Decifrando o Gabarito do ENEM: Entenda sua Prova

gabarito do enem

Depois de passar pela ansiedade da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, já nasce no estudante uma nova preocupação. Quando sai e como funciona o gabarito do Enem?

Sim, esta é uma das etapas mais esperadas pelos alunos, para saber como foi na prova, o que acertou, os erros… Entretanto, antes disso é essencial também saber como funciona todo este processo até o resultado.

São muitos desafios até este momento de comparar sua prova com o gabarito oficial. Depois disso, saber o quanto tirou na prova. Mas calma que vamos mostrar tudo isso aqui.

Gabarito do Enem: como ele funciona?

O gabarito do Enem é o documento oficial que contém as respostas corretas para todas as questões da prova. O Exame tem quatro provas objetivas — Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Matemática — cada uma com 45 questões de múltipla escolha.

Além da redação, que não entra no gabarito, o Enem tem uma estrutura bem definida com suas quatro áreas de conhecimento. A estrutura da prova envolve:

Linguagens

Esta etapa avalia habilidades em língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Ciências Humanas

Já nesta prova são avaliados conhecimentos em história, geografia, filosofia e sociologia.

Ciências da Natureza

Esta prova abrange todo o conteúdo aprendido em química, física e biologia.

Matemática

Avalia habilidades em matemática, geometria, além de raciocínio lógico.

Estas áreas têm 45 questões objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Dessa maneira, as questões são corrigidas de forma automática por meio de leitores ópticos. Então, é preciso preencher sem erros ou rasuras a sua ficha de resposta para não perder pontos. Os resultados são calculados com base nas respostas corretas de acordo com o gabarito oficial.

Quem divulga o gabarito do Enem é o INEP, responsável por toda a organização do exame. Isso acontece, geralmente, alguns dias depois da aplicação da prova e, assim, o estudante consegue corrigir sua prova e calcular a pontuação total.

Agora, como é feito o cálculo? O Enem usa o TRI, o sistema de Teoria de Resposta ao Item, para calcular a nota final dos candidatos. Portanto, não é apenas contar os acertos, mas também levar em consideração a dificuldade de cada questão. Assim é avaliado o desempenho geral dos participantes.

Dessa maneira, não é possível determinar a nota final apenas comparando as respostas com o gabarito do Enem, já que o TRI é um método estatístico complexo.

Estudante fazendo prova com lápis
O Enem tem quatro provas mais a redação

Por que o Enem usa a TRI?

O TRI se destaca das tradicionais correções de provas de múltipla escolha devido à sua avaliação aprimorada do desempenho dos candidatos. Ele avalia o resultado de cada candidato de forma única, levando em consideração não apenas o número de questões corretas, mas o grau de dificuldade delas.

Então, vamos supor que os estudantes Victor e Rafael acertaram o mesmo número de questões no Enem. Entretanto, Victor acertou as consideradas mais difíceis, então terá uma nota maior. Isso traz benefícios, como menor chances de chutes e uma prova mais justa.

Com a pontuação em mãos, o estudante conseguirá avaliar em qual faculdade conseguirá entrar, se terá chance de ter bolsa pelo ProUni ou um financiamento estudantil. Tudo isso é com base em critérios definidos pelo MEC (Ministério da Educação). 

Dois rapazes olhando computador
No exemplo, mesmo se Victor e Rafael acertaram a mesma quantidade de questões, a nota maior vai para quem acertou as mais difíceis

O que preciso saber para o dia do Enem?

Além de saber o calendário do exame, o estudante deve ter na cabeça outros pontos, como quais os documentos necessários, horários, itens permitidos e proibidos.

O calendário do Enem é divulgado pelo INEP no site oficial do Enem e costuma ser anunciado com antecedência. Em 2023, o exame será nos dias 5 e 12 de novembro. Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. As provas têm início às 13h30, no horário de Brasília. Neste ponto é essencial ser pontual, já que a organização não costuma tolerar atrasos.

No primeiro dia, são aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática, com duração de 5 horas.

Para fazer o Enem, você precisará apresentar um documento de identificação original com foto. Os documentos aceitos incluem:

  • RG;
  • CNH;
  • passaporte;
  • carteira de trabalho
Passaporte aberto mostrando vistos
O passaporte é um dos documentos que você pode usar no dia do Enem

É recomendável também que leve o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser obtido no site oficial do Enem. Ele não é obrigatório, mas ajuda em caso de algum problema na hora de entrar no local de prova.

Além dos documentos de identificação e do cartão de confirmação, o estudante deve levar outros itens. O principal é a caneta esferográfica preta de tubo transparente. Importante destacar que outras cores de caneta não são permitidas.

Como as provas têm uma longa duração, a organização permite levar alimentos leves e água em embalagens transparentes e sem rótulos. Já dentre os itens proibidos estão:

Tour pela prova do Enem
  • celulares;
  • smartphones;
  • smartwatches;
  • tablets;
  • calculadoras;
  • relógios digitais;
  • fones de ouvido;
  • entre outros dispositivos eletrônicos.

Todos estes aparelhos devem entrar na sala de prova desligados e guardados em um envelope fornecido pelos fiscais de prova. Além disso, é proibido o uso de bonés, chapéus, óculos escuros e outros itens que cubram o rosto.

A folha de respostas deve ser preenchida apenas com a caneta esferográfica preta para facilitar a leitura óptica, portanto não será permitido usar lápis, lapiseira ou outra cor de caneta.

Qual é o calendário de resultados do Enem 2023?

O Enem tem vários prazos importantes e o estudante deve ficar atento. O primeiro é, sem dúvida, o período de inscrição. Depois de feita, é fundamental ficar de olho no edital e, caso não tenha feito isso ainda, aqui está o de 2023.

Agora, o aluno deve ficar atento à divulgação do Cartão de Confirmação. Ele conta com informações importantes, como o seu local de prova e os horários. Ele é disponibilizado pelo INEP algumas semanas antes da data do exame. Verifique regularmente o site oficial do Enem para obter o seu cartão.

Depois da prova feita, os resultados do Enem, incluindo a nota da redação e as pontuações nas provas objetivas, são geralmente divulgados alguns meses após a realização do exame. O INEP anuncia a data de divulgação com antecedência.

Além disso, os candidatos têm um prazo para entrar com recursos caso identifiquem algum erro na correção de suas provas. Esse prazo é estabelecido pelo INEP e também é anunciado na época adequada.

Depois de todos estes processos, o estudante precisa pensar em como usar a sua nota do Enem. Se você pretende utilizá-la para ingressar em instituições de ensino superior por meio do Sisu, ProUni ou Fies, deve ficar atento aos prazos específicos de inscrição e seleção desses programas. Eles costumam ocorrer no início do ano seguinte ao Enem.

Moça preocupada olhando laptop
Caso perceba algum erro na prova, é possível entrar com recurso

Qual a diferença entre gabarito e pontuação final?

O gabarito do Enem ajuda o estudante a saber quantas questões acertou, mas a pontuação é algo bem mais complexo. Como dissemos, ela envolve o sistema de correção TRI e, além disso, existe a nota da redação.

Aliás, falando na redação, a estudante Ana Alice Teixeira foi aprovada em jornalismo na Universidade Federal do Ceará e tirou a nota máxima na redação.  Ela deu dicas de como conseguir isso.

Fiz de 10 a 12 redações em um mês, porque percebi que me tranquilizava. Eu dou esta dica: se você está nervoso, escreva mais.

afirma Ana Alice em entrevista ao G1.

Entretanto, existe uma maneira simples de avaliar a sua pontuação no Enem. Para fazer isso, basta o estudante fazer a média simples do seu resultado. O aluno deve somar as notas das cinco áreas do Exame e dividir por cinco para encontrar a média. Assim, ele já terá uma boa base de quanto poderá vir a pontuação final.

Garota estudante escrevendo em caderno
Treinar redações é uma dica para quem quer se sentir seguro e ir bem no dia da prova

Como e quando acessar o gabarito?

Neste ano de 2023, a divulgação do gabarito oficial vai ocorrer no dia 24 de novembro, enquanto o resultado apenas no dia 16 de janeiro. O gabarito do Enem é divulgado no site do Exame pelo Inpe alguns dias após a realização das provas.

O gabarito do Enem tem uma relação direta com as universidades brasileiras, porque as notas obtidas pelos alunos são usadas como critério de seleção em várias instituições de ensino superior.

Essa relação ocorre principalmente pelo Sisu, sistema do governo federal que permite que os estudantes utilizem suas notas para concorrer a vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Além disso, o ProUni usa as notas do Enem como principal forma de seleção. Este programa oferece bolsa de estudos aos estudantes que atendem aos critérios de renda. O Fies, que é o financiamento estudantil, também tem no Enem sua maneira de selecionar estudantes.

Moça com livro em carteira de escola
Depois que o gabarito sai, o estudante pode tentar programas como Sisu, Fies e ProUni

Como entender minha pontuação e desempenho?

A sua pontuação no Enem poderá ser bem diferente do seu desempenho na prova, já que temos de levar em conta o sistema TRI. Como dissemos, você pode até ter acertado muitas questões, mas se errou as mais difíceis, talvez a nota não seja a esperada.

Esta é a principal conexão entre a TRI e a sua pontuação final. Imagine que você acerte o mesmo número de questões. Entretanto, se você acertar as questões mais difíceis e errar as mais fáceis, sua nota será ainda maior se acontecer ao contrário.

Por isso, é fundamental interpretar o gabarito e entender seu desempenho, avaliando as questões mais complexas que você acertou.

Quais os recursos, prazos e revisão?

Se você discordar do seu resultado do Enem, é possível solicitar uma revisão de sua prova. No entanto, entenda que a revisão se aplica apenas à nota da redação e não às respostas das questões objetivas.

Antes de solicitar a revisão, é fundamental avaliar se realmente há motivos para discordar da nota. A correção é realizada por uma equipe de corretores qualificados e segue critérios bem definidos de avaliação.

Se mesmo assim quiser continuar, basta acessar o sistema do Enem e preencher o formulário de recurso. Após enviar o recurso, o INEP fará uma análise do pedido de revisão. O Instituto pode manter, aumentar ou até diminuir sua nota após a revisão, dependendo do resultado da análise.

Veja também: no Stoodi, confira a revisão de gramática para o Enem!

Gabarite o Enem com planejamento!

O gabarito do Enem é o momento de revisão da sua prova, avaliando os pontos de acerto e de erro. Para alguém que busca uma vaga em universidades, já é possível vislumbrar que curso poderá alcançar com a sua pontuação. Entretanto, só é possível ter o resultado depois de alguns meses da prova, já que o exame tem o sistema TRI de correção. Além disso, terá a avaliação da sua redação.

O Enem é um momento importante na vida do estudante e é preciso estar preparado para a prova, tanto na hora de estudar, como nos processos do Exame. Busque fazer uma preparação eficaz e bem-sucedida, sempre analisando seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Com certeza, assim fará uma boa prova!

Se você busca fazer uma preparação eficiente e completa para o Enem, conheça o intensivão da Stoodi. Um cronograma de cinco semanas para você conquistar uma boa nota no Exame!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados