Desde que a pandemia começou, não param de rolar fake news sobre o assunto. Então, você precisa ter boas fontes de informação para não se confundir. Além disso, esse é um tema muito relevante e de interesse dos vestibulares.
Por isso, este artigo explica o que é e como surgiu o coronavírus, além de oferecer dicas de como o assunto pode aparecer no Enem e demais vestibulares. Confira!
Coronavírus são um tipo de vírus. Existem muitos deles, e alguns causam doenças. Um coronavírus identificado em 2019, o SARS-CoV-2, causou a pandemia de doença respiratória, chamada Covid-19.
Os coronavírus fazem parte de um grupo de vírus de RNA (ácido ribonucleico) que causam doenças em mamíferos e aves. Nos humanos e nos pássaros, especificamente, eles causam infecções no trato respiratório que podem variar de leves a letais.
Entre essas doenças estão desde o resfriado comum até SARS, MERS e Covid-19 (tipos de gripes com sintomas como febre, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade para respirar).
Assim como os demais vírus, o SARS-CoV-2 infecta seu corpo ao entrar em células saudáveis. Lá, faz cópias de si mesmo, se multiplica. O novo coronavírus prende suas proteínas de superfície pontiagudas aos receptores das células saudáveis, especialmente as dos pulmões.
Uma vez lá dentro, o coronavírus sequestra células saudáveis e assume o comando. Eventualmente, ele mata algumas células saudáveis.
No caso da Covid-19, a transmissão é muito rápida e acontece por meio de gotículas da tosse, do espirro ou da respiração de uma pessoa infectada. O vírus pode estar em uma superfície que você encosta antes de tocar seus olhos, nariz ou boca, mas está presente principalmente em aerossóis, partículas diminutas que ficam em suspensão no ar.
Isso permite que o vírus passe para as membranas mucosas da garganta. Dentro de 2 a 14 dias, seu sistema imunológico pode responder com sintomas, incluindo:
- febre;
- tosse;
- falta de ar ou dificuldade para respirar;
- fadiga;
- calafrios, às vezes com tremores;
- dores no corpo;
- dor de cabeça;
- dor de garganta;
- congestão ou nariz escorrendo;
- perda de paladar;
- perda de olfato;
- náusea ou vômito;
- diarreia.
Como a Covid-19 surgiu?
O primeiro caso de Covid-19 foi relatado em 1º de dezembro de 2019, na província de Wuhan, China. O SARS-CoV-2 originou-se em um animal. Ainda não se sabe ao certo como houve a infecção, mas sabe-se que vários surtos de doenças infecciosas surgiram de vírus que ocorrem em pássaros, porcos, morcegos e outros animais e que sofreram mutações ao entrarem no organismo humano.
Desse primeiro caso registrado, o vírus de alta transmissão se espalhou pelo mundo em pouco tempo, principalmente em razão da mobilidade das pessoas por meios de transportes como aviões, navios etc.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, são mais de 168 milhões de casos confirmados e 3,5 milhões de mortos. No Brasil, já são mais de 16,3 milhões de infectados, 14,5 milhões de recuperados e quase 500 mil mortos.
?Você sabe quais são os principais fatos do ano? Então, veja aqui como estudar atualidades para o Enem!
Quando falamos sobre o coronavírus no Enem e demais vestibulares, devemos nos lembrar de que essa questão pode ser abordada de diferentes maneiras, em matérias como Biologia, Química, Física, História, Geografia e até na redação. Alguns temas possíveis são:
- estrutura biológica do coronavírus;
- efeitos químicos da reprodução do coronavírus no corpo humano;
- Bioquímica e o coronavírus;
- diferenças entre vírus e bactérias;
- desenvolvimento de vacinas;
- doenças infecciosas;
- coronavírus e globalização;
- coronavírus e política;
- coronavírus e as eleições nos Estados Unidos;
- efeitos do coronavírus na economia do Brasil e do mundo.
Não pare por aqui!
Viu como entender o que é e como surgiu o coronavírus tem tudo a ver com o vestibular? Por fazer parte dos acontecimentos atuais, certamente será um assunto cobrado nos exames.
Então, é importante se preparar! Para ajudar você, criamos este guia prático para nortear seus estudos em Atualidades no Enem. Aproveite, é gratuito!