Folha de redação do Enem: o que você precisa saber

folha de redação enem

Chegou a hora do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Você vai se inscrever? Então, não perca este post porque ele foi feito para quem deseja conseguir uma boa nota na redação do maior exame de admissão do país. Constituído por cinco partes, o Enem abrange os tópicos estudados durante a escola.

A folha de Redação Enem, que conta de 0 a 1.000 pontos, apresenta habilidades bem específicas em que é preciso ficar atento para tirar aquela nota decisiva. Quer saber como fazer um ótimo trabalho na redação do Enem? Confira os principais detalhes sobre como a avaliação funciona e desvende informações vitais para você conseguir a tão sonhada aprovação. Continue lendo!

Você provavelmente vai querer ver esse vídeo antes de se aprofundar no conteúdo abaixo:

@blogvestibulares Desvende os segredos das redações nota 1000! 📝✨ Aprenda dicas infalíveis para arrasar nas suas próximas redações! #DicasDeRedação #Nota1000 #nota1000enem #redaçãonotamil #dicas #dicasvestibulares ♬ som original – Dicas para o vestibular!

Como funciona a folha de redação do Enem?

A folha para redação Enem é avaliada por meio de uma escala de notas de 0 a 200 pontos em cada atributo, totalizando 5 critérios específicos, que incluem:

  1. Domínio da norma padrão da língua escrita: utilização correta da gramática, vocabulário e ortografia;
  2. Coerência e coesão textual: organização clara e lógica do texto, relação coerente entre as ideias;
  3. Argumentação: desenvolvimento de ideias claras e coerentes, uso de exemplos e fatos para apoiar o argumento;
  4. Conhecimento de mundo: demonstração de conhecimento geral sobre a sociedade, a cultura e os fatos atuais;
  5. Escrita dissertativa: escrita coerente e coesa, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão bem-estruturados.

Após a avaliação de cada critério, realiza-se a soma final da nota. Além disso, a redação do Enem precisa ser escrita dentro de uma temática. É importante ler atentamente o tema proposto e seguir as instruções de forma clara e objetiva para arrasar na redação.

folha de redação enem

Qual o formato da folha de redação do Enem?

A folha de redação modelo Enem é composta por uma área destinada à escrita do texto e outra para informações pessoais do candidato, como nome, número de inscrição e assinatura. A folha também contém instruções para a sua elaboração, como o tema proposto, o número de linhas ou de palavras, e as diretrizes para a escrita.

O texto deve ser escrito à mão, usando caneta preta de material transparente. É fundamental escrever de forma legível e cuidadosa, evitando rasuras e correções, pois isso pode prejudicar a sua nota na avaliação.

A folha de redação do Enem é fornecida pela organização do exame, e os candidatos não são autorizados a usar folhas extras ou qualquer outro material durante a realização da prova.

Qual o tamanho de uma folha de redação do Enem?

O tamanho padrão é de 17 cm de comprimento de linha, com dimensões entre 21 cm x 26 cm e 30 linhas. A dica aqui é praticar suas redações já usando uma folha nesse padrão, para adequar sua letra ao espaço disponível.

É importante que o candidato leia as instruções e as orientações da banca organizadora para ter certeza sobre o tamanho e as exigências da redação no Enem.

Onde fazer o rascunho da redação do Enem?

No final do caderno de questões, você encontra um espaço destinado à preparação da sua redação. Esta página também apresenta 30 linhas. No entanto, o tamanho das letras e das linhas é menor do que a folha de redação oficial do Enem.

É crucial que você utilize essa folha de rascunho de forma eficiente. E fique tranquilo: a folha de rascunho não será corrigida e não fará parte da avaliação final. Logo, aqui, você está livre para rasurar, mudar de ideia e cortar trechos.

Tour pela prova do Enem

Após elaborar o rascunho, basta apenas transferir suas ideias para a folha de redação, escrevendo a versão definitiva e revisando o texto para correção de erros.

Lembre-se de que o tempo de prova é limitado, então é importante planejar o seu tempo de forma eficiente e garantir que haja o suficiente para revisar o texto com atenção antes e depois de passá-lo a limpo.

O que pode zerar a redação do Enem?

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser zerada por diversos motivos, como:

  1. Falta de coesão e coerência: o texto precisa ter uma estrutura lógica e clara, com bons conectivos, bem como uma boa articulação entre as ideias;
  2. Desrespeito às normas da Língua Portuguesa: erros de ortografia, gramática e sintaxe são considerados faltas graves e podem prejudicar a nota;
  3. Ausência de proposta de solução: a redação do Enem é uma prova dissertativa-argumentativa, na qual é esperado que o candidato apresente uma proposta de solução para o problema abordado;
  4. Desrespeito aos direitos humanos: textos que incitem a violência, o ódio ou que contenham ofensas são automaticamente zerados.
  5. Cópia de trechos dos textos motivadores: os textos que acompanham a prova de redação são fontes de ideias apenas. Nada de copiar trechos!
  6. Redações menores de 7 linhas, consideradas insuficientes;
  7. Fuga ao tema proposto;
  8. Apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto.

Em geral, é importante que o candidato leia cuidadosamente o tema proposto e siga essas normas e recomendações da banca organizadora para evitar tirar zero na redação do Enem.

O formato da folha é projetado para garantir que a avaliação da redação seja justa e imparcial para todos os candidatos.

folha de redação enem

Quais as melhores dicas para arrasar na redação do Enem?

Preparamos algumas dicas de ouro que ajudarão você a tirar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • tenha uma rotina de estudos e siga esse cronograma rigorosamente. Não deixe para estudar na última semana;
  • familiarize-se com o formato e as exigências da prova, sobretudo da redação. Para isso, confira as provas e os temas de redação anteriores, disponíveis no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Na última página da prova de Linguagens, você encontra o modelo do rascunho da folha de redação do Enem para praticar;
  • estude as redações nota mil das edições anteriores e veja o que elas têm em comum, replicando as boas práticas notadas por avaliadores;
  • acompanhe notícias, leia livros e artigos para expandir seu conhecimento e habilidade de argumentação;
  • antes de começar a escrever, planeje o esquema da sua redação e aproveite o rascunho oferecido no exame. Partir logo para a escrita definitiva é um erro gravíssimo;
  • além de ter uma boa introdução, desenvolva uma argumentação sólida e coerente, apoiada por exemplos e fatos;
  • evite jargões e palavras complicadas. Faça o seu texto de forma clara e objetiva, para que ele seja bem compreendido pelos avaliadores. Se não tem certeza sobre a ortografia de um termo, por exemplo, troque por um sinônimo;
  • lembre-se da revisão! Verifique se o texto está coerente, sem erros de ortografia e gramática. Leia o texto mais de uma vez antes de entregá-lo.

Não se esqueça de que o Enem é uma avaliação extensa e que requer dedicação e esforço constante. E essa nota pode ajudar a conseguir descontos em faculdades privadas e isenção de vestibular em diferentes instituições.

Sem falar que praticar a redação do Enem vai ajudar também na realização de vestibulares online de várias faculdades, sabia? Muitos são compostos de uma redação dissertativa-argumentativa que segue formatos muito parecidos.

Logo, siga essas dicas e treine a escrita de redações frequentemente para ter sucesso no Enem e em demais provas de vestibular, combinado?

E aí, preparado para mandar bem na redação do Enem?

Agora que você sabe mais sobre a folha de Redação do Enem, chegou a hora de colocar todos esses conhecimentos em prática e arrasar na nota!

Aumente suas chances de entrar no ensino superior e inscreva-se em uma das faculdades parceiras do Vestibulares. Dá para usar a nota do Enem para conseguir descontos na mensalidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados