Adjunto adnominal: saiba como cai no Enem!

adjunto adnominal

Quem está se preparando para o Enem precisa revisar o conteúdo de todas as áreas do conhecimento. Na parte de Linguagens, a prova foca bastante em interpretação de texto, mas as questões de gramática também aparecem e podem ser decisivas na pontuação do candidato.

Com isso, é importante dar atenção a todos os tópicos, como a análise sintática. Para tanto, é fundamental entender o que é adjunto adnominal. Essa matéria pode até parecer pequena, mas é cobrada de muitas maneiras, mesmo que indiretamente. Portanto, vale a pena revisar o assunto para se dar bem com o Português no Enem!

O que é adjunto adnominal?

O adjunto adnominal é um termo acessório da oração. Sua principal função é a de ampliar o conhecimento acerca do núcleo do sujeito ou do predicado em uma frase. Assim, ele especifica, determina ou delimita o significado de um substantivo.

Os adjuntos adnominais estão ali para auxiliar na construção da frase, sem modificar o sentido do núcleo. Eles podem ser:

  • artigos — “a porta bateu”;
  • pronomes — “minha moto está na manutenção”;
  • numeral — “as duas meninas saíram” (aqui, o artigo “as” também é adjunto adnominal);
  • adjetivo — “o belo rapaz é feliz” (o artigo “o” também é adjunto adnominal);
  • locução adjetiva — “aquele relógio de corda quebrou” (o pronome “aquele” também é adjunto adnominal).

Quanto termo técnico, não é? Mas calma! Com exemplos fica mais fácil de entender. Veja só:

  • o resultado dos jogos foi bom.

Se você se lembra bem das aulas de gramática, vai identificar “o resultado dos jogos” como o sujeito dessa oração. Por sua vez, “resultado” é o núcleo. Tudo o que ajuda a ampliar o nosso conhecimento sobre o núcleo é um adjunto adnominal. Então, “o”, “dos” e “jogos” cumprem essa função.

Olha outro exemplo:

  • os competidores corriam confiantes na vitória.

Aqui, “competidores” é o núcleo do sujeito, auxiliado pelo adjunto adnominal “os”. O restante da frase forma um predicado verbo-nominal, o que quer dizer que tem dois núcleos, um verbo e um nome — que pode ser adjetivo, substantivo ou advérbio.

Respectivamente, os núcleos são “corriam” e “confiantes”. Agora, preste atenção na frase: o termo “confiantes” precisa de algo mais para que seu significado seja completo. É aí que entram o adjunto adnominal “na vitória”, delimitando o sentido de “confiantes”.

Dica: atenção à etimologia!

Para ficar mais fácil se lembrar da função do adjunto adnominal, basta recorrer à etimologia. O prefixo”ad” vem do Latim e dá a ideia de aproximação. Portanto, “adnominal” é o que sempre vem junto ao nome. Assim como os adjuntos adverbiais vêm junto ao verbo.

Como funciona e quais são as regras?

A principal regra do adjunto adnominal é que ele só acompanha substantivos, servindo para especificá-los, delimitá-los ou determiná-los. Um dos grandes erros de Português é confundir complementos nominais e adjuntos adnominais.

Porém, você não está sozinho se tiver dificuldade em reconhecer um ou outro — essa é um dos dramas clássicos da nossa língua e que persegue gramáticos há décadas! Veja dois métodos para diferenciá-los!

Método 1: transitividade do substantivo

Um dos melhores jeitos de diferenciar um adjunto de um complemento nominal é verificar se o substantivo é transitivo ou intransitivo. No primeiro caso, ele precisa de um complemento nominal, que se comporta exatamente como um complemento verbal com os verbos transitivos.

Tour pela prova do Enem

Olha só uma breve revisão:

  • substantivo transitivo — precisa necessariamente de algum complemento para estabelecer seu sentido;
  • substantivo intransitivo — todo o sentido reside nele mesmo.

Por exemplo: o substantivo “construção” fica com o sentido incompleto por si só. Construção de quê? Em “a construção da casa“, os termos destacados são complementos nominais.

Nesse caso, trata-se de um substantivo transitivo indireto, já que precisa de uma preposição (da). Aliás, anote aí: o complemento nominal sempre vem com preposição.

Já o substantivo “fábrica” não necessita de complementação, é intransitivo. Uma estratégia que quase sempre funciona para identificar a transitividade é observar se a palavra em questão é um verbo transitivo substantivado.

“Construção” é uma substantivação do verbo “construir” que, por sua vez, é um verbo transitivo. Quem constrói, sempre constrói algo. Logo, toda construção precisa de um complemento nominal para ter seu sentido completo.

Método 2: caráter passivo ou ativo

O complemento nominal têm sempre um sentido passivo em relação ao nome. Já o adjunto adnominal é ativo. Veja dois exemplos:

  • “o jovem pediu perdão ao pai” — aqui, “ao pai” tem caráter passivo, já que o pai é paciente em relação ao pedido de perdão. Logo, estamos diante de um complemento nominal;
  • “o jovem pediu perdão do pai” — com essa pequena mudança, o pai se torna ativo, pois é ele quem dá o perdão. Por isso, “do pai” é um adjunto adnominal.

De quais formas ele pode cair no Enem?

O tópico de adjunto adnominal no Enem pode cair por meio da cobrança direta ou indireta. No primeiro caso, você pode ser orientado a realizar a análise sintática de uma oração, decompondo seus elementos de acordo com a função de cada um.

Nesse caso, atente sobretudo na diferença entre adjunto e complemento nominal! Na cobrança indireta, a compreensão sobre o que é o adjunto adnominal, como ele funciona e como se comporta na frase pode ajudá-lo na interpretação de textos.

Como estudar adjunto adnominal para o Enem?

Agora, confira algumas dicas de como se preparar para o Enem quando o assunto é adjunto adnominal!

Estude as classes de palavras

A dica mais importante é estudar bem as classes de palavras. Afinal, como você viu, é impossível falar de adjunto adnominal sem citar substantivos, advérbios, artigos e tudo mais. Você se lembra dessas categorias? Para ter tudo na ponta da língua, vale a pena revisar Morfologia para o Enem.

Faça a decomposição de frases

Pegue várias frases e faça a análise sintática delas, decompondo os elementos de acordo com a sua função. Conte com professores ou colegas craques em gramática para corrigir esses exercícios e, assim, se familiarizar mais com os adjuntos e outros componentes sintáticos.

Acompanhe a Trilha do Enem

Na Trilha do Enem, você consegue fazer diversos exercícios e simulados com questões baseadas no estilo do Exame, além de conferir videoaulas excelentes para revisão. Assim, você entenderá melhor não só sobre como funciona o adjunto adnominal, como vários outros tópicos para ter um ótimo resultado no Enem.

Muito bem! Você acaba de conferir algumas das principais informações sobre o que é adjunto adnominal, sua função dentro da frase e como ele costuma ser formado. Ainda, viu que há alguns métodos para diferenciá-lo do complemento nominal e não errar mais.

Para continuar aprendendo, leia também nosso post sobre como usar figuras de linguagem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados