O Exame Nacional do Ensino Médio se tornou o “maior vestibular do Brasil”. É a partir da nota do Enem que milhões de estudantes conquistam suas vagas em faculdades públicas ou privadas. Mas você sabe quem é permitido e com quantos anos pode fazer o Enem?
Muita gente pensa que a prova é destinada apenas aos estudantes do ensino médio, mas qualquer pessoa pode fazer o exame, em idade escolar ou já adulta. Porém, o uso da pontuação tem suas limitações, pois depende de outros fatores.
Veja, a seguir, quem pode fazer o Enem, até quantos anos, quais são os pré-requisitos e por que vale a pena realizar a prova!
Quem pode fazer o Enem?
A partir de quantos anos pode fazer Enem? De maneira geral, qualquer pessoa pode realizar a prova. Porém, existem alguns detalhes que valem a pena serem mencionados. Isso porque nem todo mundo pode utilizar a nota do exame para entrar na faculdade.
Para conquistar uma vaga no ensino superior é preciso ter o diploma do ensino médio. Por isso, apenas quem está no terceiro e último ano do ensino médio ou já se formou consegue utilizar as notas para tentar uma vaga em faculdades.
Quem ainda não finalizou ou está perto de finalizar o ensino médio, geralmente faz o Enem para treinar e se preparar para os próximos anos, quando estiver “valendo” de verdade.
Por isso, a inscrição é feita como treineiro, afinal, você treinará para o futuro. Nesse caso, essa nota não pode ser utilizada para conquistar uma vaga.
Entretanto, existem casos de pessoas que passam na faculdade antes de terminarem o ensino médio e entram na justiça para solicitar a permissão de pular o último ano do ensino regular e entrar no superior.
Mesmo assim, a regra é: quem está se formando ou já se formou faz sua inscrição como candidato regular e, depois, pode usar a nota no Sisu ou no Prouni, escolhendo a faculdade que deseja.
Quais são os pré-requisitos para a prova?
Sendo uma das provas mais importantes do país, é de se esperar que existam alguns pré-requisitos tanto para se inscrever quanto para realizar o exame de fato.
O primeiro pré-requisito de todos é: fazer a inscrição no período correto. Tanto candidatos regulares quanto treineiros se inscrevem no mesmo período e não existem exceções.
Ou seja, quem perder as inscrições ou não pagar a taxa no prazo correto simplesmente não pode fazer a prova e tem que esperar mais um ano para isso.
Tudo acontece online, no site do Enem – Página do Participante. Ali, você fornecerá seus dados pessoais e documentos (RG e CPF), endereço completo, entre outras informações.
Taxa de inscrição
Tanto para candidatos formais quanto para treineiros, existe uma taxa cobrada pelo governo para participação no exame. Contudo, algumas pessoas podem solicitar o pedido de isenção do boleto do Enem:
- estudantes que estejam cursando ou cursaram o ensino médio em escolas públicas;
- bolsistas integrais de escolas particulares com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Dia da prova
Existem alguns pré-requisitos a serem cumpridos no dia da prova, como:
- estar dentro da escola onde realizará a prova antes do horário de fechamento dos portões, geralmente às 13h;
- portar documentos de identidade (RG e CPF);
- levar a confirmação da inscrição;
- realizar a prova apenas com caneta preta de tubo transparente;
- seguir as regras de aplicação, explicadas no início da prova.
Até que idade pode fazer Enem?
Não existe idade mínima nem máxima para se inscrever no Enem. Como foi visto, a diferença está na hora de fazer as inscrições. Quem ainda não concluiu o ensino médio, não consegue utilizar a nota para entrar na faculdade.
Porém, todos podem fazer a prova para testar seus conhecimentos, mesmo que depois não utilizem sua pontuação depois disso.
Um caso que acontece muito é o de adultos que não terminaram o ensino médio e desejam realizar a prova do Enem. No entanto, a regra é a mesma usada com os adolescentes que ainda não chegaram ao último ano.
Nesses casos, o adulto que quer continuar seus estudos precisa, primeiro, finalizar o ensino médio. Para isso, pode fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Essa prova conta com as áreas de conhecimento do ensino médio e mede o conhecimento dessa pessoa que está afastada da escola a mais tempo. Por isso, tanto as questões quanto o nível de dificuldade são diferentes do Enem.
Depois de aprovada, a pessoa recebe seu diploma do ensino médio e pode, então, entrar para uma faculdade usando a nota do Enem ou do vestibular específico de onde quer estudar.
Quem não pode participar do Enem?
Como vimos, de maneira geral, qualquer pessoa pode fazer sua inscrição no Enem ou no vestibular, seja ele no modo tradicional, seja ele online. Porém, existem algumas exceções.
Um deles é o exemplo que já foi comentado: pessoas que já saíram da idade escolar, mas não terminaram o ensino médio precisam, antes de tudo, fazer a prova do Encceja.
Outro caso que pode acontecer é o de adolescentes que não estão matriculados no ensino médio e que desejam fazer a prova. Porém, não há como fazer isso.
Quem ainda está em idade escolar e quer realizar a prova do Enem, precisa ter matrícula em alguma instituição de ensino regular. Isso porque, até os 18 anos, é direito do estudante ter acesso ao ensino básico e dever do Estado garantir isso.
Comece a estudar agora mesmo!
Agora você já sabe com quantos anos pode fazer o Enem e todos os benefícios que a prova oferece. Caso já tenha feito o exame como candidato regular, não perca tempo e veja se há processos seletivos abertos para alguma das instituições participantes do Vestibulares agora mesmo.
Porém, se você não fez o Enem ainda, saiba que há outros meios de ingressar em uma dessas faculdades. Um exemplo é fazer o vestibular online — um exame prático, totalmente virtual.
Sendo assim, com ou sem a nota do Enem, você pode começar a estudar na faculdade agora mesmo! Inscreva-se no vestibular online das instituições parceiras do Vestibulares!