Como estudar Racionalismo Moderno para o Enem?

Racionalismo Moderno

Penso, logo existo. Essa é uma frase muito famosa, não é mesmo? E você sabia que ela faz parte do pensamento do Racionalismo Moderno? Pois é! Ela foi mencionada por René Descartes, um dos filósofos mais importantes desse movimento.

Conhecer detalhes como esse é fundamental para quem quer mandar bem nos processos seletivos para o ensino superior, como o Enem e outros vestibulares. Afinal, questões sobre esses assuntos costumam cair bastante nas provas.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para orientá-lo no início dos seus estudos sobre o tema. Aqui, você vai saber o que é o racionalismo, quem são os seus principais pensadores, e muito mais. Boa leitura!

O que é o Racionalismo Moderno?

O Racionalismo Moderno é o nome dado a um pensamento filosófico que focava o ser humano e a racionalidade como fonte de conhecimento. Ou seja: o conhecimento nasce com o Homem, mas precisa ser acessado a partir da reflexão.

O racionalismo surgiu como uma resposta ao empirismo, que nos dizia que a experiência prática é a forma ideal de aprendizado. Para os racionalistas, até mesmo as nossas experiências podem nos enganar, já que não podemos confiar nos sentidos. Entender o que é Iluminismo ajuda bastante na compreensão desse tema!

Qual é o contexto histórico do Racionalismo?

O Racionalismo foi um pensamento que esteve em voga entre os séculos XVI e XIX. Ou seja, foram muitos séculos de construção dessa filosofia, que esteve presente em muitos eventos do mundo moderno.

Qual foi a sua importância?

Entender a importância do racionalismo é indispensável para a prova de Filosofia no Enem e em outros vestibulares. Podemos resumir a sua relevância com os seguintes pontos:

  • foi fundamental para a elaboração de muitas políticas públicas voltadas ao bem-estar humano;
  • foi também parte do desenvolvimento da cartilha de Direitos Humanos;
  • é, até hoje, uma corrente filosófica que estimula o pensamento e o questionamento, fazendo com que a sociedade evolua gradativamente.

Quais são os pilares do Racionalismo?

Quer saber o que cai no Enem quando o assunto é Racionalismo? Bom, normalmente, as questões têm tudo a ver com os pilares dessa corrente filosófica. Saiba quais são eles a seguir:

  • a razão é o único caminho para o conhecimento;
  • já nascemos com o conhecimento, mas precisamos acessá-lo;
  • os sentidos nos enganam.

Quem são os principais pensadores do movimento racionalista?

Os primeiros conceitos racionalistas surgiram com Platão, que nos trouxe a Teoria das Ideias (Mundo Inteligível e Mundo Sensível). No entanto, o Racionalismo propriamente dito tem como principais representantes:

  • René Descartes;
  • Baruch de Espinoza;
  • Gottfried Wilhelm Leibniz.

Esses são alguns dos principais nomes da história da Filosofia. Vale a pena anotá-los!

Como esse tema pode ser cobrado nas provas?

Confira, a seguir, um exemplo de questão sobre o racionalismo!

(Enem) Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.

Tour pela prova do Enem

ESPINOSA, B. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

No trecho, Espinosa critica a herança filosófica no que diz respeito à idealização de uma

a) estrutura da interpretação fenomenológica;

b) natureza do comportamento humano;

c) dicotomia do conhecimento prático;

d) manifestação do caráter religioso;

e) reprodução do saber tradicional.

Resposta: letra b.

Além de ser cobrado dessa maneira, o tema pode ser uma ótima maneira de enriquecer a sua redação, seja por meio de citações ou com a explicação de conceitos racionalistas. Portanto, vale muito a pena se dedicar a esse estudo!

Agora é com você!

Chegou a hora de continuar os estudos sobre o Racionalismo Moderno. Faça muitas questões, veja videoaulas e se prepare para as provas. Não se esqueça de que os exames estão cada vez mais próximos e que não há tempo a perder!

Ah, antes de você ir: que tal saber mais sobre algumas maneiras de ingressar na faculdade? Confira o nosso material especial sobre esse tema e tire as suas dúvidas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 37

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados