Mito da caverna: o que Platão queria dizer com isso?

Mito da caverna

Em tradução livre, o termo filosofia quer dizer “amor pelo saber”. Isso significa que o estudo dessa disciplina está pautado em buscar o conhecimento. É uma matéria, então, que nos ensina a querer aprender cada vez mais e que, ao contrário de outras, não nos traz respostas e sim perguntas.

Um bom exemplo disso é o Mito da Caverna, uma alegoria idealizada pelo filósofo grego Platão. Essa é uma história que nos permite refletir e que ainda gera muita confusão por parte de estudantes e, até mesmo, estudiosos da área.

E então, o que é esse mito? Como interpretá-lo? Como utilizá-lo no vestibular? Continue a leitura e saiba mais sobre esse importante assunto para as provas!

O que é o Mito da Caverna?

Também conhecido como Alegoria da Caverna, o Mito da Caverna é uma história contada por Platão em seu livro A República. 

Para mandar bem na sua prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, é importante saber como essa história acontece!

Nesse livro, Platão pede que o interlocutor imagine uma caverna. Nela, estariam homens que foram mantidos prisioneiros ali desde o seu nascimento e que nunca tinham visto o mundo lá fora.

Em sua prisão, os homens estão frente a uma parede, e é a partir dela que eles veem o tempo passar. Atrás deles, há uma chama acesa, que reflete, em sombras distorcidas, o mundo exterior na estrutura à frente deles.

Um belo dia, um dos prisioneiros é liberado e pode sair da caverna. Ao encontrar o vasto mundo lá fora, ele se vê frente a um dilema: fugir ou voltar e libertar os seus colegas, correndo o risco de ser morto, já que eles não acreditariam no que ele estava dizendo.

O que o Mito da Caverna corresponde?

O principal tema de discussão desse mito é o conhecimento. Tudo o que os prisioneiros conhecem sobre o mundo e a vida é o que eles veem através de sombras em uma parede. Para eles, aquilo é tudo que há no universo.

Quando um deles é liberado, percebe que há muito mais a ser conhecido e explorado, mas teme que esse conhecimento seja mais do que os demais prisioneiros possam suportar.

A partir daí, é gerada uma relação entre conhecimento e poder.

Quais são as possíveis interpretações para o Mito da Caverna?

Na Filosofia, não há uma interpretação certa ou errada. O que vale é refletir e tentar chegar em uma conclusão. Esse desfecho dependerá muito de quem você é, de onde viveu, de quais foram as suas experiências ao longo da vida, e muito mais.

No entanto, para a prova de Filosofia no Enem, você pode pensar o seguinte: imagine que os prisioneiros representam nós, o povo comum. E que estamos imersos em uma situação que não nos permite conhecer tudo o que precisamos conhecer para tomarmos boas decisões.

Como estudar sobre o assunto?

Se os prisioneiros somos nós, um belo dia, essa oportunidade é concedida. O que fazer com isso? O que são as sombras na parede? A ignorância é ou não uma bênção?

Tour pela prova do Enem

É possível relacionar essa questão com muitos assuntos, como a democracia, o poder de escolha das pessoas, o Voto de Cabresto da República Velha no Brasil, entre outros.

A melhor forma de estudar o assunto é refletir. Esse é o pilar da Filosofia!

Aproveite e também confira informações sobre o racionalismo moderno, uma vertente filosófica que é fortemente influenciada pelos pensamentos de Platão.

Como esse tópico pode ser visto no Enem?

Agora, veja um exemplo de como essa questão pode ser cobrada nos vestibulares.

(PUC) No livro VII da República, Platão apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com esse mito ele pretendia:

a) esclarecer algumas questões sobre a importância da educação dos filósofos, que viriam a ser no futuro, os governantes da cidade justa;

b) mostrar que os cidadãos são geralmente injustos com aqueles que querem ser justos;

c) demonstrar que a democracia não é um bom sistema de governo;

d) provar a imortalidade da alma humana.

Resposta: letra a.

Lembrando que esse tema não será necessariamente cobrado em uma questão específica, ok? Ele pode também aparecer como oportunidade de enriquecimento da sua redação. Aprender a relacionar os assuntos e utilizá-los no seu texto é um passo importante para os vestibulandos!

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre o Mito da Caverna? Então, agora você está pronto para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema e utilizá-lo de maneira arrasadora em suas redações.

Falando nisso, selecionamos um conteúdo incrível para você: o e-book “Redação para o Enem e os vestibulares: leia e arrase na redação“. Esperamos que goste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados