Vagas remanescentes do FIES: o que são elas?

estudantes vendo vagas remanescentes fies

O financiamento estudantil oferecido pelo Governo é um programa muito disputado. Em função dessa alta concorrência, pode ser difícil conseguir o benefício nas chamadas regulares. Mas não se preocupe, porque você ainda tem chance com as vagas remanescentes do FIES.

Nem todas as vagas são preenchidas nas primeiras chamadas ou com a lista de espera do FIES. Nesse caso, quem ainda tiver interesse em participar do financiamento pode fazer a sua inscrição novamente após algumas semanas.

As regras são um pouco diferentes, por isso, esse novo processo seletivo pode trazer algumas dúvidas, então, preparamos este artigo para explicar tudo que você precisa saber. Continue lendo para entender exatamente o que são as vagas remanescentes e como conseguir o FIES com elas!

O que são as vagas remanescentes do FIES?

Quem não pode pagar a mensalidade integral de um curso superior tem a opção de aderir ao financiamento estudantil do Governo. Com ele o custo da graduação é reduzido, e o restante do valor pode ser pago depois da formatura.

São dois processos seletivos por ano, então, é possível aderir ao financiamento no primeiro semestre ou participar do FIES no meio do ano. Ambos contam com a primeira chamada, a segunda e a lista de espera para o preenchimento das vagas regulares.

No entanto, nem sempre todas elas são preenchidas, assim, permanecem em aberto algumas vagas remanescentes. São aquelas que, por algum motivo, não foram ocupadas pelo candidato. Pode ser por desistência ou em função de discrepâncias ou problemas com a documentação, por exemplo.

As vagas remanescentes do FIES oferecem mais uma oportunidade para quem deseja um desconto na faculdade. É um processo seletivo totalmente independente do regular, tem um período específico para fazer inscrição e as regras são diferentes, mas falaremos sobre isso a seguir.

Quem pode se inscrever nas vagas remanescentes do FIES?

Como explicamos, no processo de seleção para as vagas remanescentes do FIES existem algumas diferenças nas regras. Uma delas é com referência à pontuação alcançada pelo candidato. Nesse caso, ele só precisa ter obtido o mínimo, ou seja, atualmente 450 pontos, em uma das edições do Enem a partir de 2010.

Nesse caso não existe nota de corte do FIES, sendo assim, não há uma disputa por quem alcançou o maior desempenho. As vagas são ocupadas de acordo com a ordem de inscrição, então, quanto antes você demonstrar interesse em aderir ao programa, maiores são as chances.

Continua valendo a regra da renda familiar. Podem concorrer a essas vagas do FIES apenas aqueles que tiverem uma renda per capita de até três salários mínimos, lembrando que isso precisa ser comprovado por meio de documentação.

Esse benefício contempla tanto aqueles que ainda não fizeram a matrícula numa faculdade quanto os que já estão matriculados. A diferença está apenas no prazo para fazer a inscrição. Quem ainda não está cursando uma graduação tem uma semana para se inscrever, aqueles que já são estudantes podem ter até dois meses de prazo.

É importante saber que, nesse caso, o objetivo do financiamento estudantil é preencher as vagas consideradas como de cursos prioritários, ou seja, aqueles relativos à área da saúde, da Engenharia, da Ciência da Computação e da Pedagogia, bem como as Licenciaturas e o curso Normal Superior.

De toda forma, as demais áreas também contam com vagas, entretanto, o número é bem menor do que no processo regular. Por isso é importante estar atento ao prazo de inscrição para não perder essa oportunidade.

Quando abre o período de inscrição das vagas remanescentes?

O cronograma do FIES não segue datas fixas de um ano para o outro. Geralmente ele acontece nos mesmos meses, mas podem ocorrer variações de uma edição para a outra, o que também influencia no processo seletivo para preenchimento das vagas remanescentes.

Com base nas edições anteriores, provavelmente a abertura das inscrições 2020/2 acontecerá por volta do mês de setembro, ou seja, cerca de 2 meses depois da edição regular. É muito importante ficar atento a essa data, principalmente se você ainda não estiver matriculado na faculdade, porque, como explicamos, nesse caso o prazo de inscrição é menor.

Embora aqueles que já estejam em curso tenham mais tempo para se inscrever, provavelmente até o mês de novembro, não devem esquecer que as vagas remanescentes do FIES são ocupadas por ordem de chegada, e a oferta é bem menor. Assim, esperar muito pode minimizar as chances do candidato.

Como se inscrever na prática?

Mesmo quem participou do processo seletivo regular pode concorrer a uma das vagas remanescentes do FIES. Porém, lembre-se de que é um processo seletivo totalmente independente, por isso, não é válida a inscrição anterior.

É preciso se inscrever mais uma vez para demonstrar interesse por essas vagas, afinal, agora a oferta é bem menor e nem sempre há opções para alguns cursos. De toda forma, o candidato encontra alternativas, já que ele pode selecionar até três graduações.

O primeiro passo é escolher uma instituição de ensino. Procure aquelas com melhores referências no mercado e que tenham boas notas no MEC para assegurar a qualidade de ensino. Veja se elas oferecem as graduações do seu interesse, depois, você precisa acessar o site oficial do FIES quando abrir o período de inscrições.

Preencha corretamente todos os seus dados e selecione a opção do curso e da instituição de ensino que você já tinha escolhido. Então, basta esperar o período de inscrições terminar para que saia o resultado.

Haverá uma pré-seleção dos candidatos, mas isso não garante de fato a sua adesão ao programa. Para realmente garantir a sua vaga você será convocado e precisará comparecer à faculdade, geralmente em até 2 dias úteis, para validar os seus dados e dar continuidade ao processo.

Perceba que o tempo é curto, por isso, o ideal é conferir de antemão todos os documentos que deverá apresentar, deixar tudo pronto para apenas comparecer à instituição, sem a necessidade de providenciar na última hora.

As vagas remanescentes do FIES são mais uma oportunidade para você fazer a sua graduação pagando pouco por isso. Então, fique atento às datas do programa para não perder o prazo de inscrição, assim seu nome será um dos primeiros, aumentando suas chances de conseguir uma vaga.

Além do FIES existem alternativas para ingressar na faculdade pagando pouco. Faça sua inscrição para o vestibular e aproveite todas as oportunidades de bolsas e descontos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: