Vestibulares agora também é

Administração: saiba o que faz o profissional da área

Administração o que faz

Quando ouvimos falar da profissão, pode parecer demasiado genérico ou vago o que faz um profissional de Administração. No entanto, são responsabilidades não só bem específicas, como muito importantes para o empreendedorismo, o planejamento e a execução de projetos nos setores público e privado.

Neste artigo, você confere as principais áreas de atuação e o que faz o administrador em cada uma delas. Assim, pode ter uma ideia melhor do quão importante e estratégica é a atuação nessa área. Leia até o fim e fique por dentro!

Afinal, o que faz um administrador?

A Administração de Empresas, Gestão ou simplesmente Administração (assim como a graduação em Administração) têm como finalidade formar líderes gestores. Assim, essas pessoas devem conquistar seu lugar no mercado de trabalho, comandando organizações ou instituições, conforme escolham atuar no setor público ou privado.

Suas atribuições giram em torno de três eixos: habilidades técnicas relativas ao mercado em que escolhem trabalhar, habilidades humanas (gestão de pessoas) e aptidões conceituais.

Dito de outra forma, os administradores devem saber, por exemplo, sobre o mercado de tecnologia, se for fazer parte de uma empresa que vende softwares. Além disso, devem dominar as habilidades de liderar e de gerir pessoas e saber como conceituar e unificar a atuação da empresa segundo uma noção de marca.

Planejamento e estratégia

Um dos principais erros cometidos por quem empreende no Brasil é a falta de planejamento. Ele é facilmente diagnosticado e corrigido mesmo por um estudante que acabou de sair do curso de Administração.

O profissional da área é a pessoa mais indicada, também, para comparar os cenários internos e externos, pensar as fraquezas e forças de uma organização e traçar novos rumos estratégicos a partir dessas informações.

Sem um planejamento, erros e acertos de uma empresa parecem fortuitos e não servem de aprendizado para os próximos passos. Um bom administrador não só tem uma estratégia para minimizar esses erros, como também um método para aprender com eles.

Gestão financeira

Dinheiro é um assunto delicado, sobretudo quando é escasso. A falta de um fluxo de caixa adequado ou de capital de giro para realizar investimentos e pagar fornecedores pode fazer qualquer empresa falir em pouco tempo.

No entanto, não é só da Contabilidade que um administrador da área financeira faz a sua carreira. Ele também deve saber usar o dinheiro para traçar estratégias de crescimento.

É o que as empresas têm concluído e que deu início à atividade da Controladoria: Administração Financeira não apenas com foco no corte de gastos, mas também nos investimentos e no retorno das ações em forma de capital financeiro, humano ou intelectual.

Gerenciamento de projetos

Sendo a gestão o que faz um administrador, ele também pode optar por se envolver apenas com os próprios projetos. Nesse caso, coloca seus conhecimentos financeiros e de gestão de negócios a serviço da criação de uma empresa própria.

Ou, ainda, pode oferecer seus serviços de consultoria para outras organizações. O consultor é o profissional contratado a fim de trazer um olhar de fora, de especialista, sobre assuntos específicos. Como, normalmente, esse olhar é o de alguma área da gestão, o administrador é sempre uma ótima opção para vender suas horas de trabalho dando lições estratégicas a organizações de diferentes portes.

Gestão de pessoas

O setor de Recursos Humanos é outro em que as funções do administrador são muito requeridas. Nesse caso, ele deve desenvolver a segunda das três aptidões que citamos no início deste artigo: as habilidades humanas.

Tour pela prova do Enem

Vale a pena lembrar que o departamento de Recursos Humanos das empresas não se restringe à admissão e à demissão dos colaboradores. É ele quem responde pela permanência deles e, em muitas questões, também pelo bem-estar e motivação.

Ou seja, trata-se de uma função de liderança por excelência.

Mesmo fora do âmbito do RH, a gestão de pessoas é uma habilidade indispensável. O administrador, em diferentes momentos de sua carreira, vai se envolver em cargos que demandam liderar equipes as mais diversas, em todo tipo de empreendimento.

As tarefas de cobrar, motivar, apoiar e ajudar cada colaborador a dar de si o que tem de melhor não é fácil. Via de regra, são as aptidões interpessoais que separam um bom gestor de um administrador modelo de excelência.

Marketing

É uma das atribuições do cargo de administrador pensar nos famosos 4 P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção. Em outras palavras, quando decide trabalhar na área do marketing, o administrador deve se envolver com o caminho que leva um produto da sua criação até a estratégia de vendas (incluindo como e onde vender).

O marketing, sobretudo com a migração para o digital, tem se tornado uma área dinâmica, em constante mudança e cheia de criatividade aliada à análise de números.

Gestão comercial

Também é uma das funções do administrador cuidar da área comercial dos empreendimentos. Esse setor é aquele de que mais depende a continuidade da operação da empresa. Se novos clientes não entram, não há como sustentar o negócio.

Por outro lado, são poucos os departamentos comerciais ou de novos negócios que realmente apresentam métodos racionalizados para conseguir seus objetivos. Mais um exemplo de lugar onde nada evolui sem planejamento e visão estratégica.

O Vestibulares te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Como deve ter percebido, o administrador tem um mercado amplo e pode se dar ao luxo de escolher diferentes áreas de Administração para atuar. Ou seja, há espaço para diferentes tipos de administradores com habilidades diversas, e isso se faz sentir desde o vestibular de administração.

O Vestibulares ajuda você não só a ingressar na faculdade de Administração, mas também a buscar uma instituição que ajuda a saber que tipo de administrador você é. Afinal, o melhor ensino é como a gestão: sabe ajudar a encontrar caminhos e a tirar de cada pessoa o que ela tem de melhor, sem que isso pareça um sacrifício.

Venha fazer Adm com a gente!

Nossas instituições parceiras são reconhecidas no mercado, com um curso de Adm de ponta para o sucesso da sua carreira. Além de bolsas e descontos para ajudar nas mensalidades, todas têm acesso ao Canal Conecta — nossa plataforma exclusiva com vagas de emprego e estágio em todo o país.

Além disso, você poderá cursar Administração em diferentes modalidades de ensino e tem várias opções de ingresso, incluindo vestibular 100% online e uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Inscreva-se agora mesmo no vestibular de uma de nossas faculdades parceiras e dê o primeiro passo rumo a uma brilhante carreira no ramo. Afinal, não importa se é gerindo pessoas ou trabalhando habilidades técnicas e conceituais: o principal é ser bom e feliz no que se faz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.