A Cartografia é uma das principais áreas de estudos da Geografia. E é nesse assunto que se encontram os conceitos sobre meridianos, tema do nosso bate-papo de hoje!
Se você ainda não sabe o que são os meridianos e quais são os exemplos dessas linhas, veio ao lugar certo. Ao longo do conteúdo, vamos tirar algumas dúvidas sobre o assunto e ajudá-lo a montar um resumo bem bacana.
E então, tudo pronto? Continue a leitura e confira o que são meridianos, qual é a sua importância e descubra, também, como esse assunto é cobrado nos vestibulares do Brasil. Vamos lá!
O que são meridianos?
São linhas imaginárias espalhadas pelo globo terrestre. Você pode vê-las quando olha alguns tipos de mapa. Há as linhas horizontais — os paralelos — e as verticais, chamadas de meridianos.
Eles dividem a Terra de 15° em 15° e estão fortemente relacionados com os conceitos de Fuso Horário e de longitude.
Quais são os meridianos da Terra?
Há vários meridianos na Terra. No entanto, o mais importante é o Meridiano de Greenwich, que recebe esse nome por ter início em uma região homônima na Inglaterra. Ele marca o grau 0° e é a partir dali que as contagens dos fusos horários começam.
Outro meridiano muito importante é o de 180°, que representa a Linha Internacional de Data. Essa delimitação marca o começo de um dia e o fim de outro. Ou seja: ao cruzá-la, você pode ir para o “passado” ou para o “futuro”.
Qual sua importância e função?
Os meridianos não são significados importantes apenas para você se dar bem no Enem 2022 ou em qualquer prova que for prestar.
Pelo contrário, uma das funções desse recurso é a de orientar os fusos horários — que aumentam à medida que nos afastamos para o leste de Greenwich e diminuem para o oeste. Além disso, servem para otimizar a localização de qualquer ponto do mapa a partir da relação entre longitude e latitude.
Em qual matéria os meridianos estão inseridos?
Os meridianos podem ser observados na prova de Geografia do Enem e em outros vestibulares. Eles são cobrados com uma relativa frequência e, por isso, é recomendado que você capriche nos estudos sobre esse assunto!
Como estudar o tema para o Enem e vestibulares?
Se você acha que os exercícios são uma boa estratégia de estudos apenas para as Ciências Exatas, se enganou. A verdade é que resolver questões é uma técnica infalível para o aprendizado de qualquer matéria.
E, claro, isso não é diferente quando o assunto envolve os meridianos. Fazer resumos sobre o assunto é uma boa, mas não deixe de colocar a mão na massa e fazer muitas questões, certo?
Qual o exemplo de exercício sobre meridianos que costuma cair na prova do Enem ou vestibular?
Agora, é hora de você conferir um exemplo de questão sobre meridianos que apareceu em uma edição passada do vestibular para ajudar a assimilar o conceito. Vamos lá!
(Enem 2010) Pensando nas correntes e prestes a entrar no braço que deriva da Corrente do Golfo para o norte, lembrei-me de um vidro de café solúvel vazio. Coloquei no vidro uma nota cheia de zeros e uma bola cor rosa-choque. Anotei a posição e data: Latitude 49º49′ N, Longitude 23º49′ W. Tampei e joguei na água. Nunca imaginei que receberia uma carta com a foto de um menino norueguês, segurando a bolinha e a estranha nota.
KLINK, A. Parati: entre dois pólos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998 (adaptado).
No texto, o autor anota sua coordenada geográfica, que é:
a) a relação que se estabelece entre as distâncias representadas no mapa e as distâncias reais da superfície cartografada.
b) o registro de que os paralelos são verticais e convergem para os polos, e os meridianos são círculos imaginários, horizontais e equidistantes.
c) a informação de um conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar um ponto ou acidente geográfico na superfície terrestre.
d) a latitude como distância em graus entre um ponto e o Meridiano de Greenwich, e a longitude como a distância em graus entre um ponto e o Equador.
e) a forma de projeção cartográfica, usado para navegação, onde os meridianos e paralelos distorcem a superfície do planeta.
Resposta: alternativa c.
Agora é com você!
Gostou de saber mais sobre os meridianos? Esperamos que sim! Agora, não deixe de fazer muitos exercícios para pegar o jeito das questões e não errar no dia da prova.
Antes de ir, aproveite também para se inscrever no vestibular! Você pode fazer isso agora mesmo e, assim, aumentar as suas chances de iniciar o curso dos seus sonhos bem em breve.