Como o assunto Mata Atlântica cai no Enem? Descubra aqui!

mata atlântica

A Mata Atlântica é um dos seis biomas brasileiros. Ele fica entre Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal, e está presente em toda a costa litorânea do país. Embora esteja bem distribuída no Brasil, também é encontrada em países como Paraguai e Argentina, pois esse bioma predomina onde o clima é tropical, além de proporcionar alto teor de matéria orgânica no solo.

Esse assunto sempre é debatido devido aos temas de sustentabilidade e ecologia cada vez mais discutidos nessa nova década. E, claro, preparamos este resumão com as melhores dicas e o que você precisa saber para acertar todas as questões sobre o assunto. Preparado?! Então, vamos começar o resumo!

O que é Mata Atlântica e suas características?

O bioma da Mata Atlântica apresenta grande importância econômica e ambiental para o nosso país. Como citado no início, ela faz parte do ecossistema presente na região litorânea, tem elevada diversidade de espécies e alta produtividade para o Brasil.

Contudo, esse retorno econômico, infelizmente, refere-se ao extrativismo que tem sua história desde o início da colonização do Brasil, em meados do século XVI, trazendo grande degradação ambiental. Inclusive, o litoral abrange boa parte da população brasileira, com a presença das capitais que contribuem com mais impacto ao meio ambiente e, atualmente, restam apenas 12,4% da cobertura original da mata.

Como estudar esse tema para Enem e vestibulares?

Para dominar bem o conceito de Mata Atlântica para o seu preparatório para Geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, é preciso compreender as principais características desse bioma — principalmente as suas subdivisões e a fauna e flora predominantes.

Por isso, separamos a definição dos principais tópicos abordados na hora do exame. Acompanhe.

Quais são as suas características?

A Mata Atlântica se encontra por toda a extensão da costa do oceano Atlântico, localizada na parte leste da América do Sul compreendendo a maior parte da região litorânea do Brasil. Inclusive, cobre cerca de 15% de todo o território nacional e está presente no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.

Devido à sua localização geográfica, a mata tem características específicas. Isso se deve ao fato de a região estar em uma zona de baixa e média latitude, o que influencia na incidência solar — que atinge diretamente a vegetação. Outro ponto é a alta pluviosidade e umidade, devido à proximidade com o oceano Atlântico.

E as suas subdivisões?

Você sabia que esse bioma apresenta subdivisões específicas? Pois bem, como ele é bastante complexo e diverso, apresenta significados e características peculiares que variam conforme percorremos toda sua extensão. Em suma, um dos principais fatores que influenciam nessas variações é a localização geográfica.

Tour pela prova do Enem

Portanto, confira quais são as suas principais subdivisões:

  • restingas: presente nas regiões das praias, recebe forte influência da água salgada do mar, bem como o vento e a insolação direta. O solo é predominantemente arenoso, resultando em uma vegetação mais rasteira;
  • manguezais: localizado em todo o litoral, esse subtipo de bioma fica entre o encontro de rios que desaguam no oceano Atlântico. A sua principal característica são os mangues (árvores de caráter arbustivo com raízes aéreas, também denominadas pneumatóforos);
  • campos de altitude: caracteriza-se pela presença de vegetação em altas altitudes. Inclusive, ocorre nas regiões da Serra do Mar, Serra da Mantiqueira e na formação serrana do Espinhaço;
  • floresta estacional semidecidual: ocorre em regiões com estações bem definidas com o inverno frio e seco, além do verão quente e úmido. Também aparece nas regiões da Argentina e do Paraguai;
  • floresta estacional decidual: a vegetação tem esse nome por perder suas folhas nos períodos mais frios, como outono e inverno. Pode ser encontrada nas regiões mais interioranas do país, a exemplo de Minas Gerais e Goiás;
  • floresta ombrófila mista: apresenta grandes árvores com muito espaçamento entre elas, além de essas regiões apresentarem temperaturas mais amenas. É encontrada no sul do Brasil, e o seu símbolo são as famosas araucárias;
  • floresta ombrófila aberta: caracteriza-se por apresentar uma vegetação mais aberta e menor densidade de árvores de elevado porte. Os elementos climáticos predominantes são regiões com maior temperatura e pouca umidade. É dominante na região nordeste do país.

Como é a fauna e a flora da região?

Com o clima predominantemente tropical, o ecossistema é bastante rico na região. Para ter uma ideia, na fauna, conforme o Site do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, os animais característicos do bioma são:

  • mico-leão-dourado;
  • tamanduá-bandeira;
  • capivara;
  • tatu-canastra;
  • gambá;
  • jaguatirica;
  • lontra;
  • veado;
  • onça-pintada.

Além disso. ela abriga cerca de:

  • 350 espécies de peixes;
  • 270 espécies de mamíferos;
  • 200 espécies de répteis;
  • 370 espécies de anfíbios;
  • 850 espécies de aves.

A flora também apresenta elevada diversidade com uma quantidade média de 20.000 espécies vegetais, sendo correspondente a 35% de toda a diversidade de plantas do Brasil. Entre as principais podemos citar:

  • o famoso pau-brasil;
  • quaresmeira;
  • jacarandá;
  • peroba;
  • jequitibá-rosa;
  • embaúba;
  • figueira;
  • cedro.

Inclusive, nessa região, é comum presença de bromélias e orquídeas epífitas (espécies sobre outras plantas em que não há parasitismo) bastante exuberantes e utilizadas para ornamentação.

Exemplo prático sobre Mata Atlântica que cai no Enem ou vestibular

Agora que você sabe os principais tópicos sobre esse bioma para o Enem 2022 e demais vestibulares, vamos praticar? Confira um exemplo aplicado, logo abaixo!

Enem 2017 – Questão 123 

A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado)

Essas espécies captam água do(a):

a) Organismo das plantas vizinhas.

b) Solo através de suas longas raízes.

c) Chuva acumulada entre suas folhas.

d) Seiva bruta das plantas hospedeiras.

E) Comunidade que vive em seu interior.

Resposta correta: alternativa c. A questão aborda o conhecimento da flora e as características das plantas epífitas. Elas se referem à capacidade de se estabelecer em outras espécies vegetais sem parasitismo e captando principalmente água da chuva e luz do sol para uma fotossíntese mais eficaz.

E aí, preparado para gabaritar o tema “bioma”?

Anotou as principais informações sobre ecologia e o tema Mata Atlântica para arrasar no assunto no Enem? Saiba que o segredo para entender bem esse conteúdo é conhecer a fauna e a flora, com as principais espécies dominantes. Inclusive, acompanhe as dicas sobre as subdivisões do bioma, além da sua relação com sustentabilidade e ecologia, combinado?

Sabia que o Enem também é uma das maneiras de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Estamos com inscrições abertas: confira mais informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados