Espaço geográfico refere-se ao espaço habitado, o qual é transformado pelo ser humano. Dessa forma, também envolve os pontos de sua interação com a exploração e extração de recursos naturais. Compõem esse espaço todas as construções e os meios naturais que influenciam nas suas atividades.
Como esse tema não passará despercebido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, preparamos um resumo prático com os principais tópicos que são abordados, desde sua definição até um exemplo aplicado para você praticar. Prepare o material para as anotações e vamos começar!
O que é espaço geográfico?
Como citamos no início, espaço geográfico é todo o ambiente construído, transformado e interagido pelo homem com interação ao meio ambiente e suas transformações. Inclusive, também envolve a extração e exploração dos recursos da natureza.
Em suma, compõem o espaço geográfico todos os meios naturais, obras de construções com as cidades e plantações no meio rural para a sua reprodução e sobrevivência. Essas transformações ocorrem desde o início da história humana com as sociedades antigas e agrupamentos tribais.
Com o tempo, esses processos foram se intensificando e, cada vez mais complexos com o aprimoramento de técnicas, permitiram o homem ter melhor capacidade de desenvolvimento, acontecendo desde o início pré-histórico com as melhorias de ferramentas como lanças e estratégias de cultivo.
Como estudar sobre espaço geográfico para o Enem?
Se quiser se dar bem sobre o tema espaço geográfico para o Enem 2022 e demais vestibulares, não tem segredo. Basta apenas compreender o seu conceito relacionado com a análise e entender os principais parâmetros que são as definições sobre os quatro termos principais sendo território, paisagem, lugar e região:
- território: de forma resumida, refere-se ao espaço delimitado em que essa mesma delimitação obedeça às questões de posse e poder de seus respectivos representantes. Existem vários tipos de territórios como o animal, o político (blocos econômicos, países e cidades), etc.;
- paisagem: refere-se sobre todo o espaço da superfície que se manifesta diante de nós, por meio dos nossos sentidos;
- lugar: é o espaço percebido pelo homem, o qual identifica e atribui sensações sobre estar presente no ambiente;
- região: esse é um dos conceitos mais complexos do tema geografia que se refere a área ou porção de espaço dividido pelo homem, de acordo com as características, que podem ser relacionadas com o clima, economia, questões políticas e relevo. Ela não existe na natureza, pois se trata de uma construção intelectual do ser humano.
Após entender a definição de cada ponto sobre o espaço geográfico, compreender melhor a história da sua evolução, tanto no Brasil como no mundo é importante para sair bem nas questões aplicadas no Enem e demais vestibulares.
Espaço geográfico do Brasil
O espaço geográfico do Brasil passou por intensas transformações desde o século XVI com o início da colonização, em que o sistema econômico era baseado no extrativismo vegetal para a exportação. Inclusive, a população concentrava-se no litoral e foi se destinando para o interior gradativamente.
Inclusive, os principais ciclos econômicos foram o de cana-de-açúcar no nordeste, a extração de borracha na região Norte e, nos anos posteriores, o ciclo de ouro, na região sudeste, em Minas Gerais.
Contudo, a maior integração do espaço geográfico brasileiro começou em XIX, com o processo de industrialização em 1950, mesma época em que a capital foi transferida para a região centro-oeste do país.
Isso porque, com a nova capital sendo Brasília, vieram novas vias de transporte e comunicação, que culminou ainda mais na expansão das fronteiras agrícolas em 1970. Atualmente, a industrialização segue forte, além da explosão tecnológica, a globalização e a integração digital, alterando nossa relação com o meio diariamente.
Espaço geográfico mundial
O espaço geográfico em todo o mundo começou a sofrer grandes transformações com o advento da primeira Revolução industrial, em que os maquinários trouxeram inovações surpreendentes para a produtividade do ser humano. Na fase das máquinas a vapor, era utilizado carvão como combustível e isso acelerava o processo com intensas modificações no ambiente.
Além disso, o capitalismo cada vez mais impulsionava o consumismo com o aprimoramento de grandes centros comerciais. Depois, veio a Segunda Revolução Industrial, em que houve aperfeiçoamento técnico e aprofundamento das diferenças entre os países considerados industrializados e não industrializados.
Por fim, veio a globalização, que fez o espaço geográfico mundial entrar em uma nova onda de transformações com a mais recente etapa — a relacionada ao meio técnico-científico-informacional — que se caracteriza pelo grande avanço tecnológico com os meios de informação e comunicação, favorecendo maior integração de pessoas, lugares e empresas por todo o globo.
Exemplo de exercício prático que cai no Enem e vestibulares
Agora que você viu o conceito de espaço geográfico e as principais dicas dos tópicos que mais são cobrados no Enem e demais vestibulares para o seu preparatório, vamos praticar? Confira uma questão aplicada logo abaixo!
Enem 2015 – Questão 12
O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.
BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).
Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)
A) carência de matérias-primas.
B) degradação da rede rodoviária.
C) aumento do crescimento vegetativo.
D) centralização do poder político.
E) realocação da atividade industrial.
Resposta correta: alternativa E. Para responder essa questão, é preciso ter conhecimento sobre a dinâmica das transformações do meio urbano e as suas mudanças no processo socioespacial. Ou seja, no decorrer da História, com intensa atividade nos grandes centros promoveu realocação para as cidades médias a fim de devido a atratividade de menores custos para as empresas, trazendo desenvolvimento e renda para essas regiões.
Tudo pronto para mandar bem no tema espaço geográfico no Enem?
Você anotou os principais tópicos em que é cobrado sobre espaço geográfico para arrasar nesse assunto relacionado com Geografia no Enem? Lembre-se: a dica é compreender as quatro definições principais citadas e como essas alterações interferem na sociedade. Além disso, revise sobre as transformações influenciadas pelas revoluções industriais e a globalização, combinado?
Inclusive, você sabia que o Enem também é uma das formas para ingressar nas faculdades parceiras do Vestibulares? Estamos com inscrições abertas: saiba mais informações!