O que é metabolismo e como estudar para o Enem?

estudantes enem

“Nossa, o meu metabolismo é tão lento…” Essa é uma frase que você certamente já ouviu em algum lugar, não é mesmo? O que poucos sabem, no entanto, é que esse é um dos assuntos que mais caem no Enem!

O tema metabolismo é muito frequente na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio. E, quando ele aparece por lá, costuma deixar muitos estudantes de cabelo em pé por não saberem o que fazer.

Felizmente, esse é um tema bastante simples. A seguir, vamos falar sobre a definição de metabolismo e suas principais subdivisões. Dessa forma, você chegará afiadíssimo na próxima edição do Enem. Boa leitura!

Definição de metabolismo

O conceito de metabolismo é simples de ser compreendido. Em resumo, ele é o conjunto das reações (controladas pelo sistema nervoso) que acontecem no corpo humano (e também no de outros seres vivos). Por isso a ideia de “metabolismo lento” é um pouco errada, já que ela implicaria na afirmação de que as reações, naquele organismo, ocorrem de maneira devagar.

Na realidade, não é bem isso que acontece. O que ocorre está relacionado com a queima de calorias, que nada mais é do que um conjunto de reações relacionadas ao gasto de energia (armazenada na forma de glicogênio, lipídeos e ATP). Sendo assim, algumas reações do organismo ocorrem de maneira mais lenta, mas não o metabolismo como um todo, entende?

Anabolismo

Esse tipo de metabolismo também pode ser conhecido pelo nome de via biossintética. Nesse processo, pequenas moléculas são unidas por meio de diferentes reações para a construção de moléculas maiores.

Outra palavra-chave muito utilizada nesse conceito é assimilação. Esse é um metabolismo comum, por exemplo, no sistema digestivo dos seres humanos.

Catabolismo

Também é conhecido pelo nome de via degradativa. Como o nome já nos indica, a sua função é quebrar moléculas grandes em partículas menores, liberando energia. É exatamente o contrário do anabolismo.

Esse processo é dividido em duas reações: metabolismo aeróbico (que utiliza oxigênio) e metabolismo anaeróbico (que não utiliza oxigênio, mas sim moléculas como o sulfato e o nitrato).

Subdivisão do metabolismo

Como mencionamos no início de nosso bate-papo, o tema metabolismo tem algumas subdivisões. Compreendê-las é muito importante para as provas, já que é comum que questões cobrando esse conhecimento deem as caras no Enem. Então, vamos conhecer as diferenças?

Metabolismo energético

Novamente, a Biologia foi bondosa e nos concedeu um termo que é facilmente assimilado e relacionado com o seu verdadeiro significado. Portanto, nada de nomes complicados dessa vez! O metabolismo energético é exatamente o que parece ser: está diretamente relacionado com a produção e o uso de energia no organismo.

As reações que ocorrem aqui são feitas para trazer energia para o organismo. Ou seja, moléculas provenientes da pirâmide alimentar (como carboidratos, proteínas e lipídeos) são separadas e transformadas em ATP. Depois, há a conversão do ATP em ADP e, consequentemente, a liberação de energia para o corpo.

Metabolismo basal

O conceito de metabolismo basal já um pouco diferente. Ele diz respeito à quantidade de energia que um ser precisa para dar conta de todas as reações vitais que seu organismo executa.

O metabolismo basal dos organismos varia muito de acordo com a sua idade. Por exemplo: pessoas mais velhas têm um gasto energético muito menor do que bebês recém-nascidos. Isso é válido para seres de qualquer espécie, de maneira geral.

Palavras-chave importantes sobre o tema

Na Biologia, há muitos conceitos com nomes diferentões e que se interligam e se encontram ao longo dos conteúdos vistos. Agora, veremos algumas das palavras-chave mais importantes sobre metabolismo. Esses são conceitos relacionados que podem cair nas provas do Enem e dos vestibulares e que serão frequentes ao longo de seus estudos.

Plano de Estudos para Medicina

Confira!

Enzimas

São moléculas de proteína que atuam nas reações. Têm função catalisadora, ou seja, ajudam a potencializar a velocidade e a intensidade da reação, bem como a fazer outras modificações na natureza do processo.

ATP

Um dos produtos do metabolismo. Essa é uma molécula cuja função é armazenar energia em sua forma química.

Fotossíntese

A fotossíntese é a forma de obtenção de energia pelas plantas. Ela ocorre a partir da captação de energia luminosa proveniente do sol e a sua transformação.

Respiração celular

Conjunto de reações que ocorrem na mitocôndria e que são responsáveis, também, pela produção de energia.

Vale a pena ressaltar que esse foi apenas um breve resumo de conteúdos muito densos e interessantes. Por isso, procure aulas sobre esses assuntos e não deixe de tirar as dúvidas com os seus professores, ok?

Como o tema é cobrado no Enem

Para fechar o conteúdo, que tal resolvermos um exercício que já apareceu no Enem sobre esse assunto? Essa é uma questão que caiu na edição de 2007 dessa prova. Confira:

Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância:

a) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo;

b) inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células;

c) que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo;

d) insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo;

e) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.

O gabarito desse exercício é a letra A. No entanto, se você não acertou, não se preocupe: a preparação para o vestibular é feita de muitos erros. Com eles, você aprende o conteúdo e não errará uma questão semelhante no futuro!

Gostou de saber mais sobre o metabolismo? Se os conceitos pareceram um pouco confusos, mantenha a calma. É importante continuar lendo bastante sobre o assunto e também assistir muitas videoaulas, como as disponibilizadas pelo Trilha do Enem. Com elas, você ficará craque nesse e em outros temas do vestibular!

Como vimos ao longo do texto, as reações acontecem o tempo todo em nosso corpo. Por isso, complemente o seu conhecimento, saiba o que é mitose e meiose e entenda, de uma vez por todas, a diferença entre esses processos de divisão celular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Instituições Participantes do Vestibulares

O Vestibulares traz informações sobre os processos seletivos de sete instituições pelo Brasil: