Guerra de Yom Kippur: entenda esse conflito e a crise do petróleo

Guerra de Yom Kippur

Cada religião tem suas próprias datas comemorativas. Algumas são transformadas em feriados nacionais, como o Natal, enquanto outras ficam mais restritas aos grupos praticantes da crença. Esse é o caso do Yom Kippur, um feriado judaico que envolve muitas orações e reflexões.

Na tradução do hebraico, essa data significa “Dia do Perdão”. Ironicamente, foi nesse dia que Israel foi atacado por forças de diversos países, em um evento conhecido como Guerra do Yom Kippur, Quarta Guerra Árabe-Israelense, Guerra do Ramadão, e vários outros nomes.

Afinal, qual foi o motivo desse conflito? Como e quando ele aconteceu? Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre a Guerra de Yom Kippur!

O que foi a Guerra de Yom Kippur?

A Guerra de Yom Kippur foi um conflito armado envolvendo nações como Israel, Síria e Egito.

Qual é o contexto histórico da Guerra de Yom Kippur?

A Guerra de Yom Kippur ocorreu em 1973, ou seja, em meio à Guerra Fria, um conflito não-armado entre as nações capitalistas (lideradas pelos Estados Unidos) e socialistas (lideradas pela União Soviética, atual Rússia) em busca da hegemonia mundial.

Quando e onde ocorreu o conflito?

O conflito aconteceu em uma região egípcia conhecida como Suez, famosa por seus portos (e por um evento que aconteceu por lá, chamado de Crise de Suez). Essa cidade fica na fronteira entre Egito e Israel.

O que motivou a Guerra de Yom Kippur?

Como sempre, estudar História é como estudar Antropologia. Por isso, precisamos andar um pouco para trás e identificar algumas das razões que culminaram nesse conflito.

Alguns anos antes (em 1967), aconteceu um outro conflito na mesma região, conhecido como Guerra dos Seis Dias. Nesse momento, territórios que pertencem ao Egito e à Síria são tomados e anexados por Israel.

A região de Suez, onde ocorreu a Guerra de Yom Kippur, foi um deles. Claro, isso deixou os outros países bem descontentes, ainda mais considerando que o Canal de Suez é uma importante rota comercial para o mundo inteiro.

Assim, como retaliação, os egípcios atacaram os israelenses no dia de um feriado sagrado para os judeus, pegando-os de surpresa. Apesar disso, foram derrotados por Israel, que mantiveram os territórios.

Quais foram os impactos da Guerra de Yom Kippur?

Os impactos da Guerra de Yom Kippur foram:

  • derrota dos egípcios pelos israelenses;
  • boicote do petróleo pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo);
  • desenvolvimento da Crise do Petróleo.

Ao estudar esse tema, é importante também conhecermos conceitos como o etnocentrismo e a diversidade religiosa. Esses pontos devem ser sempre levados em consideração quando estudamos conflitos e ocorrências no Oriente Médio e África, nos ajudando a compreender melhor as consequências dos eventos.

Como esse assunto é cobrado nos vestibulares?

Veja um exemplo de questão que traz conceitos da Guerra de Yom Kippur no vestibular!

Tour pela prova do Enem

(Enem 2007) Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e países árabes.

A segunda guerra (Suez, 1956) decorreu da decisão egípcia de nacionalizar o canal, ato que atingia interesses anglo-franceses e israelenses. Vitorioso, Israel passou a controlar a península do Sinai. O terceiro conflito árabe-israelense (1967) ficou conhecido como Guerra dos Seis Dias, tal a rapidez da vitória de Israel.

Em 06 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur (Dia do Perdão), forças egípcias e sírias atacaram de surpresa Israel, que revidou de forma arrasadora. A intervenção americano-soviética impôs o cessar-fogo, concluído em 22 de outubro.

Com base no texto, assinale a opção correta.

a) A primeira guerra árabe-israelense foi determinada pela ação bélica de tradicionais potências europeias no Oriente Médio;

b) Na segunda metade dos anos 1960, quando explodiu a terceira guerra árabe-israelense, Israel obteve rápida vitória;

c) A guerra do Yom Kippur ocorreu no momento em que, a partir da decisão da ONU, foi oficialmente instalado o Estado de Israel;

d) A ação dos governos de Washington e Moscou foi decisiva para o cessar-fogo que pôs fim ao primeiro conflito árabe-israelense;

e) Apesar das sucessivas vitórias militares, Israel mantém suas dimensões territoriais tal como estabelecido pela resolução de 1947 aprovada pela ONU.

Resposta: letra b.

Agora é com você!

Gostou de saber mais sobre a Guerra de Yom Kippur? Esse é um conflito pouco mencionado, mas que tem grande relevância para a história mundial e também para os vestibulares. É sempre bom estar bastante preparado para o que pode aparecer nas provas!

Aproveite e confira algumas opções bacanas de filmes sobre guerra para você ampliar os seus conhecimentos a respeito do assunto e relaxar um pouco dos estudos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados