Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina

Para quem está pensando em se tornar médico ou médica, vale a pena saber quanto tempo dura a faculdade de Medicina. Afinal, trata-se de uma das carreiras mais tradicionais, e também daquelas que mais responsabilidade depositam nas mãos do profissional formado.

Logo, é de se esperar que o estudante tenha contato suficiente com os assuntos específicos da área para fazer juz a essa enorme responsabilidade. Assim, a Medicina vai um pouco além dos costumeiros 4 anos ou 8 períodos de um Bacharelado tradicional.

É uma formação longa e também sólida, que reúne teoria e prática na medida certa, garantindo que os novos médicos terminem os estudos prontos para atuar. Neste artigo, vamos explicar quanto tempo dura e como se dá a formação da pessoa médica. Confira também a distribuição das disciplinas por semestre, o que sempre gera muita curiosidade nos futuros médicos. Leia até o fim e fique por dentro do assunto!

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

A faculdade de Medicina dura, no mínimo, 6 anos (12 semestres). Nesse tempo, os estudantes são submetidos a disciplinas que abordam tratamentos os mais diversos, clínica geral, especializações e prática da profissão. É um dos cursos superiores mais longos que você vai encontrar, mas também uma das carreiras mais prestigiadas.

Em parte, a duração maior pode ser explicada pelo fato de ser necessário que o médico tenha real domínio do ofício antes de se dedicar à profissão. Qualquer descuido numa cirurgia ou diagnóstico, por exemplo, pode colocar em risco a vida ou a saúde de um paciente.

É comum ouvir dos alunos que, mesmo nesse período dilatado, o tempo parece pouco face à quantidade de conteúdo teórico e prático envolvido. Os assuntos a serem estudados para o vestibular, da mesma forma, embora sejam na mesma quantidade dos outros cursos, têm um diferencial: a enorme competitividade por vaga na Medicina. Então, se você pretende mesmo seguir carreira na área, é bom ter um cronograma de estudos de Medicina em mãos.

Vale mencionar também que o período de residência não está contido nesses 6 anos. Eles representam uma especialização que é contabilizada à parte.

Qual é a carga horária do curso de Medicina por semestre?

A carga horária do curso está dividida entre suas três etapas: o ensino básico, os estudos clínicos e o internato (não confundir com a residência médica). Cada uma dessas etapas contribui para a ampla e técnica formação do médico, e suas cargas horárias têm tamanhos semelhantes.

Conforme vai se aproximando o fim do curso, há uma tendência natural de o conteúdo passar a ser mais prático e menos teórico. Isso significa que o formando começa a ganhar autoconfiança para os anos seguintes no mercado de trabalho.

Abaixo, vamos falar separadamente de cada uma delas, explicando por que são importantes na formação do profissional.

Ensino básico

Representado pelos 4 primeiros semestres das melhores faculdades de Medicina, o ensino básico, como o nome sugere, é quando as disciplinas gerais são ministradas. Das 7.200 horas mínimas exigidas por lei para o aluno se formar, esse ciclo básico ocupa cerca de um terço.

Tour pela prova do Enem

As disciplinas ofertadas já dão uma boa ideia de como o curso vai ser, indo fundo nos conceitos de funções biológicas, metabolismo e saúde da mulher e proliferação, só para citar alguns exemplos. Outras matérias de Medicina do ciclo básico são:

  • ED – Projeto de Vida;
  • Introdução ao Estudo da Medicina;
  • Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente;
  • Práticas Interdisciplinares de Interação Ensino, Serviços e Comunidade II;
  • Percepção, Consciência e Emoção;
  • Concepção e Formação do Ser Humano;
  • Habilidades Médicas;
  • Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar.

Embora não apareçam nesta lista, disciplinas que contribuem para a formação humanística e ética do médico também são contempladas no ciclo básico.

Estudos clínicos

Nos estudos clínicos, começa a ser ensaiada a especialização do médico. Aqui, ele entra em contato com caminhos profissionais em várias áreas como a da Medicina Esportiva, da Urologia ou da Dermatologia, por exemplo.

Essa é a oportunidade dos gostos pessoais do futuro médico ou médica entrarem em ação, e é quando ele pode se aprofundar na área com que mais se identifica. Algumas disciplinas que caem no ciclo dos estudos clínicos:

  • Dor Abdominal, Diarreia, Vômito e Icterícia;
  • Problemas Mentais e do Comportamento;
  • Fadiga, Perda de Peso e Anemias;
  • Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência;
  • Dispneia, Dor Torácica e Edemas.

Internato

Essa etapa corresponde aos dois últimos anos do aluno de Medicina na faculdade. São abordadas disciplinas essencialmente práticas. O regime de internato é semelhante ao dos plantões: jornadas de até 12 horas sem ultrapassar as 40 horas semanais (na prática, é o famoso 12 x 36).

Não confunda o internato com a residência. Enquanto o primeiro é uma atividade não remunerada realizada dentro da faculdade de Medicina — e sob a supervisão de um professor ou médico mais experiente —, o último é uma especialização feita em hospitais de verdade.

O internato é obrigatório. Sem ele, o aluno não pode se formar nem tirar o CRM (a autorização do Conselho Regional de Medicina que permite exercer a profissão). Já a residência é facultativa. Logo que se forma, o novo médico pode atuar como generalista até conseguir residir tempo suficiente para assumir uma especialização.

O Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

A função de o Vestibulares existir é garantir que pessoas como você tenham acesso às melhores vagas nas faculdades e realizem seus sonhos. Nós já ajudamos várias pessoas a conseguirem a sonhada bolsa de 100% em Medicina, por exemplo.

Aqui no nosso site, também reunimos uma enorme quantidade de informações sobre cursos, como estudar, mercado de trabalho, tendências para o futuro de cada um desses mercados e muito mais. Enfim, tudo de que você precisa para encontrar seu caminho.

Faça Medicina em uma de nossas faculdades!

Esperamos que este artigo sobre quanto tempo dura a faculdade de Medicina tenha deixado você mais próximo de se decidir por uma carreira na área da saúde.

Se estiver mesmo a um passo de começar a realizar esse sonho, inscreva-se no vestibular de uma das nossas faculdades parceiras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.