Saiu o resultado do Enem, e agora? Saiba o que fazer!

saiuoresultadodoenemeagorasaibaoquefazer

Com a proximidade da divulgação do resultado do Enem 2019, muitos candidatos ficam atentos à abertura de inscrições para o Sisu. Afinal, trata-se de uma oportunidade única para ingressar no Ensino Superior e conquistar o sonhado diploma, não é?

Na verdade, não! Com vagas disputadíssimas e notas de corte altas, o programa de seleção para faculdades públicas acaba deixando muita gente de fora. A ótima notícia é que existem outras possibilidades para quem está com o resultado do Enem em mãos.

Dá para usar Enem no Prouni, no FIES e também para o ingresso direto em faculdades privadas. Quer conhecer melhor essas opções? Acompanhe a leitura!

O que é a nota do Enem?

O cálculo da nota do Enem leva em conta a média das pontuações de cada uma das provas que compõem o Exame — Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação. A maioria das instituições de ensino brasileiras já utiliza o desempenho no Enem como forma de ingresso no Ensino Superior, parcial ou integralmente.

Afinal, o Exame do MEC contempla todo o currículo obrigatório do Ensino Médio, que é unificado no país. Desse modo, é um método de avaliação tão eficaz quanto os vestibulares institucionais para determinar quem está apto a começar uma fase de estudos mais avançada, como uma graduação ou um curso técnico.

Quais portas a nota do Enem pode abrir?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um dos programas que utiliza o desempenho do Enem como critério de classificação de candidatos. Nele, o objetivo é o ingresso em instituições públicas de ensino e, por isso, é bastante concorrido.

No entanto, ele não é o único: programas como o Prouni e o FIES são voltados para o Ensino Superior em faculdades privadas. Do mesmo modo, possibilitam que o estudante realize o sonho de fazer uma graduação, com a mesma qualidade de formação.

A única diferença é que, para eles, critérios socioeconômicos também entram em jogo. Além dos programas governamentais, o Enem também facilita a entrada na faculdade pelo ingresso direto.

Atualmente, a maioria das instituições privadas aceita o desempenho no Exame como forma de ingresso, seja substituindo o vestibular, seja ajudando a compor a nota do candidato. Conheça melhor cada um!

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa governamental que abre portas para pessoas de baixa renda e que estudaram a vida toda em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas particulares. São dois tipos de bolsa:

  • integral: abatimento de 100% das mensalidades do curso superior, destinado a candidatos com renda familiar de até 1,5 salário-mínimo por pessoa;
  • parcial: abatimento de 50% das mensalidades, destinado a candidatos com renda familiar de até 3 salários-mínimos por pessoa.

Além de se enquadrar nos requisitos de escolaridade e de renda, os candidatos são classificados por ordem de desempenho no Enem, que precisa ser da edição atual.

FIES

Já o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) funciona como um empréstimo com condições facilitadas. Os candidatos também disputam vagas conforme o desempenho no Enem, mas são aceitas todas as edições a partir de 2010.

O aluno pode financiar os estudos com taxas de juros de 6,5% ao ano até 0%, de acordo com as condições socioeconômicas. Nesse caso, o estudante precisa efetuar o pagamento integral da graduação, mas pode fazer isso de forma parcelada.

Ainda, só começa a pagar depois que terminar a faculdade. No decorrer do curso superior, são cobradas somente parcelas simbólicas de até R$ 150,00 a cada 3 meses.

banner de preparação para o enem 2021

Ingresso direto em faculdade particular

Quando passa na seleção do Prouni ou do FIES, o estudante automaticamente garante a sua vaga no curso e na faculdade escolhida. No entanto, mesmo que não tenha sido classificado nesses programas ou, então, caso não tenha se inscrito, ainda assim o candidato pode usar o Enem para entrar na faculdade.

Isso porque, atualmente, a maioria das faculdades públicas analisa o boletim com a pontuação do candidato como forma de processo seletivo direto. Nesse caso, se o estudante corresponder aos critérios da faculdade, é dispensado do vestibular e já pode efetivar a matrícula.

PEP

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP) é outra possibilidade para quem quer fazer o Ensino Superior, mas não pode arcar com os custos da faculdade no momento. Trata-se de um programa de parcelamento institucional, isto é, que não está ligado ao Governo.

As faculdades parceiras do PEP conseguem parcelar até 70% do valor do curso, sendo que o estudante só começa a pagar após se formar e com juros zero!

Para aderir ao Parcelamento, o Enem não é obrigatório. No entanto, o estudante precisa se matricular na faculdade para pedir o PEP. Então, a nota no Exame do MEC é bem-vinda na hora de facilitar a matrícula com o ingresso direto.

Bolsas de estudo em instituições privadas

Além de tudo isso, a nota do Enem ainda pode conferir bolsas de estudo institucionais. Se você não se encaixa nos requisitos do Prouni, como ter feito o exame da edição atual, pode verificar se a faculdade desejada tem algum tipo de abatimento nos cursos pelo desempenho no Enem.

Como funciona a nota de corte?

Todos os programas que utilizam a avaliação do Enem têm um padrão: o candidato não pode ter zerado a redação, além de ter uma pontuação mínima de 450 pontos para se inscrever. Fora esses pré-requisitos, são eliminados automaticamente os candidatos que não atingem a nota de corte.

Trata-se de uma pontuação mínima para entrar na disputa, que varia conforme o curso escolhido, a faculdade, o turno e a concorrência (ampla ou cotas). Somente os candidatos com médias mais altas do que a nota de corte conseguem a vaga.

Então, por exemplo, se você tem uma pontuação de 500 pontos no Enem, e a nota de corte para o curso de Direito é 550, não será selecionado. A dica é analisar as notas de corte quando elas são divulgadas para poder se inscrever somente nos cursos ou nas faculdades em que você pode concorrer, aumentando as chances de sucesso.

Como garantir sua vaga na faculdade com a avaliação do Enem?

Agora que você conhece todas as portas que o resultado do Enem 2019 pode abrir, confira um passo a passo para garantir sua vaga no Ensino Superior!

Inscreva-se nos programas desejados

Fique de olho nos períodos de inscrição dos programas que citamos. Os governamentais — Prouni e FIES — abrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Já os institucionais — ingresso direto ou PEP — podem ser acessados a qualquer momento pelo candidato, basta se informar sobre o procedimento junto à faculdade desejada.

Faça sua matrícula no Ensino Superior

Depois de se inscrever, aguarde o resultado do Enem e, se conseguir uma vaga, faça a sua matrícula no Ensino Superior. Lembrando que, se for contemplado com uma bolsa parcial de Prouni, ainda é possível financiar o restante com o FIES. Se quiser parcelar até 70% dos estudos, não se esqueça de solicitar a adesão ao PEP na ocasião de matrícula.

Não se esqueça das listas de espera

Mesmo que não tenha conseguido uma vaga, não desista! Os programas têm listas de espera para vagas remanescentes. Quando um dos selecionados não efetiva a matrícula por algum motivo, a vaga dele volta a ser aberta e os próximos na lista de classificação vão sendo chamados.

Agora você já sabe o que fazer com o seu resultado do Enem 2019, não é? E não só ele: como dissemos, as faculdades que têm programas próprios, como o ingresso direto e o PEP, aceitam edições de anos anteriores também. Então, o que não faltam são possibilidades para realizar o seu sonho.

Aproveite e saiba também como acertar na escolha da sua futura profissão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

prouni, crédito estudantil, fies ou bolsa privada

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.