Como conseguir desconto na faculdade quando já está no curso?

dinheiro representando desconto na faculdade

Fazer a faculdade é um sonho! Porém, por diversos motivos, o acesso pode ser difícil para muita gente. Por um lado, as instituições públicas de ensino são extremamente concorridas e têm horários e localização menos flexíveis, o que acaba sendo excludente para quem trabalha ou não pode mudar de cidade, por exemplo.

Por outro, o custo das mensalidades pode dificultar a permanência de estudantes nas faculdades privadas. A boa notícia é que existem inúmeras soluções para amenizar esse problema, como bolsas de estudo e programas de financiamento. Mas como conseguir desconto na faculdade já cursando a graduação?

Sobre isso que vamos falar por aqui! Continue a leitura e descubra como continuar seu curso sem comprometer o orçamento!

Conheça os descontos disponíveis

Nas últimas décadas, o ensino superior tem se tornado cada vez mais acessível, tanto em relação ao ingresso quanto à permanência nos cursos. Por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é adotado por muitas faculdades públicas e privadas como principal forma de ingresso.

Com isso, o estudante tem mais chances de começar uma graduação, já que muitos vestibulares tradicionais ainda são extremamente concorridos ou inviáveis, seja por causa do custo de inscrição, seja porque as provas são aplicadas em cidades específicas e longe da localidade do candidato.

Além disso, existem muitas formas de estudar gratuitamente ou com mensalidades mais baratas, sabia? As principais são:

  • descontos na graduação — dados pelas faculdades a partir de critérios como o desempenho do aluno no Enem, no vestibular ou mesmo durante a graduação (mérito acadêmico);
  • financiamentos estudantis — são como empréstimos, em que a instituição financeira “paga” o curso para a instituição de ensino e o estudante acerta essa dívida em prazos longos e com parcelas diluídas;
  • financiamentos privados — são semelhantes ao financiamento estudantil, mas costumam ter etapas mais simplificadas de adesão — o crédito estudantil da Creditas é um ótimo exemplo.
  • bolsas para graduação — podem ser parciais ou integrais e funcionam como um abatimento permanente das mensalidades do curso.

Fique de olho no calendário do FIES

Algumas das possibilidades que citamos são iniciativas do Governo Federal, sendo que o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é o exemplo mais conhecido, com linhas de crédito estudantil para quem já está cursando uma graduação.

E olha só: com o FIES, você pode concorrer a uma vaga depois de ter uma matrícula na faculdade. Legal, não é? Por isso, a dica é ficar de olho no calendário oficial do programa para não perder o processo seletivo.

Eles ocorrem duas vezes por ano, em geral, em janeiro e em julho. Para concorrer, você precisa observar os pré-requisitos de escolaridade e renda. A seleção é feita com base na classificação decrescente da nota do Enem dos candidatos.

Ainda, logo depois dos processos seletivos regulares, há a distribuição de vagas e bolsas remanescentes, isto é, que não foram utilizadas. Aqui, os critérios de seleção costumam ser menos exigentes, portanto as chances de você ser contemplado são maiores.

Tour pela prova do Enem

Liste as opções com as quais você se encaixa

Além do FIES, as faculdades costumam ter programas institucionais de bolsas, descontos e parcelamentos. E o mais legal é que essas opções estão disponíveis tanto para quem vai ingressar na graduação como para quem já está fazendo o curso.

Então, busque a secretaria do seu curso e pergunte se há opções de desconto para quem já cursa a faculdade. Em meio aos programas oferecidos pela instituição, você precisará listar as opções em que se encaixa, pois os regulamentos podem ser destinados a perfis específicos de estudantes e ter condições de participação diferentes. Por exemplo, existem:

Existem, também, pré-requisitos que devem ser observados. Alguns programas só contemplam determinados cursos, enquanto outros podem exigir um limite de renda familiar por parte do aluno. Enfim, a melhor pedida é procurar o atendimento da sua faculdade e se informar!

Separe os documentos necessários

Depois de conhecer suas possibilidades e listar aquelas nas quais você se encaixa, é hora de tentar! Se o programa for governamental, você terá que se inscrever dentro dos prazos determinados oficialmente. Já se for institucional, a própria faculdade vai orientar o passo a passo para conseguir o desconto. Seja como for, você terá que apresentar documentos!

Por isso, observe o que é solicitado no regulamento do programa e providencie tudo, sempre observando a conformidade desses documentos com as informações prestadas. Afinal, se você não conseguir comprovar determinada informação, poderá perder sua chance, sem contar que fazer declarações não verdadeiras é uma conduta que se enquadra como falsidade ideológica.

Não considere apenas uma opção

Você conhecia todas as possibilidades que citamos aqui? Pois bem, a ótima notícia é que, além de existirem muitas opções para continuar seu curso e aliviar o orçamento, elas não necessariamente se excluem.

É possível utilizar algum dos programas governamentais e aplicar algum desconto institucional simultaneamente. Então, vale a pena tentar várias opções: se conseguir uma delas, ótimo. Se tiver direito a duas, melhor ainda. Basta ler com cuidado os regulamentos e tirar dúvidas junto à secretaria da faculdade para ver se é possível utilizá-las ao mesmo tempo.

Tenha atenção nos requisitos para manutenção do desconto

Depois de conseguir o abatimento, você não quer perder essa chance de terminar seu curso pagando menos, não é? É por isso que é tão importante ter atenção nos requisitos para manutenção do desconto, pois certas condutas podem levar à perda do benefício. Novamente, a dica é ler com cuidado cada regulamento.

Agora que você sabe como conseguir desconto na faculdade já cursando a graduação, viu que existem muitas possibilidades, mesmo para quem já está matriculado, não é? Então, não adie mais o seu sonho e dê o primeiro passo o quanto antes!

É fácil: inscreva-se já no seu curso ideal e aproveite essas diversas facilidades para que as mensalidades da graduação não impeçam o seu objetivo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados