planejamento para todo o ano

Sabe quando você diz que vai começar algo na segunda-feira, mas nunca começa? Ou quando inicia uma atividade com toda a empolgação e, uma semana depois, já deixou a tarefa em segundo plano? Essas situações acontecem por um motivo: falta de organização e disciplina. Então, o primeiro passo é esquematizar como será o seu ano de estudos para o Enem.

Uma boa maneira de fazer isso é analisar quais tópicos costumam ser cobrados com maior frequência na prova, organizá-los em uma lista e separá-los ao longo dos meses do ano. Além disso, determine os dias da semana que você vai estudar e monte um cronograma com todas as matérias. Dessa forma, você conseguirá começar os estudos de forma organizada e, principalmente, manter a rotina com o passar das semanas.

2. Invista em bons materiais

Não é só de cronograma e organização que vive um vestibulando, certo? Para conseguir ter um bom desempenho no exame, é essencial que você estude utilizando um material de qualidade, afinal, é a partir dele que você vai obter o conhecimento necessário para resolver todas as questões da prova. Por isso, analise se você prefere estudar com material em texto ou em formato de videoaulas e invista naquele que realmente vai trazer resultados positivos.

3. Busque um curso preparatório

Se você sente a necessidade de ter professores auxiliando em seus estudos ou caso tenha muitas dificuldades com algumas disciplinas escolares, vale a pena fazer um curso pré-vestibular para o Enem.

A sua rotina é muito atarefada? Não se preocupe: atualmente, existem aulas preparatórias para o Enem online que oferecem um ótimo conteúdo, suporte para os alunos e que permitem que você estude nos melhores horários do seu dia. Assim, você vai conseguir se dedicar e focar na aprovação, mas sem precisar abrir mão de seus outros compromissos.

4. Faça simulados e estude provas passadas

Algo que vai facilitar ainda mais os seus estudos é testar o seu conhecimento. Nada melhor que fazer isso resolvendo exercícios semelhantes aos que são exigidos no Enem ou até mesmo refazendo provas de anos anteriores, concorda? Então, separe alguns momentos da sua semana para colocar seu aprendizado em prática por meio de simulados, que você pode encontrar no Trilha do Enem!

E quer uma dica extra? Use um cronômetro para calcular o seu tempo de resposta! Com isso, você vai conseguir saber se está conseguindo ter o raciocínio necessário no tempo certo ou se é preciso treinar mais para conseguir otimizar as horas de prova.

5. Treine a redação constantemente

Não tem jeito: você não tem como fugir dessa parte da prova. Aliás, ela é uma das mais importantes do Enem, já que é super possível fazer uma redação nota mil — e sem contar que é a parte eliminatória do exame. Isso significa que se você tirar zero na produção textual, suas chances de conseguir participar dos processos seletivos do Prouni vão por água abaixo.

Por esse motivo, estude os aspectos essenciais para fazer a redação do Enem e treine com a maior frequência possível. Assim, você consegue aperfeiçoar sua escrita e chegar ao nível de excelência.

6. Não se esqueça da saúde

Por último, mas não menos importante, lembre-se que você é um ser humano, e não um robô. Portanto, tenha momentos de descanso e lazer ao longo do ano, cuide da sua saúde e mantenha as horas de sono em dia. Se você não cuidar do seu corpo e da sua mente, correrá o risco de ter problemas como ansiedade, estresse e até dificuldades no dia da prova.

Viu como é possível se preparar para o Enem e manter a vida equilibrada ao longo do ano? Agora, já pegue sua agenda para começar a se organizar e marque uma data para iniciar seus estudos.

Como queremos vê-lo no topo no curso dos seus sonhos, preparamos este guia completo para você conquistar a aprovação no Enem. Venha conferir!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: