INEP e Enem: qual é a relação entre eles?

INEP Enem

INEP e Enem são siglas que fazem parte do dia a dia dos estudantes que buscam uma forma alternativa de acesso ao ensino superior. O que nem todos sabem é o significado por trás de cada uma delas. Talvez a segunda seja mais conhecida, já que se trata do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas o que seria o Inep e o que isso tem a ver com o Enem?

INEP nada mais é do que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Neste artigo, vamos mostrar o que o órgão faz e qual é a sua relação com o Enem. Para finalizar, compartilhamos um passo a passo para acessar a página do participante. Por isso, continue a leitura até o fim!

O que é o INEP?

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) é uma autarquia federal, que funciona como braço direito do MEC. Isto é, o Ministério da Educação. Criado em 1937, o instituto ganhou relevância para o ensino no Brasil ao promover pesquisas sobre o cenário educacional com o intuito de fomentar o acesso à educação.

Por responder ao Governo Federal, o INEP tem atuação em todo o território nacional. Assim, o instituto participa e apoia a realização de diversos exames, tanto da rede pública quanto da rede privada. Entre suas principais atribuições:

  • planejar, orientar e coordenar projetos de avaliação dentro da área educacional;
  • incentivar o desenvolvimento de políticas públicas para as redes de ensino públicas e privadas;
  • organizar e avaliar as estatísticas sobre o nível de educação no Brasil;
  • realizar o censo escolar tanto da educação básica como do ensino superior;
  • oferecer apoio a estados e municípios em iniciativas com foco em aprimorar, de forma contínua, os sistemas de avaliação de ensino.

Aliás, o INEP também é o órgão responsável por preparar e aplicar o maior exame de acesso ao ensino superior no país. Estamos falando nada mais, nada menos que o Enem — Exame Nacional do Ensino Médio. Além da relação INEP e Enem, o instituto ainda auxilia com as políticas do ensino básico, bem como os indicadores de qualidade da educação.

Qual é sua responsabilidade em relação ao Enem?

Para conquistar aprovação no Enem, é importante conhecer o instituto responsável por tornar o exame possível. Pois todas as questões são elaboradas pelo INEP com acesso restrito a apenas alguns funcionários. A prova, por sua vez, é aplicada por um consórcio — que conta com empresas especializadas em avaliações, exames e concursos e responde ao INEP.

Vale destacar que o Exame Nacional do Ensino Médio foi inicialmente criado para avaliar os alunos que concluíram o ensino médio. Tanto na rede pública quanto na particular. Aplicar a prova é, portanto, uma forma de analisar o sistema educacional brasileiro. Desse modo, o instituto pode desenvolver iniciativas a fim de melhorar a qualidade do ensino.

Com o passar do tempo, o Enem ganhou relevância e passou a ser utilizado também como forma de ingresso no ensino superior. Uma boa nota, inclusive, pode abrir o caminho para bolsas de estudos ou financiamentos estudantis.

Outras responsabilidades

Além do Enem, o INEP é responsável por outras avaliações importantes dentro da área da educação. Uma delas é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Geralmente, a prova é aplicada nos últimos anos de graduação com o intuito de ajudar o MEC a avaliar o desempenho das faculdades.

Tour pela prova do Enem

Para avaliar o aprendizado dos alunos da educação básica, o INEP tem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Quem não teve a oportunidade de estudar quando mais jovem e busca qualificação depois de adulto também tem uma avaliação. É o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Enfim, estes são apenas alguns exemplos de ações que contam com a participação do INEP. Afinal, quando se trata de educação no Brasil, o instituto está envolvido de uma forma ou de outra. Seja na organização de exames para avaliar a qualidade do ensino, seja na criação de pesquisas como o Censo Escolar para mapear o perfil dos estudantes.

Quando devo acessar o site do INEP?

Você pode acessar o site do INEP sempre que quiser mais informações sobre o Enem. Além de artigos sobre a área da educação, é possível fazer sua inscrição, consultar o edital, avaliar gabaritos e resultados de provas anteriores, entre outros. Também há informações sobre o instituto, bem como todos os programas que o órgão coordena.

Aliás, um dos destaques é a página do participante, que o INEP desenvolveu com o intuito de ajudar os futuros profissionais na preparação para o Enem. Ela inclui contagem regressiva, tutoriais e orientações, além das dúvidas mais frequentes.

Como o acesso à página do participante é feito?

O acesso à página do participante é simples e pode ser feito pelo próprio site do INEP, onde você pode consultar todas as informações sobre a prova. Ao entrar no portal, procure pelos serviços em destaque e clique em Fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Depois, vá até Iniciar. Você será redirecionado à página do participante.

Clique em entrar com o gov.br, coloque seu CPF e senha. Se não lembrar da sua senha, siga o passo a passo para recuperá-la. Pronto! A partir daí, você tem em mãos as informações mais importantes para o seu exame:

  • notícias sobre o Enem;
  • acompanhamento da inscrição e isenção de taxa;
  • consulta ao local da prova para se preparar;
  • histórico, se já tiver feito a prova mais de uma vez.

Outra opção mais prática e que facilita o acesso, é acompanhar tudo pelo aplicativo do Enem. Aliás, o app está disponível tanto para Android quanto iOS. O procedimento de consulta é o mesmo, com CPF e senha, para entrar na área do candidato.

Agora é com você!

Como você viu, conhecer INEP e Enem, além de outras siglas na área da educação também faz parte do seu preparo. E no caso das avaliações, saber quem está por trás do exame, pode ajudar nos estudos, já que cada avaliador mantém um estilo na hora de fazer as questões. Além disso, agora que a relação entre o instituto e o exame está mais clara, consulte a página do participante ou baixe o app do Enem.

Se o Enem está nos seus planos, tire o sonho da faculdade do papel! Faça já a sua inscrição para o vestibular online e comece a trilhar a carreira dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção do Vestibular dos seus sonhos!

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados