Você gosta de assistir animações? Algumas delas nos contam histórias que vão muito além dos contos de fada. É o caso de Anastasia, filme que chegou aos cinemas em 1997 e fez muito sucesso na época. Ele conta a história da princesa homônima, que encara uma jornada em busca de respostas sobre o seu passado desconhecido.
Essa história foi baseada em uma pessoa real, a princesa Anastasia da Rússia — filha do czar, líder político. Em um episódio trágico, toda a sua família foi morta, mas o corpo da menina não foi encontrado por muitos anos. Isso gerou muitas lendas de que ela, na verdade, teria escapado e estaria vivendo como anônima em algum lugar do país.
Todo esse enredo se dá em um contexto histórico muito importante para o vestibular: a Revolução Russa. Por isso, a seguir, falaremos mais sobre evento, que vai muito além de animações, princesas e morte da família real. Vem com a gente descobrir mais sobre esse assunto e aprender como estudá-lo para as provas!
O que foi a Revolução Russa?
O primeiro passo para mandar bem nessa matéria que tem tudo a ver com a prova de História no Enem é compreender as suas características e, de fato, aprender sobre o que foi a Revolução Russa.
Por isso, nos próximos tópicos abordaremos questões como o contexto histórico, as causas e as consequências que esse episódio representou. Tudo isso brevemente, antes de falarmos sobre as dicas para estudarmos esse conteúdo. Afinal, é importante conhecer o passado para compreender as atualidades de 2020.
Contexto histórico
A Revolução Russa ocorreu em um cenário de descontentamento popular. A Rússia era, naquele momento, uma nação diferente da que conhecemos atualmente. Ela era extremamente rural e todas as riquezas e poder se concentravam na mão de uma figura: o czar.
Por isso, para entendermos a Revolução Russa no vestibular, é fundamental que saibamos que:
- foi um evento que ocorreu no meio da Primeira Guerra Mundial;
- surgiu a partir do descontentamento das pessoas com o regime czarista;
- expôs a desigualdade social e de desenvolvimento na Rússia (apenas os grandes centros eram desenvolvidos).
Um evento importante nessa história foi o Domingo Sangrento, episódio no qual o exército czarista fuzilou uma série de pessoas que manifestavam pacificamente contra o governo.
Personagens importantes
Confira, a seguir, alguns dos nomes mais importantes dessa revolução:
- Nicolau II (czar);
- Lênin (líder dos bolcheviques, um dos partidos envolvidos na Revolução Russa);
- Trotsky (braço direito de Lênin e aquele que ficou em seu lugar no comando após sua morte);
- Stalin (outro membro do partido bolchevique, que depôs Trotsky e se tornou ditador da Rússia).
Causas
As principais causas da Revolução Russa foram:
- falta de liberdade para a população;
- ausência de respeito às diferenças (pessoas eram frequentemente exiladas nesse governo);
- controle rígido do czar;
- falta de condições financeiras para o povo;
- falta de desenvolvimento na Rússia, que permanecia rural enquanto o mundo se industrializava;
- aumento gradual da fome e desigualdade social;
- violência do governo contra a população em manifestações pacíficas.
Consequências
Toda ação gera uma reação, certo? Por isso, precisamos também estudar as consequências e o legado deixado pela Revolução Russa na história dessa nação e de todo o mundo. Confira a seguir:
- a nação russa precisou sair da Primeira Guerra Mundial para lidar com o seu conflito interno;
- fortalecimento do socialismo na Rússia (algo que traria fortes consequências para o futuro, com a Guerra Fria);
- deposição do czar e início de um novo tipo de governo na Rússia.
Como estudar essa matéria de forma eficiente?
Agora, veremos algumas dicas para estudar a Revolução Russa no Enem de forma de o ajude a realmente entender esse assunto!
Estude as características políticas, sociais e econômicas do Império Russo
Uma das primeiras formas de realmente entender esse assunto é viajar para Rússia do início do século XX e compreender o que estava acontecendo por lá.
A situação era complicada. Em uma nação majoritariamente rural, que sobrevivia dos produtos do campo, havia fome, desigualdade e muita repressão por parte do governo. Entender os aspectos políticos, sociais e econômicos do período é importante para entendermos os motivos que levaram à Revolução.
Entenda a relação entre o conflito mundial e o início da revolução de 1917
A Revolução Russa, como mencionamos, foi um episódio que ocorreu simultaneamente à Primeira Guerra Mundial. A Rússia era um país importante no conflito global e precisou, com o começo da guerra civil em seu país, se retirar do embate.
A relação primordial está nos custos da guerra. Combater não é barato, e a Rússia passou a dedicar todos os seus recursos à compra de armas e à manutenção do exército nas trincheiras. Isso intensificou os problemas econômicos do país, aumentando a fome e desolando a população.
Estude o conflito entre China e União Soviética e a divisão do mundo comunista
Para muitas pessoas, o comunismo em diversas partes do mundo é o mesmo. No entanto, o modelo pensado por Karl Marx é muito complexo e foi adaptado à realidade de cada nação que o adotou.
Foram justamente essas diferenças que fizeram com que a China e a União Soviética entrassem, anos depois, em um contexto conhecido como Conflito Sino-Soviético. Estudá-lo também é uma boa maneira de compreender uma série de assuntos que podem ser cobrados no Enem.
Veja filmes e documentários sobre o assunto
Estudar história pode ser um pouco cansativo para muitas pessoas. Por isso, uma dica interessante é usar e abusar de outros recursos para fixar esse conhecimento!
Bons exemplos são ver filmes, séries e documentários (sempre buscando análises para verificar os fatos históricos e diferenciá-los da ficção) ou, até mesmo, ouvir podcasts para estudar para o Enem (eles são válidos para diversas disciplinas).
Conte com a ajuda de bons professores
Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância de bons professores em sua caminhada rumo à aprovação no vestibular. Eles são essenciais para explicar o conteúdo de uma forma eficiente!
E o melhor: isso pode ser feito a distância! Com o Trilha do Enem você conta com o apoio de profissionais altamente qualificados para ensinar História e todas as outras disciplinas que caem no vestibular.
Mãos à obra!
Gostou de aprender mais sobre a Revolução Russa e descobrir dicas importantes para compreender essa matéria? Agora, é com você! Hora de estudar bastante, se aprofundar no assunto e colocar todas as recomendações dadas em prática. Assim, o resultado obtido no próximo Enem será muito mais satisfatório!
Quer complementar o seu conhecimento sobre a matéria? Então, saiba agora o que foi a Guerra Fria e como o tópico pode cair no Enem!