Sistema Reprodutor Masculino: o que devo saber sobre o assunto?

sistema reprodutor masculino

Logo no início de nossa vida escolar, aprendemos que o ser vivo é aquele que tem a capacidade de nascer, crescer, se reproduzir e morrer. Pouco a pouco, vamos aprendendo cada vez mais sobre cada um desses processos e como eles acontecem em diferentes espécies.

O estudo da vida (conhecido como Biologia), nos permite entender os fenômenos que fazem parte de nosso dia a dia e que também afetam seres diferentes de nós. E, para mandarmos bem nessa matéria no Enem, precisamos entender uma série de detalhes.

Um dos mais importantes é o que diz respeito aos sistemas do corpo humano. Por isso, falaremos a seguir sobre o sistema reprodutor masculino, um tema importante e que costuma cair bastante nas questões do Enem e dos vestibulares. Vamos lá?

O que é o sistema reprodutor?

Ao longo de nosso estudo sobre o corpo humano, entendemos que ele é dividido em vários sistemas. Essa divisão é didática, para que possamos estudar os conceitos com mais facilidade, e organiza em grupos os órgãos e as estruturas que executam funções com o mesmo objetivo.

No caso do sistema reprodutor, o objetivo é a reprodução, ou seja, a perpetuação da espécie por meio da troca de gametas e DNA entre indivíduos do sexo feminino e do sexo masculino. Em outras palavras, a fecundação ou a criação de uma nova vida.

O sistema reprodutor, no entanto, não trabalha exclusivamente para isso. Órgãos que fazem parte desse grupo também têm funções excretoras (no caso do sistema masculino) e endócrinas (com a produção de hormônios), por exemplo.

Por isso, é sempre importante relacionar os temas quando estudamos Biologia para o Enem. Além disso, lembre-se de incluir os métodos contraceptivos em seu plano de estudo para o vestibular. Esse tema é fundamental para os processos seletivos e, claro, para as nossas vidas.

Como é composto o sistema reprodutor masculino?

A seguir, você vai conhecer os principais órgãos e estruturas que fazem parte do sistema reprodutor masculino. Vale a pena lembrar, mais uma vez, que eles também executam outras funções no organismo. Vamos lá?

Pênis

O pênis é um órgão com duas funções: reprodutora e excretora. Ele é a estrutura que envolve a uretra, e por ela passa tanto a urina quanto os espermatozoides na hora da ejaculação.

Testículos

Os testículos são as estruturas responsáveis pela fabricação e maturação dos espermatozoides. Eles ficam localizados no saco escrotal, fundamental para a manutenção da temperatura ideal para que os gametas se mantenham viáveis para a fecundação.

Epidídimo

É a região do testículo na qual acontece o armazenamento dos espermatozoides. É lá, também, que eles se tornam maduros e prontos para atuarem como gametas.

Canal deferente

É um canal que conecta o epidídimo ao ducto ejaculatório. Ele dá uma volta completa por trás da bexiga do homem e tem como função a condução dos gametas.

Vesícula seminal

Uma das estruturas que contribui para a formação do sêmen é a vesícula seminal. Ela confere aos gametas o líquido seminal, com pH ideal para que as células se mantenham ativas até o momento da fecundação.

Tour pela prova do Enem

Próstata

A próstata é uma glândula pela qual passa o ducto ejaculatório. Nela, é produzido o restante do líquido que fará parte do sêmen, e que tem como objetivo nutrir e proteger as células envolvidas.

Ducto ejaculatório

Canal que passa por dentro da próstata e tem como função carregar os gametas enquanto eles recebem os compostos preparados nesse órgão. Ele se conecta com a uretra e conduz os espermatozoides para esse tubo durante a ejaculação.

Outra estrutura que participa do sistema reprodutor masculino, apesar de estar associada também ao sistema urinário, é a uretra.

Ela é um canal que tem como função a eliminação dos espermatozoides durante a ejaculação. Ele também tem função excretora, sendo conectado à bexiga para que o homem possa urinar.

Quais são as diferenças entre o sistema reprodutor masculino e o feminino? 

O sistema reprodutor feminino e o masculino têm uma série de diferenças. Além das características particulares de cada um, uma diferença que podemos citar é que a uretra e o pênis desempenham funções em dois sistemas diferentes (urinário e reprodutor) no caso dos homens, enquanto nas mulheres o sistema urinário não participa de nada no reprodutor, tendo função exclusivamente excretora.

A mulher tem, em seu sistema, órgãos e estruturas como:

  • trompas de Falópio;
  • útero;
  • ovários;
  • vagina.

O objetivo aqui é o mesmo: a participação no processo reprodutivo da mulher. Ela também produzirá seus gametas — que se chamam óvulos e são produzidos nos ovários — e hormônios, como o estrógeno e a progesterona, produzidos também nos ovários.

O útero terá como função abrigar e nutrir o embrião e o feto ao longo da gestação. Ele também tem uma participação importante na menstruação, que é caracterizada pela descamação de sua parede interna (endométrio) quando não há a fecundação, ou seja, quando a mulher não engravida em seu ciclo fértil.

Como o sistema reprodutor masculino é cobrado no Enem?

Agora, trouxemos um exemplo prático de como esses conceitos podem aparecer no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem. Dê uma olhadinha!

(Enem 2014) A reprodução é uma característica atribuída a todos os seres vivos, unicelulares ou pluricelulares, de qualquer espécie.

Em condições naturais, a importância dessa característica reside no fato de permitir o(a)

a) transferência de características básicas entre indivíduos de espécies diferentes;

b) duplicação da quantidade de DNA nas células da espécie ao longo das gerações;

c) cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, gerando descendentes férteis;

d) aumento da quantidade de células dos seres vivos, para que se tornem pluricelulares;

e) perpetuação da espécie e conservação de suas características ao longo das gerações.

Resposta: letra e.

Continue o seu processo de aprendizado!

Nada de parar por aqui, vestibulando! Estudar o sistema reprodutor masculino é apenas uma parte de sua jornada no aprendizado da Biologia. Por isso, continue a organizar os seus estudos e a se preparar ao máximo para o Enem e outros vestibulares. Você agora está mais perto de realizar o seu sonho!

Pensando nisso, separamos um material gratuito para você. É o e-book interativo de preparação para o Enem 2021! Aproveite, é gratuito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados