Grupos terroristas: como eles podem ser cobrados no Enem?

Grupos terroristas

É bem provável que você já tenha lido ou visto alguma notícia sobre as ações de grupos terroristas em determinado local. Eles estão espalhados pelo mundo e se envolvem em eventos que prejudicam, e muito, a vida na sociedade local.

Afinal, o que são esses grupos? Por que eles atuam? Em quais lugares são mais prevalentes? Saber a resposta para essas perguntas é muito importante para que você consiga acertar as questões sobre o tema no Enem e nos vestibulares!

Continue a leitura e entenda mais a respeito dos grupos terroristas.

O que são os grupos terroristas?

A definição de terrorismo envolve a realização de eventos com forte uso da violência, que comumente ocasionam a morte de pessoas, danos ao patrimônio público e privado ou o ato de infligir medo (terror) em um determinado grupo populacional.

Grupos terroristas, então, são um conjunto de pessoas que realizam tais atos, seja por razões políticas, ideológicas ou religiosas.

Quais são os principais grupos terroristas conhecidos?

Conheça, a seguir, alguns dos principais grupos terroristas, tanto da atualidade, quanto do passado:

  • Al-Qaeda (Oriente Médio);
  • Estado Islâmico (Oriente Médio);
  • Boko Haram (África, principalmente Nigéria);
  • ETA (Espanha);
  • IRA (Irlanda);
  • FARC (Colômbia);
  • Al-Shabab (Somália);
  • Talibã (Oriente Médio);
  • Hezbollah (Oriente Médio);
  • Hamas (Oriente Médio).

Em qual região os grupos terroristas atuam?

Os grupos terroristas atuam, principalmente, no Oriente Médio. Tais grupos realizam ações tanto na própria região como em outros continentes, como a Europa e a Oceania.

Além disso, há grupos europeus (como os antigos IRA e ETA, que lutavam respectivamente pela independência da Irlanda e da região do Basco, na Espanha), americanos (como as FARC) e africanos (como o atual Boko Haram).

Qual é a importância de dominar o tema?

O assunto de grupos terroristas pode ser cobrado tanto nas provas de História e Geografia, quanto na de Sociologia e Filosofia.

Além disso, temas de atualidades são muito importantes para garantir que você possa fazer uma boa redação. É possível contextualizar esse assunto com muitos outros, fazendo com o que seu texto demonstre a sua capacidade de correlacionar conteúdos para construir um bom argumento.

Como os grupos terroristas podem ser cobrados no vestibular?

Conheça, agora, um exemplo de questão sobre os grupos terroristas que já foi cobrada em uma edição passada do Enem!

Tour pela prova do Enem

(Enem 2008) Na América do SuI, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

A partir das informações acima, conclui-se que:

a) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos;

b) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização;

c) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica;

d) as organizações mencionadas identificam-se quanta aos princípios religiosos que defendem;

e) tanto as Farc quanto a AI Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

Resposta: letra c.

Agora é com você!

Os grupos terroristas estão sempre em voga nos vestibulares, seja por feitos atuais ou do passado. Por isso, é muito importante que você acompanhe os noticiários e também que se informe sobre o que já aconteceu. Além disso, sempre que possível, resolva questões sobre o tema para treinar!

Aproveite e confira o nosso e-book gratuito “Atualidades no Enem: guia prático para nortear seus estudos“. Nele, você descobrirá uma série de dicas, informações e macetes para mandar super bem em qualquer questão atual!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados