O que é uma milícia e como elas podem cair no Enem?

milícia

Nos últimos tempos, um termo tem sido amplamente citado e debatido na sociedade: a milícia. Mas você sabe o que essa palavra realmente significa? Ainda, sabe como é o modo de operação da milícia e em quais regiões do Brasil elas são mais atuantes?

Você descobrirá a resposta para essas perguntas neste texto e, de quebra, verá um exemplo de como esse assunto pode cair em suas provas do Enem e demais vestibulares. Vamos lá? Boa leitura!

O que é uma milícia?

De modo resumido, as milícias podem ser vistas como um tipo de poder não-oficial. Elas são compostas, em sua grande maioria, por ex-policiais ou profissionais da área militar, que utilizam de sua influência e poder para controlar a população, seja para a obtenção de favores ou de dinheiro.

Qual é a história da milícia?

Para irmos bem na prova de História no Enem e em outros cadernos, precisamos compreender a origem das coisas!

As milícias, em sua origem, surgiram como conjuntos de policiais e militares que atuavam à parte de suas corporações como forma de defesa e combate, se protegendo e garantindo, também, a defesa da população.

Quais são os objetivos de uma milícia?

O seu objetivo era garantir a proteção das populações carentes do Rio de Janeiro e combater o narcotráfico, muito forte nas regiões periféricas da cidade.

No entanto, com o passar do tempo, o perfil do miliciano mudou. Com o avanço da corrupção no interior do movimento, esse se tornou um poder nocivo para a população que ele originalmente pensava em proteger.

Onde a milícia atua com mais força?

Agora, que tal um pouquinho de contextualização à realidade brasileira? Esse é um assunto importante para as questões de atualidades no Enem!

As milícias estão em todo o Brasil. Elas têm ganhado forças nas últimas décadas com, inclusive, apoio de camadas mais altas da hierarquia do poder dos estados. Por isso, esse é um tema delicado e que exige muita cautela na hora de ser abordado em redações, por exemplo.

No Rio de Janeiro, no entanto, a situação é um pouco mais complexa. Por conta da relação entre milicianos, traficantes e membros da política, ela se tornou uma entidade que quase faz parte do controle do poder na cidade.

Um dos casos mais emblemáticos da atualidade é o do o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018. Ela atuava ativamente contra esse tipo de organização e, infelizmente, há grandes indícios de que a sua morte tenha uma relação com os milicianos.

Quais são os perigos da atuação da milícia para a sociedade?

Alguns dos perigos da atuação das milícias para a sociedade são:

Como estudar esse assunto para os vestibulares?

Gosta de filmes de guerra? Então, é bem provável que você também vá curtir as nossas dicas extracurriculares para aprender um pouco mais sobre o funcionamento das milícias!

Entre os filmes, podemos citar:

Tour pela prova do Enem
  • Tropa de Elite (2007);
  • Tropa de Elite 2 (2010);
  • Bruxa de Guerra (2012).

Quanto às séries, confira:

  • Um Dia Qualquer (2020);
  • 3% (2018).

Entre os livros, um clássico: Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida.

Como esse tema é cobrado nas provas?

Agora, veremos um exemplo de questão para mostrar como esse assunto pode cair nas provas! Vamos lá?

(Fuvest 2015) Considerando-se o intervalo entre o contexto em que transcorre o enredo da obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, e a época de sua publicação, é correto afirmar que a esse período corresponde o processo de

a) reforma e crise do Império Português na América;

b) triunfo de uma consciência nativista e nacionalista na colônia;

c) independência do Brasil e formação de seu Estado nacional;

d) consolidação do Estado nacional e de crise do regime monárquico brasileiro;

e) proclamação da República e instauração da Primeira República.

Resposta: letra c.

Como podemos ver, é bem improvável que o assunto milícias seja cobrado de forma direta nas provas. Ele, no entanto, pode ser bem utilizado em sua redação, contextualizando o tema à realidade brasileira. Fique ligado!

Agora é com você!

Conhecer o funcionamento de uma milícia é bem importante para ir bem nas provas do Enem e dos vestibulares. Agora, é hora de buscar mais fontes de aprendizado — como os filmes e livros — e navegar em nosso blog para aprender ainda mais conceitos fundamentais para o vestibular!

Aproveite e confira o nosso e-book gratuito de redação para o Enem e os vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados