Quem foi Salvador Dalí e o que saber sobre ele?

estudante vendo pinturas

O que você gosta de fazer em seu tempo livre? Pode ser que não seja o seu caso, mas muitas pessoas gostam de relaxar e distrair a cabeça assistindo a séries e filmes. Se você for uma delas, é bem provável que esteja familiarizado com um seriado que fez muito sucesso recentemente: La Casa de Papel.

Já ouviu falar? Bom, nesse programa, os protagonistas utilizam uma máscara bem emblemática. Ela virou símbolo de muitos movimentos e fez a cabeça de bastante gente como fantasia nos Dias das Bruxas ao redor do mundo. Afinal, quem é aquele indivíduo? O seu nome é Salvador Dalí, um dos mais influentes e importantes pintores espanhóis.

Certo, mas… Por que precisamos saber mais sobre ele? Dalí foi o membro mais expressivo de um movimento conhecido como Surrealismo, que costuma cair bastante no Enem e em outros vestibulares. Sendo assim, em nossa conversa a seguir, faremos com que ele deixe de ser apenas um rosto em uma máscara e se torne um velho conhecido para você. Boa leitura!

Quem foi Salvador Dalí?

Antes de prosseguirmos com os aspectos mais técnicos da obra desse artista, que tal conferirmos um pouco sobre a biografia de Salvador Dalí? Conhecer um pouco sobre a vida dos personagens históricos é muito importante para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem!

Dalí nasceu em 11 de maio de 1904 na cidade de Figueras, localizada na região da Catalunha, na Espanha. Desde pequeno, ele já demonstrava um grande talento para a pintura. Frequentou, durante a infância, uma escola de desenho. Por lá, também entrou em contato com o que seria a base para a sua criação no futuro: os grandes mestres do classicismo, do impressionismo e de outras escolas artísticas.

Salvador Dalí
Salvador Dalí

Alguns golpes em sua vida pessoal também influenciaram fortemente a sua arte. Um deles foi a morte de sua mãe para o câncer de mama, quando Dalí tinha apenas 16 anos.

Salvador Dalí faleceu em 1988, aos 84 anos, vítima de uma insuficiência cardíaca.

Qual foi a sua trajetória na pintura?

A trajetória de Dalí no mundo das artes começou na infância, como mencionado há pouco. No entanto, foi em sua vida adulta que tudo isso se intensificou, quando ele se mudou para Madri para estudar na Escola de Belas Artes da capital espanhola.

Quais são as influências desse grande artista?

A primeira grande influência de Dalí foi com o impressionismo. Essa é uma escola artística que valoriza temas naturais e utiliza técnicas bem particulares de pinceladas. Monet e Renoir são grandes nomes desse movimento.

Em seguida, ele passou a ter mais contato com as obras realistas. O Realismo tem como principais características uma forte representação da realidade e o uso de cores neutras. Um grande nome do Realismo é Gustave Courbet.

Tour pela prova do Enem

O Cubismo, representado fortemente pelo também espanhol Pablo Picasso, veio em seguida. Aqui, o ponto forte é o uso de formas geométricas para a composição das figuras representadas.

Há, ainda, uma forte influência do Dadaísmo, cujas características são a crítica à arte tradicional e a aplicação de ferramentas divertidas nas pinturas. Dalí foi um forte representante desse movimento, que conta também com nomes como Man Ray e Marcel Duchamp.

E não podemos, é claro, deixar de mencionar o Classicismo. Pintores do Renascimento, como Rafael, da Vinci e Michelangelo, foram fortes influências na formação artística de Salvador Dalí.

O que é o Surrealismo?

O Surrealismo pode, então, ser visto como uma união de todas as características mencionadas acima. Ele é uma das principais vanguardas (nome dado a um movimento artístico inédito e original) europeias, que viria a influenciar fortemente o Pré-Modernismo e o Modernismo.

O Surrealismo é uma das escolas mais singulares de todas. Suas características principais são:

  • a elaboração de um mundo paralelo, fortemente relacionado com os sonhos e o desconhecido;
  • a criação de obras surreais, como o próprio nome já diz;
  • a influência forte de conceitos da psicanálise de Freud;
  • a valorização daquilo que pensamos enquanto não conseguimos controlar os nossos pensamentos;
  • a valorização da espontaneidade e do inesperado;
  • a tentativa de valorizar a loucura, o impulso, as alucinações e os instintos humanos;
  • o uso de técnicas de sobreposição, como a colagem de imagens umas por cima das outras.

Vale a pena lembrar que o Surrealismo não foi um movimento que se resumiu à pintura. Ele também se estendeu para o teatro, para a Literatura e muito mais.

Quais são as principais obras de Salvador Dalí?

Agora, vamos conhecer algumas das principais obras de Salvador Dalí. Sugerimos que você busque análises e observe cada uma delas com carinho e atenção:

  • O enigma sem fim;
  • A persistência da memória;
  • Metamorfose de Narciso;
  • O Sono;
  • Tristão e Isolda;
  • Retrato de Pablo Picasso;
  • Galatea das Esferas;
  • Sonho Causado pelo Voo de uma Abelha ao Redor de uma Romã um Segundo Antes de Acordar.
A persistência da memória - Salvador Dalí
A persistência da memória – Salvador Dalí

Quais são as curiosidades que podem cair em suas provas?

Agora, veremos algumas curiosidades que podem aparecer em suas provas e que, quem sabe, podem ajudá-lo a contextualizar tudo o que aprendemos até agora. Veja só:

  • outros pintores que viveram na mesma época em que Salvador Dalí foram: Pablo Picasso, René Magritte, Frida Kahlo e Max Ernst;
  • o Surrealismo aconteceu em um contexto histórico conturbado. Aconteceu no período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial;
  • sofreu forte influência de Freud, pai da psicanálise;
  • era influenciado também pelos avanços tecnológicos observados naquela época;
  • no Brasil, um forte nome do Surrealismo foi a paulista Tarsila do Amaral.

É importante fazer essa associação com períodos históricos quando estudamos assuntos sobre Artes. No Enem, esses conceitos costumam ser cobrados assim, de forma interdisciplinar. Fique de olho!

Conhecer mais sobre as importantes figuras do mundo das Artes é algo fundamental para o Enem. Afinal, isso nos permite relacionar o pensamento artístico com eventos e contextos históricos do período estudado. Para saber mais, corra para o site Trilha do Enem e fique por dentro de muitas outras biografias!

E aí, gostou de conhecer mais sobre esse importante pintor? Gosta dessa vibe mais artística? Então, talvez você se interesse pelo nosso post sobre as melhores profissões para pessoas criativas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados