Qual a definição de território? Aprenda de forma prática!

território

Quase todos os dias você deve ouvir ou ler a palavra território nos mais diferentes contextos. Tanto que é muito comum encontrar nos jornais manchetes como estas:

Estudo aponta que um sexto do território brasileiro é ‘terra de ninguém’ (UOL, 07/2019)

Rússia será punida se anexar território ucraniano, diz EUA (Poder 360, 07/2022)

A espetacular ponte que finalmente uniu todo território da Croácia (G1, 07/2022)

Compreender o conceito de território é importante para ter as respostas para o surgimento de eventos históricos, políticos, sociais, econômicos e até ambientais. Afinal, quase tudo que acontece no mundo impacta em algum dos territórios do planeta. 

Por isso, é frequente aparecer o assunto território no Enem e vestibulares. Fique conosco em mais esta leitura e entenda!

O que é território?

De maneira simples, a definição de território mais aceita por geógrafos e por profissionais do direito internacional é: “área geográfica sujeita à soberania, controle ou jurisdição de um Estado ou entidade”.

As fronteiras que estabelecem um território podem ser naturais ou políticas (lembre-se, por exemplo, do Tratado de Tordesilhas, que definiu os limites de exploração da América do Sul, ou da separação das Irlandas do Norte e do Sul, após muitas guerras). 

Além do terreno, um território também compreende águas adjacentes (como mares, oceanos, rios e respectivas fauna e flora) e espaço aéreo associado. As nações também podem exercer uma zona econômica exclusiva e desenvolver recursos naturais.

Além disso, as pessoas que vivem em um determinado território geralmente compartilham características semelhantes, como etnia, cultura ou religião. Em alguns lugares, o limite exato e quem reivindica a terra são questionados. Um exemplo atual é a própria Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que teve como motivação interesses políticos, econômicos e territoriais.

Em quais matérias o assunto território está inserido?

Como você viu, por esse resumo sobre a definição de território, o conceito é abrangente e aparece em diferentes disciplinas. A seguir, veja algumas matérias em que o assunto pode cair no vestibular, com exemplos práticos da aplicação.

História

A História da Humanidade é permeada por disputas de terras e a formação de territórios. Embora um território possa surgir naturalmente, fruto da reunião de grupos de pessoas em uma determinada área, são inúmeros os eventos políticos que determinaram os rumos da história de um povo, a partir da criação de Estados, reinos, nações, províncias, cidades etc.

Também, o território aparece ao estudarmos a cultura, religião, hábitos, expressões artísticas, etnia, entre outros fatores que compõem a história de um povo.

Exemplo prático

A História reúne milhares de exemplos, mas aqui podemos citar a criação das cidades-estados da Antiguidade grega, também chamadas de pólis. Tratava-se de cidades autossuficientes (autarquisa), com sua própria cultura, economia, cultos cívicos, religiosos e leis.

Já na Idade Média, na Europa, temos o Feudalismo, um tipo de sistema social e político no qual os proprietários de terras fornecem terras aos inquilinos em troca de sua lealdade e serviço. Nesse sistema, as classes sociais eram divididas em camadas subordinadas às superiores, sendo praticamente impossível haver ascensão social.

Geografia

Muitas vezes, o conceito de território transita entre História e Geografia, já que eventos geográficos impactam a história. Mas, no caso da Geografia, o território é muito abordado nas questões de geografia e política, como divisões territoriais, acordos econômicos, mercados, conflitos, ideologias, entre outros.

Exemplo prático

Um ótimo exemplo em Geografia é a compreensão da diferença entre Estado, País e Nação, os quais integram um território. Em linhas gerais, temos:

Tour pela prova do Enem
  • Estado formado pelo conjunto de instituições públicas responsáveis por administrar um território conforme os interesses e desejos da população;
  • País genericamente, é tudo o que pertence a território dominado pelo Estado, com suas características culturais, sociais, econômicas, políticas, naturais etc.
  • Nação — povo unido pelos mesmos sentimentos de união e pertencimento. Em geral, compartilham idiomas, práticas sociais, crenças, hábitos, idiomas, entre outros.

Biologia

Já na Biologia, o território é tido como qualquer área defendida por um organismo ou um grupo de organismos semelhantes para fins de acasalamento, nidificação (construção de ninhos), empoleiramento ou alimentação, sendo que a maioria dos vertebrados e alguns invertebrados, exibem comportamento territorial. Também considera os espaços onde crescem ecossistemas.

Exemplo prático

Ecossistema, por sinal, é uma maneira interessante de se compreender a noção de território em Biologia. Um ecossistema é uma área geográfica onde uma comunidade ou grupo de organismos vivos vivem e interagem uns com os outros em um ambiente específico. 

Os ecossistemas são a base da Biosfera e mantêm o equilíbrio natural da Terra e cada relacionamento entre seres de um mesmo ecossistema ou tem efeito sobre outras criaturas e plantas que vivem na mesma área, como é o exemplo da cadeia alimentar, migração e a própria disputa por territórios.

Como estudar sobre território para o Enem e vestibulares?

Se você está se preparando para o Enem 2022 e demais vestibulares, saiba que o assunto “Território” pode surgir especialmente de maneira interdisciplinar. Então, agora que você já conhece o conceito de território e como ele pode ser abordado por diferentes disciplinas, é importante traçar uma estratégia de estudos para este tema.

História e Geografia

Muitos dos assuntos dessa dupla de disciplinas têm a ver com territórios. Por esse motivo, é importante ter em mente tópicos como os seguintes (separamos por disciplinas):

História do Brasil

  • colonização;
  • migrações;
  • regimes políticos;
  • desbravamentos (entradas e bandeiras);
  • exploração das riquezas naturais;
  • desenvolvimento econômico;

História mundial

  • surgimento de países;
  • compreensão de fronteiras;
  • migrações;
  • economias;
  • guerras;
  • ascensão de regimes ditatoriais;
  • grandes navegações;
  • continentes e regiões do mundo.

Geografia

  • cartografia;
  • unidades geomorfológicas;
  • tipos de território;
  • sociedades simples e complexas;
  • regimes políticos;
  • blocos econômicos mundiais (Mercosul, União Europeia, união aduaneira, zona de livre comércio etc.);
  • eventos como o Brexit;
  • conflitos territoriais;
  • petróleo e recursos naturais.

Biologia

  • ecossistema;
  • biomas;
  • formações vegetais;
  • territorialidade (comportamento dos animais em relação a um território).

Exemplo de exercício sobre território que cai na prova do Enem ou vestibular

Agora, vejamos um exemplo de exercício extraído da prova de Geografia do Enem de 2009 relacionando o conceito de território à geografia política:

Desde o início da colonização, a Amazônia brasileira tem sido alvo de ação sistemática de extração de riquezas, que se configurou em diferentes modos de produção e de organização social e política […]. Se a Amazônia dos rios foi o padrão que marcou mais de quatro séculos de ocupação europeia, a coisa começa a mudar de figura nas três últimas décadas do século XX.

(SAYAGO, D.; TOURRAND, J.F.; BURSTZYN, M (Org.). Amazônia: cenas e cenários. Brasília, UnB, 2004.

Entre as transformações ocorridas na Amazônia brasileira, nas últimas três décadas, destaca-se:

(A) a estatização das empresas privadas como garantia do monopólio da exploração dos recursos minerais pelo poder público.

(B) o interesse geopolítico de controle da fronteira, o que representou maior integração da região com o restante do país, por meio da presença militar.

(C) a reorganização do espaço agrário em minifúndios, valorizando o desenvolvimento da Agricultura Familiar e o desenvolvimento das cidades.

(D) a modernização do modo de produção agrícola para o aumento da produção da borracha e escoamento da produção pelas estradas.

(E) a implantação da zona franca nas fronteiras internacionais, a exemplo da Guiana Francesa e Venezuela. 

Resposta: B, pois existe um controle das fronteiras, a fim de garantir a preservação da Biodiversidade na Amazônia, coibir o tráfico de drogas na região e, principalmente, manter a soberania nacional.

Esperamos que você tenha entendido o conceito de território e suas aplicações nas diversas matérias. Como já estamos a caminho do Enem, recomendamos que você comece a traçar um bom plano de estudos agora mesmo! 

Se quiser começar já o seu futuro profissional, faça sua inscrição do vestibular das faculdades parceiras do Vestibulares agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados