Dicas de Estudos para o Enem 2023: Veja as provas anteriores

As provas anteriores do Enem ajudam o aluno a se preparar melhor para as edições seguintes do exame. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação com grande foco em interpretação e em raciocínio lógico, e entender a estrutura e o que mudou nessa prova ao longo dos anos, fornecerá dicas que podem servir como um grande instrumento de estudos. 

Acompanhe as próximas linhas deste post e entenda como usar as provas dos anos anteriores do Enem.

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares 📚 Desvendando o ENEM: Dicas essenciais para mandar bem na prova! #ENEM #Educação #Estudo #DicasENEM #TikTokEducação #DicasVestibular #DicasVestibulares ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Qual a utilidade de saber o que aconteceu no Enem anterior?

Saber o que aconteceu nas provas antigas do Enem pode ajudar o aluno a entender como é construído esse exame, evitando grandes surpresas para aqueles que pretendem fazer a prova. 

O Enem se trata de uma avaliação interdisciplinar muito extensa, que exige não apenas domínio do conteúdo, mas, principalmente, a compreensão da proposta do exame. 

E para os estudantes do ensino médio que buscam no Enem a possibilidade de se inscreverem em universidades públicas ou privadas, seja através dos vestibulares tradicionais, pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) ou FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), estudar bem os testes anteriores do Enem podem aumentar as chances de sucesso para conquistar o sonho da graduação.

Pessoa escrevendo com lápis em prova
Estudar as provas anteriores do Enem ajuda a compreender melhor o exame

O que mudou no Enem nos últimos anos?

De 1998 até 2008, o Enem era realizado com a aplicação de uma única prova composta por 63 questões interdisciplinares. 

Em 2009, ocorreu a reformulação metodológica do Enem e de sua utilização nos processos seletivos de muitas universidades federais. O Exame passou a ter 180 (cento e oitenta) questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta de redação. 

Nesse ano, houve uma reformulação na forma de corrigir as provas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) adotou o método TRI (Teoria de Resposta ao Item). Esse método utiliza uma modelagem estatística para identificar “chutes” e avaliar as respostas considerando o grau de dificuldade das questões. Ele também identifica a discrepância de conhecimento entre os estudantes e a possibilidade de acerto por acaso.

Reformularam-se também as Matrizes de Referência do Exame, que passaram a ser estruturadas por competências em quatro áreas do conhecimento: 

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Como saber o que vai cair no Enem 2023? 

Para o Enem, é necessário estudar principalmente as matérias do ensino médio. A prova é conhecida por sua abordagem interdisciplinar, e é composta por quatro cadernos: 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias. 

Além desses cadernos, uma redação também é aplicada como parte das avaliações do exame. 

Importante lembrar que o Enem avalia o conhecimento teórico sobre os quatro cadernos citados acima, mas também espera que o candidato saiba contextualizar as questões pensando em aplicações práticas na sociedade.

Prova do Enem com caneta preta em cima
Ciências Humanas é uma das provas do Enem

Como usar as últimas provas para estudar?

Para usar os exames passados, você deve acessar os gabaritos dos testes anteriores para entender a dinâmica das provas e do conteúdo do Enem, podendo usar as edições passadas como simulado, validando o percentual de acerto e tempo médio para resolução da prova.

Mesmo depois de algumas mudanças na aplicação do ENEM desde 1998, ainda é possível considerar provas antigas como referência para poder se preparar para a edição seguinte da prova. 

A seguir, você vai conhecer algumas dicas práticas de como estudar para o Enem utilizando as provas antigas. 

Observe os modelos de questão para entender a dinâmica das provas

Tomando como exemplo as últimas provas do Enem, observe questão a questão, como estão sendo formuladas e se existe algum padrão de formato para determinados conteúdos. 

Vale a pena pesquisar os assuntos que mais caem no Enem e, a partir disso, buscar questões relacionadas a eles. Isso pode dar uma pista a você de como certos tópicos são avaliados pela comissão organizadora da prova. 

Teste o tempo de resolução em cada questão

Lembre-se de que você não terá muito tempo para responder às questões do Enem. Para ter uma ideia, dividindo o tempo da prova (5 horas, em média) pelo número de questões (90 por dia, totalizando 180), não sobram mais que 3 minutos para cada pergunta. Porém, ainda é necessário passar as respostas ao gabarito. Então, considere cerca de 2,5 minutos para cada questão. 

Logo, você só vai aumentar a velocidade de resposta se dominar o estilo da prova e criar uma estratégia eficiente para interpretar cada exercício. 

Além de realizar uma leitura dinâmica e de identificar quais informações são relevantes ou não, também é importante criar uma linha de raciocínio para não ficar parado pensando. 

O mais indicado, como treino, é dar ênfase aos exercícios mais complicados para saber lidar com eles. Após entender como o raciocínio é desenvolvido, vale a pena cronometrar quanto tempo você leva para concluir cada questão. 

Prova ao lado de relógio com lápis em cima
No Enem, a pessoa tem cerca de 2,5 minutos para resolver cada questão

Use as provas como simulado para o Enem

Uma vez que você já está dominando bem o conteúdo programático do exame, é hora de treinar respondendo às provas. O objetivo é que você aprenda a lidar com a pressão do relógio, o cansaço e o alto nível de estresse. Digamos que você está acostumando seu corpo a correr uma maratona. 

Então, usar as provas antigas do Enem como simulado é uma excelente saída. Para isso, prepare o cenário e faça igualzinho ao dia do exame. Veja como: 

  • Se possível, imprima os cadernos de questões;
  • Busque um espaço silencioso com mesa e cadeira confortáveis em sua casa e avise a todos os familiares que não pode haver interrupção pelas próximas 5h;
  • Separe os mesmos materiais que serão usados no dia do exame (caneta e documentos) e seu “kit de sobrevivência” (com água, chocolate, bolachas etc.);
  • Desligue o celular;
  • Quando estiver a postos, marque o tempo no relógio;
  • Ao final, veja quanto tempo levou para responder às provas escolhidas;
  • Faça uma pausa, descanse e, mais tarde, confira o gabarito;
  • Veja onde errou e faça uma revisão desses pontos. 

O que caiu no Enem 2022?

No Enem 2022, os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

O que caiu na redação do Enem 2022?

O tema para a redação do Enem 2022 foi: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. 

Assim como em todos os anos, o tema para a redação do Enem de 2022 foi mantido em sigilo até o dia do Exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tradicionalmente anuncia o tema apenas no momento da aplicação da prova. 

Tribo indígena em rito
A valorização dos povos tradicionais foi tema na redação de 2022

O que caiu em Ciências da Natureza em 2022?

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem aborda assuntos relacionados às matérias de Biologia, Física e Química. 

Como o Enem é uma avaliação relacionada ao currículo obrigatório do ensino médio, quaisquer assuntos que fazem parte do plano pedagógico para essa fase de estudos podem aparecer no Exame. No entanto, alguns tópicos são mais recorrentes. 

No caderno de Biologia é possível encontrar tópicos relacionados a Ecologia, Genética, Evolução, Botânica, Zoologia, Fisiologia, Bioquímica e Saúde. 

Já no Caderno de Física, podemos encontrar questões sobre Mecânica, Dinâmica, Calorimetria, Óptica, Elétrica, Ondulatória, Física Nuclear e Astronomia. 

E no Caderno de Química, podem cair matérias como Estrutura atômica, Ligações químicas e moléculas, Química orgânica, Química inorgânica, Físico-química, Cálculos estequiométricos e Poluição ambiental. 

Tour pela prova do Enem

O que caiu em Ciências Humanas em 2022?

A prova de Ciências Humanas é composta pelas matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. 

Em cada uma dessas matérias, podemos encontrar diversos temas que foram estudados em algum momento durante o ensino médio. Mas no Enem, os tópicos mais comuns podem ser mapeados para facilitar o estudo. 

Para estudar a disciplina de História, por exemplo, fique atento aos períodos, movimentos e processos históricos que moldaram a sociedade global. Temas como Revoluções, Guerras Mundiais, movimentos de independência, governos e regimes políticos, transformações sociais e culturais, entre outros. 

Sobre Geografia, estudar Questões Ambientais, Geopolítica e Espaço Agrário, podem ser um excelente caminho. 

Já em Sociologia e Filosofia, é importante se aprofundar em teorias sociais, ética, política e cidadania, a partir, por exemplo, da análise sobre pensadores clássicos e contemporâneos, estruturas sociais, sistemas políticos e o papel do cidadão na comunidade. 

Foto de soldados na primeira Guerra Mundial
As Guerras Mundiais podem ser tema no Enem

O que caiu em Linguagens em 2022?

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abrange matérias relacionadas às formas de se comunicar, como Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Tecnologias da Informação e Comunicação, Artes e Educação Física. 

Os principais temas que o aluno pode estudar para a prova de Linguagem são: Leitura e Interpretação de Textos, Estrutura Textual, Análise de Discurso, Literatura,

Gênero Textual, Variação Linguística, Gramática, Leitura e Artes, Relação Intertextual, Funções da Linguagem, Figuras de Linguagem e Semântica. 

O que caiu em Matemática em 2022?

Para a prova de Matemática e suas Tecnologias, o aluno pode se apoiar nos temas corriqueiros do ensino médio, como Estatística, Equações, Funções, Figuras Planas, Grandezas Proporcionais e Médias Algébricas. 

Garoto escrevendo fórmulas matemáticas em lousa
Equações foram tema em Matemática em 2022

Gabarito do Enem 2022 

O Gabarito do Enem 2022 está disponível no portal do INEP no site do Ministério da Educação 

Quantas pessoas participaram do Enem 2022? 

De acordo com os dados apontados na Sinopse Estatística do Enem 2022, o número total de inscritos foi de 3.476.105 alunos. 

O que caiu no Enem 2021?

No Enem 2021, os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, 45 questões de linguagem, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

O que caiu na redação do Enem 2021?

O tema da redação do Enem 2021 foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. 

Certidão de nascimento do Rio Grande do Sul
O tema da redação no Enem 2021 abordou aspectos da cidadania brasileira

Gabarito do Enem 2021

O Gabarito do Enem 2021 está disponível no portal do INEP no site do Ministério da Educação. 

Quantas pessoas participaram do Enem 2021?

De acordo com os dados apontados na Sinopse Estatística do Enem 2021, o número total de inscritos foi de 3.389.832 alunos. 

O que caiu no Enem 2020?

No Enem 2020, os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, 45 questões de linguagem, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

O que caiu na redação do Enem 2020?

O tema da redação do Enem 2020 foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. 

Gabarito do Enem 2020

O Gabarito do Enem 2020 está disponível no portal do INEP no site do Ministério da Educação. 

Quantas pessoas participaram do Enem 2020?

De acordo com os dados apontados na Sinopse Estatística do Enem 2020, o número total de inscritos foi de 5.783.131 alunos. 

O que caiu no Enem 2019?

No Enem 2019, os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, 45 questões de linguagem, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

O que caiu na redação do Enem 2019?

O tema da redação do Enem 2019 foi: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. 

Gabarito do Enem 2019

O Gabarito do Enem 2019 está disponível no portal do INEP no site do Ministério da Educação. 

Quantas pessoas participaram do Enem 2019?

De acordo com os dados apontados na Sinopse Estatística do Enem 2019, o número total de inscritos foi de 5.095.270 alunos. 

O que caiu no Enem 2018?

No Enem 2018, os candidatos resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias, 45 questões de linguagem, 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza, além de uma redação dissertativa argumentativa. 

O que caiu na redação do Enem 2018?

O tema da redação do Enem 2018 foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

Gabarito do Enem 2018

O Gabarito do Enem 2018 está disponível no portal do INEP no site do Ministério da Educação. 

Quantas pessoas participaram do Enem 2018?

De acordo com os dados apontados na Sinopse Estatística do Enem 2018, o número total de inscritos foi de 5.513.747 alunos. 

Veja também: no Stoodi, descubra como avaliar a sua redação no Enem!

Como estudar para o Enem

Para estudar para o Enem, é interessante que o aluno adote técnicas de estudos que melhor se encaixem ao seu perfil e sua rotina, como por exemplo Resumos, Fichamentos, Videoaulas, Simulados, Mapas mentais, Método Pomodoro, etc.

Se considerarmos que existem diversas formas de estudar para o Enem em casa, entender a que melhor se aplica a sua personalidade irá ajudar a assimilar e fixar os conteúdos estudados com mais eficiência.

E para te dar uma forcinha nos estudos, que tal aumentar sua performance nos estudos com a Stoodi?

Com metodologia comprovada, nesse cursinho você aprende de verdade!

Inscreva-se agora mesmo e mande bem no Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados