Não foi bem nos processos seletivos de fim de ano para entrar no ensino superior e ficou desanimado? Que tal aproveitar esses próximos meses para estudar um pouco mais e tentar o vestibular no meio do ano? Essa é uma ótima opção para você ingressar em uma faculdade sem precisar esperar um ano inteiro para tentar de novo.
Quer saber o porquê? Adiante, respondemos a algumas das principais dúvidas que podem surgir sobre o vestibular no meio do ano e apresentamos bons motivos para você tentar essa opção. Confira!
O que é vestibular no meio do ano?
É um processo seletivo feito em uma ou mais etapas no meio do ano para selecionar candidatos para vagas no ensino superior. Ele é semelhante ao vestibular do final do ano, exceto pela data em que é aplicado e por outros detalhes, que veremos adiante.
Qual a diferença para o vestibular tradicional?
Além do período distinto em que ocorre, a diferença entre ambos pode variar de curso para curso e de instituição para instituição de ensino. Isso porque, em alguns casos, o número de vagas oferecidas pode ser menor, porém a concorrência também tende a ser menor, o que equilibra as coisas.
No entanto, vale reforçar que isso varia. Há faculdades que abrem turma nova e oferecem a mesma quantidade de vagas, e outras que só abrem no final do ano, tendo em vista a estrutura própria de funcionamento de seus cursos — ou seja, não abrem vaga no meio de ano. Se o curso que você deseja está nesse último grupo, aproveite para usar esse processo seletivo como treinamento para o do final de ano.
Em relação ao conteúdo e ao grau de dificuldade, ambos os vestibulares não costumam apresentar diferenças significativas. Normalmente, as mesmas matérias precisam ser estudadas. Dependendo do curso, pode haver a sensação de ser mais fácil entrar no meio de ano, porém isso geralmente está ligado a uma concorrência menor.
Quais são as vantagens de ingressar no meio do ano?
Se você fez o processo seletivo de fim de ano e não passou, você terá alguns meses a mais para continuar sua rotina de estudos ou até fazer um curso preparatório específico para vestibulares que acontecem no meio do ano.
Com esse conhecimento a mais, poderá até tentar outro curso mais concorrido, que não tentou antes por julgar que não passaria nele. Aliás, esses meses a mais também ajudam você a pensar melhor sobre a graduação que quer seguir, caso tenha dúvidas sobre isso.
No fim de ano, foi a primeira vez que você tentou entrar na faculdade? Apesar de não conseguir, agora você terá certa experiência de como funciona um processo seletivo assim. Isso pode ajudar a se sair melhor nas provas de meio de ano.
Além disso, é importante mencionar que, se você fez Enem no final do ano anterior, sua nota poderá ser usada em processos seletivos que a aceitam no meio do ano seguinte. A mesma lógica vale para o Prouni e o FIES, que costumam conceder bolsas de estudo no meio do ano também.
No caso da nota do Enem, existe a possibilidade de que a média para ingressar no curso desejado baixe, e você consiga entrar com a sua nota. Na maioria dos casos, é comum que tenha um vestibular em paralelo para se ingressar nos cursos. Se você o fizer, terá duas chances de passar. E isso sem que precise fazer provas de dois processos diferentes, já que o Enem já foi realizado. Logo, é menos desgastante.
Por fim, não se esqueça de buscar antecipadamente faculdades que abrem vestibular no meio do ano e fique atento às datas de inscrição para não perdê-las. Isso ajudará você a escolher um bom curso para ingressar e a se planejar melhor para essa seleção.
Quer tentar uma vaga em uma faculdade e ainda ter a chance de conseguir uma bolsa? Clique no botão “Inscreva-se” no alto desta página e siga as instruções que aparecerem!