O Ministério da Educação (MEC) já marcou o dia para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 5 e 12 de novembro de 2023. Portanto, chegou a hora de se preparar!
Embora não pareça, muitos estudantes se surpreendem ao descobrir que devem fazer o pagamento para a realização do Exame, além de dúvidas sobre onde pagar a taxa de inscrição do Enem. Ela só é efetivada quando o pagamento do boleto é confirmado.
Mas não se preocupe, tudo indica que o valor do ano passado se manterá nesse ano, e os critérios de isenção permanecerão os mesmos. Para ajudar a tirar todas as suas dúvidas relacionadas a como pagar o Enem 2023, criamos este post com tudo o que você precisa saber. Vamos conferir?
Como pagar o Enem 2023?
O pagamento pode ser feito por meio da impressão do boleto para pagamento direto em instituições bancárias e em lotéricas, ou da cópia do código de barras, via aplicativo bancário.
Para quem não tiver o benefício da isenção, ao finalizar a inscrição do Enem 2023, será necessário gerar o boleto e salvar em PDF. Você só deve emiti-lo no Portal do Inep.
Até o presente momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não fez o comunicado dos custos da inscrição para o Enem 2023, mas, com base nas edições passadas, é seguro afirmar que o valor será de R$ 85,00. Caso haja alguma reavaliação, é improvável que seja uma quantia significativamente alta.
No momento de realização da inscrição para o Enem 2023, é gerado esse boleto, servindo como confirmação. Por isso, é necessário que o pagamento seja realizado dentro do prazo de vencimento para que também seja emitido o cartão de confirmação.
Como gerar o boleto do Enem 2023?
Veja como pagar a inscrição do Enem! Para isso, basta seguir estes passos simples:
- Acesse a página do participante no Portal do Inep;
- Logo que a tela aparecer, vá até o meio da página e clique no botão intitulado “Página do Participante – entrar com gov.br”.
- Após isso, aparecerá uma aba para fazer o login na sua conta gov.br. Para isso, é preciso ter uma conta no site do Governo Federal, a mesma usada para se inscrever no Exame;
- Clique na seção “Pagamentos/isenção;
- O assistente virtual exibirá um balão de diálogo contendo a mensagem “Baixe seu Boleto”. Basta clicar no botão;
- Salve o documento em seu computador ou no smartphone.
Como pagar o Enem por Pix?
De acordo com o edital sobre como pagar o Enem divulgado pelo Inep, as opções de pagamento pelo PIX estão sendo oferecidas na forma de QR Code ou código produzido na Página do Participante.
Para efetuar um pagamento usando o QR Code, basta acessar o seu aplicativo bancário e escolher a opção de pagamento por meio do QR Code na seção Pix.
Ao acionar a câmera do celular e apontá-la para o QR Code na página, os detalhes do pagamento serão exibidos na tela, explicando como pagar o Enem, incluindo o valor e a instituição que receberá a quantia. Confirmando que as informações estão corretas, é só realizar o pagamento.
Com o código, o sistema é semelhante. O candidato precisa copiar o código gerado, abrir a área do Pix no aplicativo bancário onde será realizado o pagamento e colar o código no local indicado. Logo aparecerá o valor devido, e, se nada estiver errado, basta confirmar.
Posso pagar a taxa do Enem via cartão de crédito?
Sim! Para pagar com cartão de crédito, preencha os dados necessários, como nome do titular, número do cartão, código de segurança e data de validade, e finalize a operação.
O Inep destaca que, nessa modalidade, os pagamentos serão feitos por meio de prestadores de serviços como o Mercado Pago e PicPay. Além disso, fique ciente de que a taxa de pagamento é de R$ 2,54, que serão acrescentados ao valor da taxa do Enem.
Vale lembrar também que se optar pelo cartão de crédito, é possível parcelar em até 12 vezes, com juros.
O que acontece se eu não pagar a taxa do Enem?
Você não poderá participar do Exame.
Os inscritos para o Enem 2023, marcado para os dias 5 e 12 de novembro, devem efetuar seus pagamentos dentro do prazo especificado, pois, do contrário, a confirmação de suas inscrições não será efetivada e, por conseguinte, você não pode participar do exame.
Quem tem isenção ao pagamento da taxa do Enem?
O Governo Federal garante isenção na taxa do Enem para determinadas categorias de estudantes. Verifique se você se enquadra em alguma delas:
- todos os estudantes que cursam o terceiro ano do Ensino Médio nas escolas públicas, sejam elas regulares, sejam elas técnicas, apresentam isenção automática gerada pelo sistema;
- quem fez o ensino médio em escola pública;
- alunos com bolsa integral em escola particular, cuja renda familiar per capita (por pessoa) é inferior a 1,5 salário mínimo;
- quem declarar vulnerabilidade socioeconômica, pertencente a uma família registrada no Cadastro Único (CadÚnico).
Saiba como pedir a isenção do boleto
Os estudantes que se encaixam nos critérios de isenção ou que necessitem justificar sua ausência no Enem da edição anterior precisam solicitar o benefício com antecedência. Os resultados das isenções serão divulgados antes do início das inscrições.
Para iniciar o processo, você pode se dirigir à “Página do Participante” e, a partir daí, conseguir obter seu boleto de isenção para o Enem. O procedimento é bem prático e simples de entender. Os passos básicos são:
- Na página do participante, clique na opção “Justificativa de ausência/isenção”;
- Uma tela será exibida para avisar que deferir seu pedido de isenção ou justificativa de ausência não implica em cadastro para o Enem. É necessário que você confirme se concorda;
- Mais à frente, serão pedidas várias informações sobre sua situação escolar;
- Na próxima etapa, será solicitado o seu Número de Identificação Social (NIS), desde que você esteja cadastrado no Cadastro Único;
- Depois da confirmação, preencha o questionário socioeconômico;
- Insira dados como seu telefone e e-mail válidos;
- Clique em “Enviar solicitação” e defina qual o meio quer ser atualizado sobre o acompanhamento das inscrições.
Importante: conseguir a isenção não é o mesmo que realizar a inscrição no Enem, ok? Conforme indicado pelo Inep. Logo, ao conseguir a isenção, você precisa realizar a inscrição no Enem 2023 normalmente. Nada de dar mole aqui!
Entre 8 e 19 de maio, o Inep abrirá as inscrições para o Enem 2023. Qualquer pessoa que está cursando ou concluiu o ensino médio pode fazer parte da maior avaliação brasileira. Portanto, fique atento e não dê bobeira, combinado?
Vai prestar vestibular? Comece agora!
Além de saber como pagar o Enem, estude também sobre as vagas para o curso de sua escolha. Nas faculdades parceiras do Vestibulares, temos oportunidades de vestibular aberto durante todo o ano e até na modalidade online! Você não precisa aguardar os resultados do Enem para começar a investir em seu futuro.
Então, acesse nossa página, escolha o curso e a instituição de interesse, matricule-se no vestibular online para transformar o seu futuro agora mesmo!