Prouni: tudo que você precisa saber sobre o assunto

prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é a porta de entrada ao ensino superior para muitos estudantes. Nesse grupo, estão aqueles que não têm condições financeiras de pagar as mensalidades de uma faculdade particular.

No entanto, essas pessoas desejam avançar na vida acadêmica, cursar a graduação dos sonhos e conseguir um bom emprego no futuro. Essas são as suas metas? Então, este artigo foi escrito para você!

Nos próximos tópicos, explicaremos o que é e como funciona o Prouni. Além disso, vamos mostrar como é feita a inscrição, quem tem direito e a nota mínima exigida. Acompanhe!

O que é Prouni e como ele funciona?

Desde 2004, o Prouni funciona como um programa de incentivo do Governo Federal para estudantes de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior. A longo prazo, o programa melhora a condição socioeconômica desse perfil de alunos, à medida que os qualifica para boas oportunidades de trabalho.

Na prática, o Prouni disponibiliza bolsas de estudos parciais (que cobrem 50% do valor das mensalidades) e integrais (100%) em faculdades particulares. Para se inscrever no programa, o estudante deve:

  • ter nacionalidade brasileira;
  • não possuir um diploma de graduação;
  • ter cursado o ensino médio em instituições da rede pública, com ou sem bolsa integral em uma escola particular. Antes de dezembro de 2021, apenas os estudantes com bolsa integral em instituição privada tinham direito;
  • ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição;
  • ter obtido uma pontuação superior a 450 pontos de média nas notas;
  • não ter zerado a nota na redação.

Quanto ao processo, para saber as datas oficiais de abertura das inscrições, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do site Gov.br. Em seguida, o estudante pode optar por até dois cursos, instituições de ensino e turnos.

No caso da documentação exigida, é preciso apenas do número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), dados de inscrição e senha do Enem.

Quem tem direito ao Prouni 100%?

As bolsas integrais do Prouni são destinadas para estudantes que tenham uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, requer ter atingido a nota mínima no Enem e um histórico escolar compatível com as exigências do programa.

Quando começa a inscrição Prouni 2023?

Para não perder os prazos de inscrição, é importante que o estudante esteja atento ao cronograma 2023, disponível no já citado Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As datas são as seguintes:

  • inscrição – 28/02/2023 a 03/03/2023;
  • apresentação de resultados (primeira chamada) – 07/03/2023;
  • comprovação de dados relativos à primeira chamada – 07 a 16/03/2023;
  • apresentação de resultados (segunda chamada) – 21/03/2023;
  • comprovação de dados relativos à segunda chamada – 21 a 30/03/2023;
  • prazo para integrar a lista de espera – 05 a 06/04/2023;
  • divulgação da lista de espera – 10 a 19/04/2023;
  • comprovação de dados relativos à lista de espera – 10 a 19/04/2023.

Qual a nota mínima para entrar no Prouni?

Como dito no tópico anterior, a nota mínima para se inscrever no Prouni é ter obtido 450 pontos no Enem. Esse resultado vem de uma média simples calculada com as notas das provas de conhecimentos gerais (Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Ciências da Natureza) e da redação.

Tour pela prova do Enem

Vale relembrar que o estudante não pode zerar a prova de redação. Para entender melhor como funciona o cálculo da nota do Enem, daremos um exemplo. Imagine que o você tenha obtido:

  • 600 pontos em Ciências Humanas;
  • 500 pontos em Ciências da Natureza;
  • 660 pontos em Matemática;
  • 700 pontos em Linguagens;
  • 900 em redação.

Ao somar essas pontuações, chegamos ao valor de 3.360. Dividindo esse total por 5 (número de matérias), obtemos a nota de 672 — acima da média para a inscrição no Prouni. Mas se vários estudantes tiverem notas médias idênticas? Nesse caso, se aplica o critério de desempate. Funciona na seguinte ordem:

  • maior nota em redação;
  • maior pontuação em prova de Linguagens;
  • melhor nota em Matemática;
  • maior nota na avaliação de Ciências da Natureza;
  • melhor pontuação em Ciências Humanas.

Há também a nota de corte. Explicando de maneira simples, é a menor nota necessária para conseguir a bolsa de estudos. Essa pontuação é definida com base na média do último candidato que ganhou a bolsa.

Para um melhor esclarecimento, vamos a um exemplo: imagine que o curso de Engenharia Civil da faculdade desejada tenha 15 vagas para bolsistas do Prouni. Sendo assim, os 15 candidatos com melhor pontuação serão contemplados.

A nota de corte para esse curso será a média do 15⁰ candidato. Os que têm uma nota abaixo dele são desclassificados de forma automática ou são remanejados para a lista de espera.

Essa listagem é a última chance de você conseguir uma bolsa no Prouni. Antes dela, são realizadas as duas chamadas dos aprovados. Quando esses não apresentam documentação ou desistem da bolsa, os que estão abaixo da nota de corte sobem para preencher as posições vagas.

Quais são as alternativas de bolsa ao Prouni?

Caso não consiga uma bolsa do Prouni, não é motivo para desanimar. Existem outras opções disponíveis para ingresso em uma instituição de nível superior. Entre as alternativas, destacamos:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu) — o candidato seleciona dois cursos que deseja estudar entre as faculdades federais ou estaduais;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) — modalidade que financia até 100% das mensalidades de faculdades particulares presenciais, mas não contempla as de educação a distância (EAD);
  • isenção de vestibular e descontos — existem faculdades que utilizam a nota do Enem como substituta do vestibular. Além disso, quanto maior a nota, maiores podem ser os descontos na mensalidade.

Agora é com você!

Dessa maneira, fica muito mais fácil realizar seu sonho de cursar uma graduação e obter o diploma de nível superior pelo Prouni ou por outra iniciativa. Invista nos estudos para conquistar boas oportunidades de carreira.

O que achou de nosso artigo? Aproveite para se inscrever no vestibular de setes instituições renomadas de ensino superior! Aumente as suas chances de estudar nas melhores faculdades brasileiras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados