Topografia é a ciência que estuda os atributos naturais e artificiais relacionados à superfície de um terreno. O principal objetivo é coletar dados importantes para fundação de construções civis, mineração, indústria, entre outros ramos.
Inclusive, esse é um assunto que não passará despercebido em geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares. Por isso, preparamos um resumo sobre o assunto para ajudar você a arrasar na nota. Preparado? Então, vamos lá!
Afinal, o que é topografia?
A topografia é a ciência que estuda detalhadamente as características naturais e artificiais da superfície. O principal objetivo é avaliar o terreno para coleta de dados a fim de realizar projetos eficientes e conforme às regras da legislação.
A palavra tem definição do grego “topos” (lugar) e “graphen” descrever. Contudo, vale destacar que ela estuda pequenas áreas, e a ciência relacionada às grandes extensões é classificada como geodésia. Assim, a topografia é uma divisão deste último termo mencionado.
O profissional que atua a área é o topógrafo, e suas principais atividades são:
- levantamento topográfico;
- delimitação da rede de água/esgoto;
- análise da terraplanagem;
- demarcação de loteamento;
- delimitação de obras.
Como estudar topografia para o Enem?
Para se dar bem nesse conceito de Geografia no Enem 2022, deve-se entender a divisão da topografia, os seus conceitos, equipamentos topográficos e curvas de nível — sendo esse último bastante explorado nas questões. Acompanhe!
Divisão da topografia
Os estudos topográficos são divididos conforme as necessidades e os objetivos do estudo, inclusive, os levantamentos são feitos conforme as projeções do terreno e do relevo. As divisões para essas avaliações compreendem em topometria, topologia e taqueometria. Veja a definição de cada uma.
Topometria
A topometria, ou levantamento topográfico, consiste em representar as características da superfície, com medição da distância e dos ângulos para obter uma medição precisa. Ela pode ser subdividida em duas classes — a planimetria e a altimetria. Entenda como cada uma funciona:
- planimetria: refere-se à medição de ângulos e suas distâncias relacionadas ao plano horizontal, com perspectiva de visão do alto sobre a área;
- altimetria: refere-se às medidas dos ângulos e às distâncias verticais, com diferenças de altitude e nível.
Topologia
Está relacionado à interpretação de dados sobre o tratamento com o levantamento topográfico realizado. Assim, facilita a execução de projetos, alinhando dados às regras e às leis naturais do relevo, e auxilia na prevenção de erros.
Taqueometria
Taqueometria é a área responsável por fazer a delimitação dos pontos do terreno, o qual resulta em plantas com presença de curvas de nível. Dessa forma, possibilita a representação horizontal de desníveis altimétricos que ocorrem. É uma série de operações realizadas pelo taqueômetro, popularmente conhecido como teodolito.
Principais equipamentos topográficos
Os equipamentos topográficos são fundamentais para trazer precisão. Servem para levantar dados a fim de delimitar a escala e representar a planta topográfica, com redução do desenho do espaço real analisado.
As curvas de nível são linhas imaginárias que representam a junção de todos os pontos de uma mesma altitude de uma carta topográfica, funcionando como uma espécie de “camadas” no terreno.
Além do teodolito que citamos para a taqueometria, veja os modelos utilizados para levantamento de dados na topografia:
- estaca: marcação simples para o terreno e identificação de projetos futuros. Geralmente, é delimitada de 20 em 20 metros;
- baliza topográfica: bastão que, junto à bolha de nivelamento, serve para fazer alinhamentos;
- estádia: serve para medir as distâncias entre os pontos para a realização da taqueometria;
- GNSS: sistema de medição de distância que envia sinais via satélite;
- estação total: equipamento topográfico para realizar leituras de ângulos e distâncias;
- mira: régua de 0 a 4 metros para nivelamento topográfico. Para utilização, é colocada verticalmente sobre o ponto de leitura;
- nível topográfico: usado em uma área a ser nivelada. É instalado entre dois pontos para assim medir a diferença altimétrica entre eles.
Curvas de nível
É o assunto relacionado à topografia mais cobrado no Enem. Portanto, abordaremos os principais pontos para você tirar de letra esse tema no seu preparatório.
Ela é um recurso cartográfico em que é possível avaliar as diferenças de altitude e longitude de um terreno, com utilização de linhas imaginárias. Tais linhas são denominadas de aritméticas por apresentarem variação topográfica.
Por meio das curvas, é possível delimitar o perfil topográfico. Para isso, basta apenas ligar os dois pontos relacionados com cada curva de nível traçada horizontalmente. Basta observar o exemplo abaixo:
No perfil citado acima, há duas elevações de terreno, com altitudes que variam entre 50 e 250 metros. Dessa forma, quando o perfil é traçado, é possível ter a noção da posição horizontal. Os pontos delimitados abaixo da figura ilustram como a inclinação do solo é vista, com auxílio de softwares específicos.
Exemplo prático sobre topografia abordado no Enem
Agora que você sabe os principais pontos para se estudar e o significado de topografia, ficará mais fácil se dar bem no tema. Inclusive, preparamos um exemplo retirado de provas anteriores para dar aquela praticada. Vamos lá?
Enem 2010 – Questão 156
A figura a seguir é a representação de uma região por meio de curvas de nível, que são curvas fechadas representando a altitude da região, com relação ao nível do mar. As coordenadas estão expressas em graus de acordo com a longitude, no eixo horizontal, e a latitude, no eixo vertical. A escala em tons de cinza desenhada à direita está associada à altitude da região.
Um pequeno helicóptero usado para reconhecimento sobrevoa a região a partir do ponto X= (20; 60). O helicóptero segue o percurso:
0,8°L → 0,5°N → 0,2°O → 0,1°S → 0,4° N → 0,3°L
Ao final, desce verticalmente até pousar no solo.
De acordo com as orientações, o helicóptero pousou em um local cuja altitude é
a) menor ou igual a 200 m.
b) maior que 200 m e menor ou igual a 400 m.
c) maior que 400 m e menor ou igual a 600 m
d) maior que 600 m e menor ou igual a 800 m.
e) maior que 800 m.
Resposta correta: alternativa a. Para responder à questão, deve-se seguir a trajetória descrita pelo enunciado e chegar ao ponto onde o helicóptero pousou. Será uma área preta, que representa 100 metros de altitude, ou seja, uma altitude menor ou igual a 200 m.
E aí, preparado para gabaritar sobre topografia no Enem?
Anotou os principais tópicos cobrados em topografia para arrasar no Enem? O segredo para dominar o conceito é compreender a aplicação de curvas de nível e os conceitos de topometria, topologia e taqueometria e revisar bastante, combinado?!
Sabia que o Enem também é uma das maneiras de ingresso nas faculdades parceiras do Vestibulares? Estamos com inscrições abertas: veja mais informações!