Desconto para filhos de professores: como conseguir na faculdade?

estudantes universitários

É possível ingressar no ensino superior sem que seja preciso pagar a mensalidade integral da faculdade. Afinal, existem diversas modalidades de bolsa de estudo para reduzir o custo da graduação. Inclusive, há um desconto para filhos de professores que desejam conquistar o diploma pagando menos por isso.

Esse é um direito do docente e da sua família que permite fazer um curso em instituição particular com desconto integral, ou seja, gratuito. Porém, também existem outras formas de obter bolsas de estudo para a faculdade, aumentando as chances de conseguir uma vaga.

Preparamos este artigo para explicar como conseguir a bolsa para professor e outros benefícios para sua família. Continue lendo e confira mais detalhes das dicas a seguir.

Verifique a abrangência

O desconto para filhos de professores é oferecido para o corpo docente de uma determinada instituição de ensino. Assim, aqueles que lecionam em uma faculdade têm acesso a esse direito para seus filhos menores de 25 anos, ou que sejam seus dependentes financeiros. Eles podem fazer o curso superior sem precisar bancar a mensalidade da graduação.

As instituições de ensino superior participantes do Portal Vestibulares, por exemplo, oferecem bolsas para servidores públicos estaduais e municipais, que podem incluir seus filhos de até 24 anos de idade. O desconto da bolsa de servidores públicos e militares é de até 30% no valor das mensalidades. Basta solicitar o benefício no momento da matrícula.

Se os pais são professores universitários

Esteja ciente que não é obrigatório o filho se matricular na mesma unidade onde seu pai ou mãe leciona, porque o benefício tem uma abrangência extensa, envolvendo as instituições de uma mesma mantenedora.

Assim, se o estudante desejar fazer uma graduação que não é oferecida na unidade em que o professor está atuando, ele pode requerer o benefício fazendo a sua matrícula em outro local. Desse modo, fica mais fácil estudar perto de casa ou em outras cidades e regiões onde tenha preferência por fazer o curso. Lembrando que isso vale, desde que a instituição seja da mesma mantenedora.

Veja a quantidade de bolsas disponíveis

O benefício do desconto para filhos de professores dá o direito de requerer até duas bolsas de estudo por docente. No entanto, instituições com até 100 alunos matriculados podem disponibilizar apenas uma bolsa por família. Outras estabelecem um percentual de vagas para esse público.

Sendo assim, é importante que você verifique qual é a quantidade de bolsas disponíveis na instituição em que deseja estudar e se elas também envolvem a graduação que o estudante pretende cursar. Contudo, como o benefício se estende para outras unidades, existe mais chance de ocupar uma vaga.

Caso a mantenedora tenha mais de uma unidade, verifique a disponibilidade de bolsa para família de professor nas demais. Afinal, você pode encontrar uma melhor oferta saindo da localidade onde tinha planejado fazer a inscrição.

Tour pela prova do Enem

Uma dica interessante é você procurar as unidades que têm uma concorrência menor, como aquelas localizadas em cidades do interior. De toda forma, é importante lembrar que o professor e sua família têm direito a, pelo menos, uma bolsa.

Confira outras opções de desconto

A oferta do benefício de desconto para filhos de professores pode ser limitada em função do porte da faculdade e do próprio direito que o docente tem. Por isso, é válido verificar com a instituição de ensino outras opções de desconto para minimizar o valor da mensalidade.

Prestando o Exame Nacional do Ensino Médio, por exemplo, você pode participar do Prouni, que dá direito a bolsa com descontos de 50 e 100% na mensalidade durante todo o curso. Existe, ainda, a opção do FIES para fazer o financiamento da graduação. Mais uma alternativa são os programas internos, com os quais o estudante pode conseguir uma bolsa de estudos sem fazer Enem, negociando diretamente com a faculdade.

Analise o regimento interno

Outro detalhe importante para solicitar a bolsa para filho de professor é analisar o regimento interno da instituição de ensino. Desse modo, é possível conhecer as regras para obter o benefício e os detalhes ou restrições que esse contrato pode apresentar.

Não se esqueça de que o desconto para filhos de professores também aponta algumas normas que precisam ser seguidas. Um detalhe importante é que o estudante poderá concluir apenas um curso por meio desse benefício.

Além disso, a faculdade não é obrigada a disponibilizar a bolsa caso o estudante seja reprovado em um ano letivo. Se isso acontecer, há uma pausa no desconto e o benefício volta a ser oferecido quando ele for aprovado para o ano seguinte.

Preste atenção aos prazos de inscrição

Como em qualquer outro programa de bolsas, financiamento e na própria inscrição para o vestibular, o desconto para filhos de professor precisa ser solicitado dentro de um prazo. O período pode variar de acordo com cada instituição de ensino.

Portanto, verifique o regimento interno e as regras para participar e sempre leia o edital, se ele for lançado. Isso é fundamental para não perder o prazo e para conseguir conquistar o direito de uma bolsa para a faculdade. Também confira, com antecedência, quais são os documentos que devem ser apresentados para obter o direito.

Deixe tudo separado e organizado para apresentar à instituição de ensino dentro da data estabelecida para a inscrição ou a matrícula. Assim você não corre o risco de perder sua vaga por falta de documentação ou atrasos na entrega.

O desconto para filhos de professor é mais uma alternativa de bolsa de estudos para faculdade, mas não se esqueça de que ainda existem outras opções para minimizar os custos do curso superior. Você pode participar de programas do Governo ou de programas internos, seja como filho de docente ou não. O importante é que você faça a sua graduação para se profissionalizar e construir uma carreira de sucesso.

Quer saber quais são as outras opções de desconto e bolsas para ingressar na faculdade? Veja este outro artigo que mostra quais são as bolsas de estudo, os benefícios e as premiações oferecidas pelas instituições de ensino aqui do Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados