O que foi a Peste Negra? Como estudar sobre ela?

peste negra

Você provavelmente já ouviu falar sobre a peste negra, não é mesmo? Também conhecida como peste bubônica, essa doença assolou a humanidade no período da Idade Média e dizimou grande parcela da população daquela época.

Caracterizada principalmente pela figura dos médicos da peste (aqueles com uma máscara que tinha um bico, bastante presentes em festas de Dia das Bruxas mundo afora), essa pandemia se mostra como um assunto muito atual, especialmente frente a realidade vivida com a Covid-19 nos últimos tempos.

Quer saber mais sobre o funcionamento da peste negra e conhecer um pouco de sua história? Então, vem com a gente!

O que é a Peste Negra?

A peste negra é uma doença também conhecida pelo nome de peste bubônica, causada pela bactéria Yersinia pestis. Ela ocasionou uma pandemia que matou mais de 50 milhões de pessoas no século XIV.

Origem

A origem da peste ainda não é plenamente conhecida. No entanto, a hipótese mais aceita é que ela tenha aparecido na Ásia Central e chegado à Europa (local em que foi mais letal) a partir das embarcações que levavam mercadorias ao continente.

Sintomas

Alguns dos sintomas da peste negra são:

  • febre;
  • inchaços pelo corpo (ínguas);
  • dores na cabeça e no corpo;
  • arrepios;
  • cansaço;
  • mal-estar.

Além disso, um dos sinais mais característicos do problema é a formação de bubões, lesões de coloração escura que atingem toda a pele, dando o nome que conhecemos à enfermidade.

Propagação

A propagação da peste acontecia por meio das pulgas dos ratos, muito comuns nas embarcações. Elas picavam os animais, contaminando-os e levando a bactéria aos outros roedores.

Posteriormente, ao entrarem em contato com as péssimas condições de higiene da Era Medieval, picavam os humanos, contaminando-os.

Como a Peste Negra é abordada nas provas do Enem e dos vestibulares?

A peste negra pode ser abordada de algumas formas em suas provas. Algumas são:

  • em questões de Biologia no Enem, sobre antibióticos, sintomas, vacinação ou até associando o problema com a pandemia de Covid-19;
  • em questões de História no Enem, buscando conhecimento sobre seus impactos para a sociedade;
  • em questões de Geografia no Enem, com o estudo da queda demográfica observada no período graças ao alto índice de morte na população.

Como estudar a Peste Negra e arrasar nos testes?

Estudar a peste negra é algo que envolve muito mais do que leituras de livros didáticos. Que tal conferir outras fontes de informação?

Algumas boas opções são:

Tour pela prova do Enem
  • o filme “Fuga”, de 2012;
  • o livro “1348 — A Peste Negra”, de José Martino;
  • o livro “Doenças que Mudaram a História”, de Guido Carlos Levi;
  • o filme “O Sétimo Selo”, de 1957.

Outra dica é você dar uma olhadinha em nosso resumo para o Enem sobre a Idade Média. Ele está cheio de informações imperdíveis para os seus estudos!

Como esse assunto é cobrado nas provas?

Para fechar, vamos conferir um exemplo de questão que mostra como a peste negra é abordada nos principais vestibulares do Brasil. Vamos lá?

(Mackenzie) A peste negra, que dizimou cerca de um terço da população europeia, as revoltas camponesas ocasionadas pelo precário equilíbrio da produção agrícola e a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, foram responsáveis:

a) pela formação da sociedade feudo-clerical;

b) pela crise do mercantilismo econômico;

c) pelo fortalecimento da nobreza em detrimento do poder real;

d) pela aceleração da crise do absolutismo;

e) pela crise do feudalismo e consolidação do poder real.

Resposta: letra e.

Lembrando que as perguntas sobre esse tema também podem ter um viés mais voltado para a Biologia, ok? Por isso, é importante dominar os dois lados da moeda. Então, confira também o nosso artigo sobre pandemia no Enem!

Não pare por aqui!

Chegou a hora de levar as dicas de estudo em consideração e caprichar na aquisição de informações sobre a peste negra! Esse é um assunto importante historicamente e que pode aparecer em suas provas graças às questões atuais em termos de saúde pública. Fique de olho!

Sabemos que ir bem no vestibular é o seu grande objetivo. Então, faça o download gratuito do e-book Ciências Exatas e da Terra: guia para estudar e conquistar uma boa nota! Esse material o ajudará muito em seus estudos. Aproveite!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados