Faculdade de Fisioterapia: quantos anos ela dura?

Faculdade de Fisioterapia quantos anos

Se você quer realizar o sonho de cursar uma graduação e deseja atuar como fisioterapeuta, precisa traçar um planejamento para os estudos. Logo, saber quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia é uma informação importante, já que a duração de um curso superior pode ser determinante para muita gente no momento de escolher uma carreira.

Ao obter o diploma no curso de Fisioterapia, o profissional será responsável pela prevenção e tratamento de vários problemas relacionados às funções e aos movimentos do corpo. Ao utilizar terapias manuais e indicar exercícios, é possível reabilitar o organismo humano e promover mais qualidade de vida e saúde aos pacientes.

Se ficou interessado e quer saber a duração do curso de Fisioterapia, não perca o post. Boa leitura!

A duração do curso de Fisioterapia é de 5 anos em média

Se você está em dúvida sobre qual é o tempo de duração de faculdade de Fisioterapia, saiba que a graduação é oferecida na modalidade Bacharelado e leva 5 anos para ser concluída, ou seja, 10 semestres.

As disciplinas são divididas e apresentam um total de 4.000 horas. No entanto, saiba que o tempo da faculdade de Fisioterapia pode variar, viu? Isso porque alguns fatores influenciam na duração média que o aluno gasta para concluir a formação.

Fatores como atraso de matérias, se já iniciou a graduação em outra faculdade e reaproveitou as disciplinas, entre outros pontos devem ser levados em conta.

Veja a carga horária da faculdade de Fisioterapia de acordo por semestre

Se quer saber quantos semestres têm o curso de Fisioterapia, podemos afirmar que a duração dessa faculdade é de 10 semestres. Após a aprovação em todas as matérias e a conquista do tão sonhado diploma, você estará apto para atuar no mercado de trabalho, podendo reabilitar as funções motoras e corporais de pessoas de todas as idades.

Veja, a seguir, a carga horária do curso de Fisioterapia de acordo com o período:

  • 1.º período: 305 horas;
  • 2.º período: 265 horas;
  • 3.º período: 385 horas;
  • 4.º período: 445 horas;
  • 5.º período: 350 horas;
  • 6.º período: 420 horas;
  • 7.º período: 385 horas;
  • 8.º período: 345 horas;
  • 9.º período: 585 horas;
  • 10.º período: 465 horas.

Durante os 10 semestres de curso, você deve cursar disciplinas optativas e obrigatórias. Uma dúvida comum de quem escolhe essa faculdade é sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio.

O estágio obrigatório é caracterizado como sendo uma atividade fundamental para que o aluno tenha uma noção de como será a sua atuação no mercado de trabalho. Com ele, você coloca em prática tudo o que aprendeu no curso, além de desenvolver habilidades e aptidões.

Já o TCC é um trabalho em que o graduando deve escolher um tema e desenvolver o assunto com bastante profundidade. Assim, é possível mostrar ao professor o seu envolvimento com o curso e as áreas de domínio.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Agora que você já sabe quantos períodos têm a faculdade de Fisioterapia, chegou a hora de compreender como é a duração de uma graduação. Um ponto importante que deve ser levado em conta é que o tempo de curso pode não ter a mesma duração para todos os estudantes.

Isso acontece por causa de diferentes fatores, como DPs, cursos de curta duração e uso de créditos de matérias já cursadas. Todos esses pontos estão presentes em várias instituições de ensino. Mas lembre-se: é fundamental averiguar se a faculdade escolhida para estudar está comprometida em proporcionar um ensino de excelência.

Tour pela prova do Enem

O uso de créditos ocorre quando o aluno decide fazer um outro curso e utiliza os créditos de matérias já feitas para concluir essa graduação em um período mais curto. De maneira geral, graduações de campos correlatados apresentam algumas disciplinas em comum, principalmente nas matérias dos primeiros semestres.

Dessa maneira, com o uso de créditos, você conclui outro curso com muito mais facilidade. No entanto, o contrário também acontece. As DPs, ou dependência de disciplina, fazem com que os estudantes prolonguem o tempo de formação.

Além disso, estão disponíveis vários cursos de nível Tecnólogo, que auxiliam na otimização do tempo dos conteúdos sem deixar de lado a qualidade do ensino. Uma vantagem é que o aluno consegue ingressar mais rápido no mercado de trabalho.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você encontrará muitas graduações de curta duração, de cerca de 2,5 anos. Mas lembre-se de que esse não é o caso da Fisioterapia, certo? Essa faculdade tem duração de 5 anos, como já mencionamos.

O Vestibulares ajuda você a realizar o sonho da faculdade

Se você chegou até aqui, já sabe quantos anos leva para se formar em Fisioterapia, certo? O próximo passo é entender a importância de investir no futuro profissional, começando por estudar em uma instituição de ensino de qualidade.

Nas faculdades parceiras do Vestibulares, você terá acesso a um aprendizado de excelência, tendo aulas com professores experientes e preparados para tirar todas as dúvidas dos alunos.

Além disso, um destaque para quem quer trilhar uma carreira de sucesso em alguma das áreas da Fisioterapia é o Canal Conecta, um portal que oferece vagas de emprego e estágio em todo o Brasil. Outra demonstração da preocupação com assuntos ligados à tecnologia e inovação é a Aula Destaque, que oferece conteúdos para você aprender com grandes nomes do ramo do país.

Outro diferencial é que o valor da faculdade de Fisioterapia é acessível e cabe no seu bolso. Você poderá estudar pagando a partir de R$ 398,97* por mês, tendo a acesso a um ensino de muita qualidade. Apesar do excelente custo-benefício, nem todos conseguem arcar com os custos do ensino superior.

É por isso que você pode concorrer a várias opções de descontos e bolsas de estudo que diminuem ou abatem o preço das mensalidades!

Agora é com você!

Agora que você já sabe quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia, não perca mais tempo. Estude em uma faculdade conceituada e que ofereça a melhor formação aos alunos!

Gostou de saber quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia e quer investir na sua formação? Então, inscreva-se no nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados