O que é o cartão de confirmação do Enem?

cartão de confirmação do Enem

Como já deu para perceber, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação cheia de complexidades, até mesmo na parte burocrática. Embora o processo de inscrição não seja muito complicado, é preciso ter atenção a uma série de detalhes que garantam que está tudo certo para fazer as provas.

Por isso, saber o que é o cartão de confirmação do Enem é essencial para ter a certeza de que sua inscrição foi computada e você tem habilitação para participar.

Então, o objetivo deste artigo é informar sobre o funcionamento do cartão de confirmação para fazer o Enem com toda tranquilidade. Vamos lá?

O que é cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação do Enem é um documento personalizado que comprova que a inscrição no exame foi confirmada com sucesso. É disponibilizado após o registro do pagamento do boleto do Enem, no valor de R$ 85, no sistema do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para que serve o cartão de confirmação do Enem?

Além de garantir 100% de certeza de que está tudo certo com sua participação no exame, o cartão do Enem também ajuda você a ser identificado nos dias do exame, bem como a registrar informações importantes e instruções da organização.

Mais ainda, se houver algum problema com seus cadernos de prova, identificação de carteira ou listagem, o cartão de confirmação ajuda os fiscais a verificarem todas as suas informações rapidamente.

Quais informações aparecem no cartão de confirmação do Enem?

O cartão de confirmação do Enem é um documento de página inteira com vários campos informativos. Eles aparecem na ordem abaixo.

Dados do participante

Neste campo, que fica logo no topo da página, você verá seus dados pessoais. São eles:

  • nome completo;
  • número da inscrição;
  • número do CPF;
  • opção de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).

Datas e horários das provas

Para organizar o trajeto e chegar com antecedência ao exame, neste campo, são informados em detalhes os endereços e os horários do Enem.

No canto esquerdo do quadro, estão discriminadas as provas correspondentes ao 1.º e 2.º dia do Enem. No lado direito, aparecem, em sequência, as seguintes informações:

  • data de cada prova (lembre-se de que são realizadas aos domingos!);
  • horário de abertura e de fechamento dos portões;
  • horário de início e de término das provas (note que, no primeiro dia de exame, o tempo de prova é maior, por causa da redação!).

Dica de leitura! Para entender melhor como funciona cada uma das provas, confira este artigo no qual comentamos quantas questões tem o Enem!

Local das provas

Neste campo, você encontra o nome da instituição onde serão realizadas as provas do Enem e o endereço completo. Também, no lado direito do quadro, está a sala onde deverá fazer suas provas.

Atendimentos especiais ou recursos recebidos

Este campo aponta se você requereu algum atendimento especial. É o caso das Pessoas com Deficiência (PCD), por exemplo, com:

Tour pela prova do Enem
  • baixa visão ou cegueira;
  • deficiência auditiva;
  • deficiência motora;
  • déficit de atenção;
  • transtorno do espectro autista, entre outros.

Também, aí entram as pessoas com alguma condição especial, como é o caso de gestantes/lactantes e idosos.

Instruções

Este último campo traz uma série de instruções e lembretes da organização para o candidato. Algumas das principais informações na edição do Enem 2021 foram:

  • protocolos sanitários (como o uso obrigatório de máscara e poder portar álcool em gel e garrafa de água);
  • relação de documentos válidos para apresentação na hora do exame;
  • objetos permitidos e proibidos durante o exame;
  • itens de vestuário proibidos no local do exame;
  • aviso de vistoria de alimentos e pertences;
  • sugestões de organização pessoal para evitar atrasos.

Como o cartão de confirmação do Enem é recebido?

Até 2014, o Inep enviava o cartão do Enem para a casa do estudante. Hoje, porém, este é disponibilizado na Página do Participante, e você pode salvá-lo em um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) ou imprimi-lo. Aliás, recomendamos imprimir o documento!

Acessá-lo é muito fácil. Confira os passos a seguir:

  1. Após acessar o site do Inep, clique sobre o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”, localizado no centro da tela;
  2. Na próxima tela, insira seu CPF, sua senha e clique em “Entrar”;
  3. A tela seguinte é seu perfil. Vá ao menu no lado esquerdo e selecione “Local de Prova”;
  4. Confirme com a assistente virtual que deseja visualizar seu local de prova;
  5. Pronto! O cartão aparecerá na tela;
  6. Para imprimir seu cartão de confirmação do Enem, basta rolar até o rodapé da tela. Para salvá-lo em PDF, faça o mesmo e selecione esta opção entre as “impressoras” disponíveis.

Dica: para não ter que acessar toda hora o cartão de inscrição do Enem por meio do site do Inep, recomendamos imprimir e também salvar o documento.

Como utilizar o cartão de confirmação do Enem?

Como viu, o cartão de confirmação do Enem é um resumo de todas as informações de sua inscrição e contém dados indispensáveis antes e durante o exame. Por isso, mantenha-o acessível para facilitar consultas.

Já no dia das provas, saiba que não é obrigatório portar seu cartão, basta levar um documento de identificação entre aqueles aceitos pela organização do Enem. No entanto, as próprias instruções do cartão do Enem trazem os seguintes dizeres recomendando seu uso:

  • “Portar este cartão de confirmação de inscrição”.

Na fase de preparação para o exame, utilize-o para recordar passos importantes de sua organização pessoal para que nada dê errado no dia do Enem. Recomendamos que você o tenha como um checklist, usando da seguinte maneira:

  • assim que o cartão estiver disponível, cheque se todas as informações estão corretas e legíveis;
  • caso haja algum erro ou imprecisão, entre em contato imediatamente com a central de atendimento do Inep;
  • confira mais de uma vez todas as datas e horários ― atenção! O fuso horário de referência é o horário de Brasília (DF). Veja se a hora em sua região coincide ou se é preciso ajustar o relógio;
  • cheque os endereços e, se possível, faça o trajeto até a instituição onde o exame será aplicado;
  • verifique com atenção os documentos de identificação permitidos;
  • confira todos os itens permitidos e proibidos no local do exame (alimentos, acessórios, equipamentos eletrônicos etc.).

Transforme sua carreira, inscreva-se já no vestibular!

Conquistar a aprovação no exame também depende de conhecer informações administrativas como o cartão de confirmação do Enem. Mas, já que estamos falando do vestibular, saiba que não precisa esperar o final do ano para começar a pesquisar onde pretende estudar.

Várias instituições têm processos seletivos abertos durante o ano todo, como é o caso das faculdades participantes do Vestibulares. Então, aproveite que está aqui. Confira se há cursos com vagas abertas perto de você e inscreva-se!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados