Vestibulares agora também é

O que é uma planície? Entenda rápido e saiba como cai no Enem!

planície

Você já parou para perceber as variações de relevo ao seu redor? Independentemente de onde você viva, é possível notar essas nuances ao observar os arredores com mais atenção. Há terrenos mais planos, outros mais acidentados, outros com morros e depressões…

No entanto, esse assunto não serve apenas para observarmos as diferentes paisagens formadas pelo relevo. Ele é também um tema muito relevante para os estudos do vestibular, sendo cobrado com frequência em provas como o Enem. Um bom exemplo é a planície, comumente cobrada no vestibular!

Então é preciso saber mais sobre isso, certo? Confira o artigo e relembre os conceitos para as provas de Geografia!

O que é planície?

Como o nome já indica, planícies são regiões planas. Elas são caracterizadas por um relevo pouco variado, que normalmente se encontra na mesma altitude.

Boa parte das planícies está localizada ao nível do mar ou próximo dele, sendo elevados de baixas altitudes. Apesar disso, há algumas exceções, como veremos a definição a seguir.

Características das planícies

Uma das principais características das planícies é o seu relevo pouco acidentado e que permanece em uma mesma altitude. No entanto, isso não é tudo, e detalhes como os seguintes podem ser percebidos:

  • são relevos sedimentares, ou seja, formados a partir do depósito de sedimentos carregados pela chuva, pelos rios, mares etc.;
  • são formações recentes;
  • normalmente, são circundadas por morros ou formações mais altas, responsáveis pela deposição dos sedimentos.

Tipos de planície

As planícies são classificadas em três tipos. São eles:

  • lacustres: formadas em lagos, a partir do acúmulo progressivo de sedimentos;
  • fluviais/aluviais: formadas a partir do depósito de sedimentos carregados pelos rios;
  • costeiras: formadas com a participação do mar, responsáveis pelas paisagens da praia.

Exemplos de planícies

Agora, veja alguns exemplos de planícies! Os mais expressivos do mundo são:

  • a Grande Planície, localizada na Europa, indo desde a região da França até a Rússia;
  • a Planície Australiana, na Austrália;
  • as Grandes Planícies dos Estados Unidos;
  • a Planície da Bacia do Congo, que abrange dez países africanos. 

Uma das exceções de altitude é a Planície do Salar de Uyuni, na Bolívia, que está a cerca de 3000 m acima do nível do mar (o maior e mais alto deserto de sal do mundo). E, no Brasil, podemos citar como exemplo os pampas, a Planície Amazônica e a Planície do Pantanal.

Em qual matéria a planície está inserida? 

O estudo das planícies está mais relacionado à prova de Geografia no Enem. Mas não se engane, pois é possível que você se depare com questões sobre esse assunto em outras matérias.

Isso acontece por conta da interdisciplinaridade das provas do Enem e de outros vestibulares. Sendo assim, também podem cair questões sobre planícies em provas como a de Biologia, ao abordar o tema de biomas brasileiros.

Tour pela prova do Enem

Outra possibilidade é o assunto cair em outra prova do caderno de Ciências Humanas, História. As planícies têm um grande valor histórico, sendo fundamentais para a realização de atividades humanas em civilizações como o Antigo Egito e, até mesmo, atualmente.

As atividades econômicas do Brasil Colônia, por exemplo, devem-se em muito à presença de planícies. O plantio da cana-de-açúcar é o exemplo mais clássico disso, mas o ciclo do café não pode deixar de ser mencionado. Ambos aconteceram em regiões planas.

Exemplos práticos da aplicação da planície

As planícies fazem parte do nosso dia a dia, podendo ser observadas em locais espalhados pelo mundo. No Brasil, o exemplo mais claro desse tipo de relevo é o pampa gaúcho, um dos nossos biomas.

Outro ponto que deve ser ressaltado quando falamos sobre planícies é a questão do agronegócio. Terras planas são mais vantajosas para o plantio de diferentes espécies de vegetais além, é claro, do cultivo de gramíneas para a criação de gado e outros animais de produção.

Sendo assim, é possível relacionar isso ao fato do pampa ser um dos biomas mais devastados do Brasil, ficando atrás apenas da Mata Atlântica

Como estudar sobre planícies para o Enem e os vestibulares?

Estudar as matérias que cobram o tema de planícies envolve três pilares: a obtenção de teoria, por meio das aulas, o desenvolvimento de bons resumos e, por fim, a realização de muitos exercícios para fixar o significado. 

Exemplo de exercício sobre planície que cai na prova do Enem e outros vestibulares

Agora, que tal conferir um exemplo de questão que já apareceu na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do Enem? Assim, você se prepara para a edição do Enem 2022 com muito mais segurança! Vamos lá?

(Enem 2012) “As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo às rochas metamórficas muito antigas (Pré- Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul amazônica e a São Francisco.”

(ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.)

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por:

a) apresentarem áreas de intrusões graníticas, ricas em jazidas minerais (ferro, manganês);

b) corresponderem ao principal evento geológico do Cenozoico no território brasileiro;

c) apresentarem áreas arrasadas pela erosão, que originaram a maior planície do país;

d) possuírem em sua extensão terrenos cristalinos ricos em reservas de petróleo e gás natural;

e) serem esculpidas pela ação do intemperismo físico, decorrente da variação de temperatura.

Resposta: alternativa a.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre planície? Esperamos que sim! Agora, alongue o corpo e comece a sua maratona de exercícios sobre o assunto. E não se esqueça de deixar alguns para as próximas semanas, ok? As revisões também são fundamentais para o seu sucesso.

E por falar em sucesso, que tal antecipar o seu? Faça a sua inscrição para o vestibular online do curso dos seus sonhos e comece a faculdade quanto antes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.